Humilhados, ofendidos e detalhados

Humilhados e Ofendidos - Fiódor Dostoiévski

Muitos livros conseguem mexer com nossas emoções. Isso equivale ao livro “Humilhados e Ofendidos”, do escritor russo Fiódor Mikhailovich Dostoéevski, que terminei de ler hoje. O livro foi escrito nos anos de 1860 e 1861 e foi publicado em folhetim pela revista “O Tempo” entre Janeiro e Julho de 1861. O escritor é famoso por seus livros conhecidíssimos como “Crime e Castigo” e “Os Irmãos Karamazov” (que em breve terão espaço por aqui) entre outros.

Decepções amorosas, morte, miséria, pobreza, abandono, briga por poder, são algumas das situações pelas quais passam os personagens desse excelente romance. Dostoiévski retrata a realidade de pessoas humildes e de classes altas, contrapondo-as, criticando assim a hipocrisia e falta de humanidade de algumas pessoas. Para isso ele cria personagens fortes e com profundidade psicológica.

Usando de uma descrição, que muitos diriam ser excessiva, ele nos leva ao mais íntimo de seus personagens, fazendo com que nos identifiquemos e tomemos partido de muitos deles. Personagens como Natacha, Ivan e Aliocha que vivem um triângulo amoroso mal sucedido, ou ainda Nelly (para mim a mais marcante) a criança mártir, ficam impregnados por muito tempo na mente após a leitura.

A história é narrada por Ivan Petrovitch, que é um escritor ascendente, e que desempenha papéis bem mais importantes do que apenas narrar os fatos. O título da obra faz jus a sua essência, nos levando a um mar de emoções que chegam muitas vezes a nos afetar.
Recomendo a obra a todos que admiram um romance bem escrito, que nos leva a refletir e participar da história. A leitura de Dostoiévski prenderá sua alma até o limite, garanto!

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s