Quadribol Através dos Séculos

Quadribol Através dos Séculos - J. K. Rowling
Quadribol Através dos Séculos - J. K. Rowling

Quando um(a) autor(a) consegue muito sucesso através de uma obra, conseqüentemente suas obras mais fracas acabam se tornando conhecidas também, e há ainda os casos de daqueles que adquirem tanto sucesso que qualquer edição que venha em seu nome torna-se Best-seller. Esse é o caso de J. K. Rowling criadora da série Harry Potter. Não posso exagerar dizendo que seus outros livros tenham se tornado Best-sellers, mas acabaram tornando-se muito conhecidos, pelo menos entre os fãs da série, é o caso desse livro, “Quadribol Através dos Séculos”.

Quadribol é um jogo para bruxos, que faz analogia ao futebol, só que esse é jogado no ar, com os jogadores montados em vassouras. O time é formado por sete pessoas (goleiro, batedores, artilheiros e apanhador) que jogam com quatro bolas (balaços, Goles e Pomo de Ouro), num campo com três aros em cada extremidade, onde se faz os gols.

O livro, lançado seguindo o mesmo esquema de Os Contos de Beedle, O Bardo, como que editado para os bruxos, narra a história desse esporte tradicional no mundo potteriano. Rowling usou como pseudônimo o nome do personagem da série que é o autor do livro na história de Harry Potter, Kennilworthy Whisp. Temos também os registros de empréstimo do livro na biblioteca de Hogwarts, recomendações da bibliotecária Irma Pince, críticas de bruxos famosos, o prefácio escritor por Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore e ilustrações feitas pela própria J. K. Rowling.

A estrutura do livro se assemelha muito a um livro infantil, com um texto simples demais, que chega a ser tosco. Apesar de ser muito curto “Quadribol Através dos Séculos” consegue cumprir o prometido, fazer uma viagem por toda a história do esporte, mas não apenas a história, no livro temos as regras, os elementos que o compõem, os principais times, entre outras informações que despertam a curiosidade de que já viu o título desse livro nas páginas de Harry Potter.

Abro um parêntese aqui para chamar atenção ao capítulo 08, chamado A disseminação do quadribol pelo mundo, onde a autora cita o Brasil como um dos países da América do Sul que praticam o quadribol, assim como Argentina e Peru, segundo ela o melhor desse continente.

Mais uma vez Rowling apadrinhou mais uma campanha humanitária, dessa vez uma parte das vendas desse título será revertida para o Comic Relief, que doará o dinheiro arrecadado a projetos de ajuda às populações mais pobres e vulneráveis, nos países mais carentes do mundo. Um livro que tem como objetivo ajudar pessoas necessitadas já merece crédito mesmo que não tenha sequer um ínfimo valor literário.

Autora:

J. K. Rowling

Quadribol:

Bolas de Quadribol

Anúncios

8 comentários

  1. Nossa que supresa maravilhosa! Entrar nesse excelente blog, onde até o nome é “cool” e ver uma crítica de um dos livros relacionados a minha série favorita “Harry Potter”. Eu quero muito ler os três livros derivados da série e infelizmente ainda não tive chance de ler nenhum. Lí a crítica e adorei! Sim, já esperava que a história pecasse no enredo, mas o fanatismo é maior!

    Parabens pela crítica,

    Gustavo (Guh)

    Curtir

    • Olá Guh… mais uma vez obrigado por seu belo comentário…
      Sim, apesar dos livros serem bem simples eles apadrinham uma boa causa, e isso já o suficiente para serem bons…
      Eu tive oportunidade de ler dois dos livros derivados, um é esse e o outro foi “Os Contos de Beedle, O Bardo” que vc pode ler meu comentário sobre ele nesse link: https://coolturalblog.wordpress.com/2009/07/10/os-contos-de-j-k-rowling-a-milionaria/

      Eu tbm li por causa do fanatismo, e por ter curiosidade, ao ver os personagens comentando sobre eles na história…

      Abraços

      Curtir

  2. Ao meu ver o fato de Rowling usar do sucesso de Harry Potter para “criar´´ diversos outros títulos derivados dele é totalmente válido!Ela enche o já muito cheio bolso dela de “galeões´´ e ainda por cima alimenta a fome dos fãs por novidades sobre o mundinho que eles ( e eu claro) tanto amam….O que me deixa (palavrão) da vida, é OUTROS (que nam são dignos de serem chamados de autores) usarem da criação dela para faturar, isso não aceito MESMO, a tanto para se criar ainda.. essas sanguessugas me enojam. um exemplo disso é um livro (que comprei incocentemente acreditando ser do tipo de “Quadribol através dos séculos´´, qndo tinha 14anos) é O Manual do Bruxo, um manual do mundo mágico de haary potter..Aff..

    Por fim, indico esse livro por ser ser feitos para fans, e por expandir o fabuloso mundo de harry Potter.

    Curtir

    • Realmente Yuri vc falou uma verdade, é algo tão fútil lucrar com as idéias do outros, quando as obras se tratam de uma análise sou totalmente a favor, mas se é algo sem muita serventia ai sim, é chato.
      Esse aí que vc falou ainda não li, mas quem sabe um dia ele não caia em minhas mãos…
      e mesmo que não seja algo bom…
      sinto uma pulsação quando um objeto com folhas de papel com capa e que entre na categoria de livro chega as minhas mãos…
      Acho que é o prazer de bibliófilo…

      Bom é isso, o outro derivado de Harry Potter, escrito por Rowling em breve estará por aqui…

      Curtir

  3. Além de tudo, a foto cachorro-vassoura está 10 !

    E parabéns pelo blog, que só posso visitar em ocasioes especiais, pois no trabalho é bloqueado pelos filtros de lá.

    Um abraço
    Tommy
    .

    Curtir

    • Pois é Tommy (@tommyberesford) a foto tá muito legal mesmo…

      Quanto as suas visitas, espero vê-lo mais vezes por aqui…
      rsrsrs…

      Antes minha facul bloqueava o acesso a blogs, mas hj nem tem mais, só alguns sites de relacionamento, com excessão do twitter e do livreiro… rsrs

      Abraços

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s