Esboço Para uma Teoria das Emoções

A filosofia é essência ou parte de todas as ciências humanas e sociais, ela se alia e complementa outras áreas. Muitos filósofos perceberam essa cumplicidade e discorreram sobre isso em suas obras, em outros é possível identificar esse fato através da leitura de seus escritos. Jean-Paul Sartre, o filósofo do existencialismo, em seu livro Esboço Para uma Teoria das Emoções (1939), fala sobre a psicologia, ressaltando suas teorias, evolução e influência filosófica.

A princípio Sartre faz uma análise das teorias clássicas, inferindo que todas são incompletas, mas complementativas umas das outras. Partindo da teoria fisiológica de James, passando pela teoria das condutas de Janet, depois pela teoria da emoção-forma funcional, até finalmente chegar à consciência. A consciência funcionando como auto-juízo é uma das formas de se estudar a psique humana, e de conhecer a si próprio.

Durante seu discurso Sartre nos instiga a refletir sobre o efeito e a causa das emoções nas mais diversas situação. Ela pode funcionar como agente causador de tragédias e vitórias, e também pode vir como manifestação resultante do agrado ou desagrado de determinadas situações. É questionada a exclusividade atribuída a certas emoções, como alegria e tristeza, onde se vê que nem toda alegria é sadia e que nem toda tristeza é portadora de algo ruim. Tristezas que vêm para bem, e alegria para o mau.

O Medo também é um ponto importante para se questionar a influência das emoções e sua ação sobre o fisiológico. Como por exemplo, a sensação de medo pode fazer com que uma pessoa chegue a molhar as calças. Além disso, a conduta de alguém pode ser avaliada de acordo com suas ações que surgem de suas intrínsecas emoções. E é nesse emaranhado psicológico que esse pequeno livro nos permite refletir e até mesmo inferir novas idéias analisando nossas próprias emoções a partir das afirmações de Sartre.

O autor, além de sua imensa contribuição filosófica, é responsável por estudos que permitiram aos seus sucessores uma nova visão de sociedade. È autor também de obras literárias cuja mais importante se intitula A Náusea. Talvez de seu romance com Simone de Behavoir tenha surgido esse importante interesse pela psicologia. Segundo o autor esse Esboço é destinado a futuros estudiosos da Psique humana, e sendo portando apenas um direcionamento do que poderia ser a semente para futuras monografias sobre emoções.

Autor:


Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s