Coração Bazar (Fragmentos)

Coração Bazar - Regina Duarte
Coração Bazar - Regina Duarte

Entre os vários artistas que participaram do FestLuso desse ano, tivemos a presença da superconhecida atriz global Regina Duarte, que no dia 29 de agosto às 20:30 hrs nos trouxe um fragmento de seu espetáculo intitulado “Coração Bazar”, a apreciação estava prevista para ter 30 minutos de duração mas a declamação poética da atriz não chegou a ultrapassar 20 minutos.

Em “Coração Bazar”, Regina Duarte propõe “abrir o coração” e “abrir-se de coração”. A intenção é fazer da maturidade um ato de reflexão, de doação. Fazer de um ato teatral uma celebração para a vida. Traduzir em sons, gestos, emoções e sensações o ato privilegiado do ator, que é a metamorfose, o multiplicar-se em personagens para tentar compreender os mistérios do viver e do amar. O espetáculo é uma coletânea de Poesia e Prosa, com pesquisa de Ceise Mendes.

É necessário colocar que Regina em nenhum momento consegue executar a proposta da peça descrista no parágrafo anterior. O que se pode notar é a referência e homenagem ao poeta Fernando Pessoa, mas em contrapartida tivemos uma declamação curta e mal interpretada com direito a esquecimento de falas, o que foi um negativo pra ator e expectador. Ao final tivemos um depreciamento dos fãs de teatro, e uma supervalorização dos fãs da atriz simplesmente por sua presença, que não podemos negar é agradável pela simpatia e simplicidade.

Essa demonstração mal sucedida desperta-nos uma curiosidade de como é o funcionamento e o desenrolar do espetáculo completo. Por tratar-se de um monólogo declamativo, pode a princípio parecer enfadonho, mas para os amantes de poesia pode ser um prato cheio, outra é que em teatro cada apresentação é diferente da outra, mesmo que a peça seja a mesma, tudo depende do lugar, do ator, do público, enfim vai depender de todos os fatores que influenciam este mundo mágico da teatralidade.

Coração Bazar

Coração Bazar

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s