A Menina que Roubava Livros

imagem.dll
A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Finalmente terminei a leitura do livro “A Menina que Roubava Livros” do escritor australiano Markus Zusak, autor de outro, também sucesso: “Eu Sou o Mensageiro”. “A Menina que Roubava Livros” tornou-se conhecido mundialmente, principalmente no Brasil. A história narra a vida de uma menina orfã, Liesel Meminger, que vive com os pais adotivos na Alemanha Nazista.

Zusak acerta em originalidade colocando a Morte como sendo a narradora da história. No decorrer dos fatos vemos Liesel encotrá-se com ela três vezes e sai viva de todas as situações. Outra coisa que impressiona são os personagens, Rudy Steiner (Melhor amigo de Liesel), Hans e Rosa Hubermann (seus pais adotivos), Max Vandenburg (o judeu) entre muitos outros não menos marcantes.

A obra tem uma estrutura excêntrica, dividida em 10 partes (com excessão do prólogo e epílogo) que corresponde a cada um dos livros fruto dos roubos de Liesel. Repleto de metáforas, eufemismos, personificações entre muitas outras figuras de linguagem, o texto torna-se, de início, muito cansativo, mas vai melhorando mais ao final. Zusak “dá um tiro na mosca” usando como tema de fundo a 2ª Guerra Mundial, e outro por abordar um pouco da vida do Führer (Adolf Hitler), usando-o até como personagem.

É fácil entender porque o livro cativa tantas pessoas. Com uma história triste que geralmente agrada, o livro proporciona uma experiência ímpar. E mesmo com as inumeras expressões em alemão (geralmente traduzidas à primeira aparição pelo próprio texto) o livro não deixa de ser facilmente entendido. Recomendo a todos que gostam de leituras novas e diferentes.

Anúncios

3 comentários

    • Tipo Cássia, precisa do Spoiller??? rsrsrsrs…

      se bem que o livro é cheio de Spoiller pelo próprio autor, não existe surpresas no livro, pois o autor diz antes tudo que vai acontecer no final… rsrsrsrs

      Abraços…

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s