Contos Eróticos, de Dalton Trevisan

Contos Eróticos – Dalton Trevisan

Atendendo a mais uma indicação, anteontem terminei a leitura do livro “Contos Eróticos” do escritor brasileiro, curitibano Dalton Jérson Trevisan. O autor é bem conhecido por seus contos, e suas obras frequentemente são cobradas em vestibulares. Este livro contém 16 contos extraídos de outras obras do autor.

Dalton intercala suas obras, criando um estilo próprio, mas que as vezes torna-se repetitivo. A obra é repleta de metáforas e referências a Cântico dos Cânticos, livro bíblico escrito por Salomão. Outra coisa que chama atenção nos contos são as expressões e personagens que se repetem, você verá muitas vezes coisas do tipo “Boquinha de 10 anos”, “Broinha de fubá mimoso”, “dente de ouro”, “arara bêbada” entre outros. E ainda verá que há personagens que protagonizam várias histórias, como por exemplo João, Maria, Pedro, O Doutor e Dinorá.

Nos contos ele usa uma linguagem que varia entre rebuscada e regional, com palavras chulas e por que não dizer engraçadas. Creio que muitos se decepcionem com o livro por ele não alcançar o objetivo dos leitores que o buscam, porém o livro tem um grande valor literário. Contos como “A Noite da Paixão” (meu favorito), “Esse Mundo Engraçado” ou “Meu Querido Assassino”, prendem o leitor pelos diálogos, que de longe são as melhores partes dos contos.

Os contos do livro podem ser lidos de forma individual, porém o leitor notará que os contos, escolhidos pelo próprio autor para esse volume, têm uma pequena ligação entre si. Extraídos de obras como “O Vampiro de Curitiba”, “Novelas Nada Exemplares” ou “Chorinho Brejeiro”, o que confirma o fato que ele repete os personagens não apenas nos contos de um livro, mas em todos os seus livros de contos.

Recomendo a obra aos fãs do autor e àqueles que gostam de contos engraçados, e com uma leve pitada de erotismo.

2 comentários

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s