Paradise Now (Idem, 2005)

Paradise Now

As vezes não damos o verdadeiro valor a filmes pouco conhecidos e produções modestas. Para muitos um bom filme é aquele com excelentes atores, com grande investimento financeiro ou repleto de efeitos especiais, porém muitos filmes que possuíam todos esses requisitos chegaram ao fracasso, dando prejuízos aos produtores.

Com Paradise Now, filme criado e dirigido por Hany Abu-Assad, não é assim. Esse é um filme onde suas maiores apostas são os diálogos e um roteiro denso que em seus 88 minutos prendem a atenção de quem assiste sem precisar, para isso, de ação ou suspense. O filme tem um roteiro simples e ao mesmo tempo bem trabalhado, que poderia ser facilmente confundido com a vida real devido à forte verossimilhança.

Somos apresentados a dois palestinos, amigos de infância, Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashif), que são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Paradise Now acompanha as últimas horas desses dois amigos, quando são levados à fronteira com bombas presas ao corpo. Eles acabam se perdendo um do outro. Separados, eles têm de enfrentar seu destino e suas próprias convicções.

Esse filme contundente chega a ser polêmico por levar ao cinema uma realidade dificilmente vista nesse meio. Além de ganhar o globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e vários prêmios no Festival de Berlim, recebeu indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Durante o desenrolar do enredo somo incitados a pensar, junto com os personagens, sobre o sentido da vida, aquilo que acreditamos ou qual o propósito das coisas. Tudo isso agregado a temas como política, religião, família e amizade.

Algo a se notar é a forma como o autor mostra que cada um pode tomar seu rumo e criar seu próprio destino. Isso pode ser facilmente notado quando vemos pessoas, que foram criadas no mesmo ambiente, com as mesmas crenças e os mesmo hábitos, tomarem decisões diferentes em situações decisivas. Sem contar na forte emoção que este belo filme é capaz de passar.

Há muito tempo não via um filme que me surpreendesse tanto, a princípio o que pode parecer tedioso torna-se envolvente e chega a nos comover, fazendo nos pensar sobre como somos acomodados com a vida, e esperamos acontecer aquilo que está escrito, sendo que nós podemos mudar os fatos que ainda estão por acontecer.

Trailer:

9 comentários

  1. Nossa tenho adoração por histórias que envolvem destinos, guerras… Não deve ser surpresa que eu amo “O Caçador de Pipas” e o magnífico e imprevisível “A Cidade do Sol”. Essas duas obras, como esse filme, são emocionantes, envolventes e o destino dos personagens são alterados a cada passo. Ninguém controla seu destino.

    Alugarei o mais depressa possível!

    Curtir

    • Pois é Guh, a história desse filme é tão boa e original, que emociona mesmo.
      Em breve seus livros favoritos estão por aqui, eles já estão na lista da estante, esperando para serem lidos, pena que ainda tem alguns antes deles.

      Mas creio que não demore tanto…

      Abraços

      Curtir

  2. Nossa esperarei anciosamente. É realmente incrivel o livro. Tem vezes que eu queria ter amnésia temporária apenas para reler essa obra clássica e incrível sem saber a história completa… É perfeito!

    Curtir

    • Pois eh, sempre ouço falar muito bem dele, geralmente eu só vejo o filme depois de ler o livro, mas como eu não tinha conseguido o livro emprestado, e como não leio e-books, não resisti e assisti o filme primeiro, o filme é muito bom…

      mas tenho certeza que como sempre nem se compara ao livro…

      Abraços

      Curtir

  3. Esse filme é lindo. O melhor de tudo é que fala sobre o conflito entre israelenses e palestinos sem apontar qualquer dos lados como os bandidos ou mocinhos.

    Curtir

    • Exatamente Cássia… acho que são esses pequenos detalhes, que tornam o filme tão perfeito…
      recomendo 1000 vezes…

      ^^
      E claro foi indicação sua… e que me emprestou o dvd??? vc mesma, adoro vc amiga…

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s