O Clube do Filme

O Clube do Filme - David Gilmour
O Clube do Filme - David Gilmour

Sempre é bom buscar leituras variadas, gêneros diferentes, autores diferentes, sejam eles novatos ou clássicos. David Gilmour é canadense e autor do livro O Clube do Filme [The Film Club, 2007], que está a várias semanas na lista dos livros de não-ficção mais vendidos da Revista Veja. Além desse ao autor assina outros livros inéditos no Brasil, são eles Back on Tuesday, How Boys See Girls, An Affair with the Moon, Lost Between Houses e A Perfect Night to Go to China. Com o sucesso repentino de seu livro não demorará muito para que outros títulos do autor cheguem por aqui.

David Gilmour é crítico de cinema, e nesse livro ele relata a fase de sua vida em que teve de conviver com o desemprego e a falta de interesse de seu filho de 15 anos pelos estudos. Tendo que viver com o dinheiro contado, ele tenta encarar de uma nova forma essa fase complicada de sua vida. Ele dá a permissão para que o filho deixe de freqüentar a escola, com a condição de que assistam juntos a três filmes por semana, escolhidos pelo próprio David. Essa é a única educação que o garoto irá receber.

É nesse argumento que os fatos do livro se desenvolvem. Uma mistura de realidade com ficção complementativa, já que nem tudo pode ser relembrado de forma tão real, o livro aborda um período de quatro anos, que ilustram o gráfico de altos e baixos do relacionamento pai e filho, e o amadurecimento de um adolescente. Após alguns capítulos tem-se a impressão que as ações começam a ficar aceleradas e que o autor deseja concluir logo o livro, que já é curto. Porém isso pode ser visto não como ponto negativo, pois assim o livro não se torna algo enjoativo.

O Clube do Filme não é apenas uma aula sobre cinema, é também um alerta a evasão escolar, principalmente dos alunos de ensino médio, sem contar com o exemplo nada convencional de paternidade encarado por Gilmour. O livro é um prato cheio para os amantes de literatura e cinema, podendo agradar individualmente ou simultaneamente àqueles que gostam de um ou outro, e até ambos. No livro o autor comenta e discute o melhor e o pior do cinema: de A Doce Vida a Instinto Selvagem, de Os Reis do Iê, Iê, Iê a O Iluminado, de O Poderoso Chefão a Amores Expresos.

No fim temos um final inevitável, que pode até surpreender alguns, mas que está subtendido desde os primeiros capítulos. Um livro bom, enxuto e com uma história real diferente, que prende o leitor até a última página. É bom também para quem curte dicas de filmes. Recomendo.

Autor:

David Gilmour com seu filho, Jesse Gilmour
David Gilmour com seu filho, Jesse Gilmour
Anúncios

3 comentários

  1. O Clube do Livro é em meu ponto de vista um livro um pouco pretensioso e preconceituoso na maneira de tratar alguns assuntos. Pretensioso na medida em que ele externa alguns pontos de conflito e a todo o momento tenta achar alguma resposta para tudo, é rico em fazer conjecturas e preconceituoso ao falar de pessoas e lugares, deixando claro o desdém que ele tem com aquilo que conhece ou ignorância com aquilo que desconhece, como por exemplo, ao tratar sobre a América latina na página 94, quando o filho pergunta onde ficava a Flórida em relação onde eles estavam e ele explica: descendo em linha reta que passa pelos Estados unidos e fala de alguns estados Americanos, só que quando ele desce até cuba ele provavelmente desconhece os nomes até mesmo dos países latinos, e resume assim: Depois que você passar por Cuba vai descendo e passará por cidades e florestas , cidades e florestas e o ao final diz você chegará ao sul da Argentina, e termina quando o filho pergunta se lá é o fim do mundo, dizendo: Mais ou Menos.
    Bom, não vou falar mais sobre o livro, prefiro que tirem as próprias conclusões, e vejam se ele agiu como deveria agir ao tratar de determinados assuntos.

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s