Domingo Negro

Domingo Negro
Domingo Negro - Thomas Harris

Livros ficcionais sobre conspirações mirabolantes existem aos baldes, e surgem cada vez mais, atualmente é um dos temas que mais rendem volumes nas prateleiras, Dan Brown e seus genéricos estão aí para comprovar isso. Porém poucos autores têm a habilidade de transpor para a literatura situações e histórias que poderiam facilmente ser tidas como reais. Thomas Harris tem um gosto bem particular por esse tipo de história, embora seja visto como um autor confuso, cheio de divagações desnecessárias. Em seu livro de estréia, Domingo Negro [Black Sunday, 1975], ele já aborda um tema que devo dizer ser complexo de ser trabalhado, mas mesmo sendo seu primeiro livro não deixa nada a desejar.

O livro tem uma linguagem acessível. Apresenta também uma narrativa multifocal não linear, repleta de flashbacks e digressões. Torna-se enjoativo no início, mas vai melhorando a medida que se aproxima do final, e devo dizer, que o final imprevisível faz o livro detalhado demais valer a pena. A impressão que se têm durante a leitura é que a história seria bem melhor numa versão cinematográfica, e para os fãs desse tipo de filme saibam que o livro já foi adaptado pro cinema em 1977 pelo diretor John Frankenheimer. Thomas Harris é conhecido por seus outros livros que também já foram adaptados para o cinema, e devo dizer também que fazem mais sucesso assim.

É de sua autoria Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Hannibal – A Origem do Mal. Os filmes são bem famosos e chegaram a ganhar Oscar, sem contar com a eternização do personagem Hannibal, interpretado nos filmes por Anthony Hopkins.

Em Domingo Negro temos um grupo de terroristas árabes que se vêem diante da tarefa de por em execução um plano sinistro de um atentado aos Estados Unidos. O plano trata-se de explodir um dos maiores estádios de futebol americano durante um grande jogo. Para realizar esta louca tarefa está escalado Michael Lander, ex-piloto da Marinha americana e ex-prisioneiro de guerra, motivo que o saturou de revolta e de ódio. Para ajudá-lo nessa tarefa entra em cena a linda e esperta Dahlia Iyad (a maior vilã do livro, em minha opinião). Tudo planejado minuciosamente, tecnicamente perfeito e cheio de detalhes. Para tentar impedi-los está o Major David Kabakov, do Serviço Secreto de Israel, que sabe que os terroristas estão montando um golpe aos Estados Unidos, porém ainda não sabe qual.

O livro não é um exemplar fácil de encontrar, não se sabe por que não há relançamentos, podendo ser encontrados em sebos e livreiros. Esse romance de aventuras fascina pela sua verossimilhança. Copia uma triste realidade que foi confirmada muito tempo depois que o autor escreveu o livro, o único erro foi o alvo. Não há muita diferença entre os procedimentos encontrados nesse livro de ficção e um livro de não-ficção sobre o mesmo assunto, como por exemplo, Plano de Ataque do carioca Ivan Sant’Anna, onde o autor recria o atentando de 11 de Setembro aos Estados Unidos, reunindo todo o material encontrado sobre o assunto. Recomendo a leitura, embora saiba que nem todos irão gostar.

Autor:

Thomas Harris

2 comentários

  1. Por favor, por favor! Que estupendo!

    Já li os demais livros do mister Harris e só posso dizer que são muito bem feitos, como citado, de fácil leitura, no mínimo envolvente!

    Gostei demais da dica que irei passar adiante!

    Parabéns pelo Blog!

    Curtir

    • Olá Joe, seja bem-vindo…
      Eu comecei a gostar dele através dos filmes da quadrilogia Hannibal, ainda mais pela interpretação do Anthony Hopkins, ele me dá medo apenas com o olhar, mas eu o acho fantástico, ele reiventou o personagem, neh?
      Thomas Harris escreve boas histótias, verossímeis e fáceis de ler.

      Sobre Domingo Negro, estou querendo ver o filme, mais ainda não o encontrei, quando o ver resenharei aqui.

      Abraços, e obrigado pela visita.

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s