O Misterioso Caso de Styles, de Agatha Christie

O Misterioso Caso de Styles - Agatha Christie

Há momentos em que é necessário confiar em si próprio.
Hastings

Ler Agatha Christie é se surpreender a cada final imprevisível e excitante. Agatha é autora de um total de 87 romances, 17 peças e outras histórias que assinava com seu pseudônimo Mary Westmacott, suas obras foram traduzidas para mais de 103 idiomas. Filha de um americano com uma inglesa, ela teve uma vida abastada, praticava piano e canto lírico na adolescência, mas não foi bem esse talento que a consagrou na literatura mundial. Tinha como passatempo a criação de histórias de crimes. Um dia Agatha aceitou o desafio da irmã, o de elaborar uma trama em que não fosse possível identificar o assassino até os últimos instantes da história. Desse desafio surgiu O Misterioso Caso de Styles [The Mysterious Affair at Styles, 1917].

Esse além de ser seu primeiro livro é também a estréia de seu mais famoso detetive, Hercule Poirot. Um belga pequeno e atarracado, com bigodes enormes, cabelos negros, um olhar minucioso, além de seu fino gosto por queijos, licores e perfumes. Poirot é inspirado num dos muitos refugiados políticos belgas que após a Primeira Guerra Mundial se instalaram na Inglaterra.

A Dama do Crime cria nesse romance uma trama em torno de uma casa, onde de início temos um assassinato e um gama de no mínimo oito suspeitos. Com sua habilidade de enganar já presente em seu primeiro livro, ela nos aponta os argumentos que incriminam cada suspeito, para depois justificar avidamente sua inocência, é com essa habilidade que Agatha consegue nos enganar e adiar até o fim o veredicto final e com isso a dita punição do réu. A história é narrada por Hastings o amigo inseparável de Poirot, e esse é notavelmente um ponto muito positivo porque permite esconder inferências do mistério que uma narração de Poirot permitiria que o leitor desvendasse facilmente.

Algo notável nas obras de Agatha é seu gosto por mortes súbitas com o uso de venenos e/ou medicamentos, que dão um quê de mistério. A autora chegou a trabalhar na Cruz Vermelha e isso pode tê-la apresentado a esse mundo de armas silenciosas. Com O Misterioso Caso de Styles não foi diferente, porém seu livro escrito em 1917 chegou a ser recusado por seis firmas, só encontrando um editor para publicação em 1921, algo que não chegou a acontecer em seus trabalhos posteriores, como seu segundo livro O Inimigo Secreto. Para concluir sua obra literária Agatha retorna a casa de Styles em seu último romance intitulado Cai o Pano.

Autora:

Agatha Christie

7 comentários

    • Obrigado Tommy, acabei de visitar A Casa Torta, e o que vejo? a indicação desse humilde blog. Estou na minha empreitada de ler todos os livros da Agatha em ordem de escrita, meu próximo será O Assassinato no Campo de Golfe. Mas estou fazendo de forma intercalada com outros autores, pra não ficar uma coisa só no blog.

      Abraço.

      Curtir

  1. Aiiiiiii, adoro Agatha! Mas não li esse livro.
    Recentemente comprei três livros dela, mas ainda não chegaram. Mas estou quase surtando com essa espera.

    Um grande abraço.
    Mais sucesso no seu blog.

    Curtir

    • Mas não tem como não gostar ela é muito boa mesmo em construir histórias que prendem.
      Comprou livros dela? Bom… então vc é oficialmente mais um contribuidor para minha empreitada de leitura de todos os livros da Agatha… Quais são os títulos?

      Meu próximo dela vai ser “Assassinato no Campo de Golfe” e a Cássia (@CTamyris) vai me emprestar o exemplar dela.

      Obrigado pela visita!
      Abraços

      Curtir

  2. Eu só li esse livro depois de ter lido Cai o Pano. Foi horrível. Jamais façam isso. Porque em Cai o Pano há spoilers. O pior spoiler: revela quem é o assassino.

    Curtir

    • Oi amiga, sei como é isso de Spoiller, a senhora sabe do meu ódio mortal e particular por spoillers, então essa sua dica é de fundamental importância pra quem quer ler Agatha.

      Ah, o próximo dela que vou ler vai ser emprestado e adivinha por quem? A senhora! Vc é a pessoa que mais alimenta esse blog, sabia? rsrsrs

      Bjos

      Curtir

  3. Haha, falando em Spoiler meu primeiro livro a ler da Agatha foi nada mais, nada menos que Cai o Pano, simplismente o ultimo livro da saga de Poirot, pois é.. já comecei errando, eu deveria ter lido esse primeiro.. mas fazer o que né.

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s