O Anticristo: Nietzsche

imagem.dll
O Anticristo - F. Nietzsche

Ontem terminei mais uma de minhas leituras de férias, essa foi a vez de ler O Anticristo do filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, como é um livro relativamente pequeno foi uma leitura rápida. Nietzsche é um dos meus filósofos favoritos e essa foi uma leitura preparatória para o livro que estou lendo atualmente e que em breve terá seu espaço aqui.

No texto Nietzsche destila todo seu ódio sobre o cristianismo, com uma liguagem complexa que exige muita atenção, ele condena abertamente todos os ramos do cristianismo, em especial o cristianismo protestante. Tomado por um ódio declarado ele critica muitos filósofos contemporâneos e anteriores a ele, entre os criticados vemos: Kant, Spinoza, Lutero, Wagner, Socrátes entre outros. Deixa transparecer sua admiração pelo filósofo russo Dostoiévski, porém não deixa de lamentar o fato desse ser um cristão fervoroso, ele vê como uma mente desperdiçada.

O Anticristo é um livro feito pra iguais, e não para qualquer um, muito menos cristãos, pois em inúmeras frases ele usa o pronome “nós”, e usa termos como “espíritos livres”, “os primeiros” ou “superhomens”. Relata de forma explícita todo seu desprezo pelos padres, intitulando-os de “a pior raça de víboras”, e mostra porque o cristianismo é motivo da “decadência da humanidade”.

Recomendo o livro a apenas àqueles que conseguem ler críticas diretas e destrutivas com uma mente aberta. Confesso que rir muito lendo alguns capítulos, mas o livro apesar de críticas exageradas carrega uma boa dose de conhecimento e verdade.

Anúncios

11 comentários

  1. Bom, ainda não concluí um livro Niethaiajsajsioa(isso mesmo). Ainda não posso emitir um juízo sobre ele porque mal consegui terminar Humano, Demasiado Humano. Pelo que li, ele é o cara que parou na adolescência. O primeiro emo da humanidade.

    Curtir

    • Cássia, ele era apenas um filósofo além do seu tempo… Humano, Demasiado Humano é mais um dos que eu irei ler… incluse o seu exemplar neh, vc tem contribuido muito com minhas leituras…

      Obrigado, Abraço…

      Curtir

  2. Adorei o seu blog. Vou postar no meu e serei sua seguidora. Adorei as dicas e especialmente o quao bem voce escreve. Tem tanta gente que escreve mal no Brasil. Se entender ingles, da uma xeretada no meu blog tambem.
    aneagerwriter.blogspot.com

    Curtir

    • Obrigado Claudia, eu tbm já colokei seu blog nos meus links… obrigado por gostar dos textos e das dicas…

      Abraço

      Curtir

    • Hilton em breve estará aqui, ele é um livro bem rápido de ler, e só tem um que vou ler antes dele…

      quero ver seu comentário, quando ele pintar por aqui…

      abraço

      Curtir

  3. Já li algumas obras deste autor, ate tenho uma ediçaõ do “O Anticristo” porem ainda não o li. Nietzsche é daqueles autores que pra entendê-lo é preciso ler praticamente tudo dele!! – Marcio Osbourne/Jlle-SC

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s