A Sétima Torre Vol. 04: Acima do Véu

Pode-se dizer que a literatura infanto-juvenil é uma das que mais cresce ultimamente, é notável a crescente quantidade de livros para esse público que ocupam as prateleiras das livrarias. O australiano Garth Nix tem contribuído muito para a leitura desse público. Sua série mais notável, A Sétima Torre, é composta por seis livros sobre um mundo mágico onde seu protagonista, um menino chamado Tal, têm que lidar com as regras do seu povo e ainda assim enfrentar a corrupção e mistérios que assolam seu mundo.

Em Acima do Véu (Above The Veil, 2002), o quarto da série, Tal e sua companheira Milla percorrem o Castelo em buscas de respostas sobre os mistérios envolvendo os líderes das sete torres do castelo. Ajudados pelo tio-avô de Tal, Ebbit e pelo novo personagem, Corvo eles partem: Tal para uma das Torres e Milla para seu povo, os habitantes do gelo fora do castelo. Milla que entra em cena no segundo livro é agora posta sobre o impasse de ajudar Tal seu amigo ou ajudar seu povo, ela sai de cena para criar o chamariz do próximo volume: voltará como amiga ou inimiga?

Os livros de Garth Nix são simples e com uma linguagem bem acessível ao público que se destina. Os livros da série são contínuos e não apresenta desfecho em cada volume, apenas um impasse para que instigue o leitor a ler o próximo volume. Acima do Véu é precedido pelos volumes A Queda, O Castelo e Aenir, que nos apresentam ao fantástico mundo escuro onde vivem o povo do Castelo, com sua hierarquia de cores. Notam-se muitas influências nos livros, mas o autor mesmo assim consegue criar uma fantasia única que permite ao leitor viajar num mundo colorido a partir de sua descrição.

Para os fãs de literatura fantástica A Sétima Torre é um prato cheio. Pode ser considerado muito infantil, mas há muitas analogias e metáforas, que para os mais atentos servirá de reflexão sobre nosso próprio sistema social. Recomendo-o a crianças, jovens e adultos. Fantasiar é saudável, às vezes menos doloroso do que viver uma realidade triste demais e que a cada dia se torna mais triste, já alertava C.S. Lewis.


Anúncios

2 comentários

  1. Pulei a seu tópico acima de propósito, fiquei com medo só de ver o trailer!

    Agora, aqui sim está algo que eu procurava: uma nova série para ler! Sou fãnzão de livros que falam sobre a magia e seus mistérios!

    Valeu pela indicação!

    Abraços!

    Curtir

    • Olá Joe,
      Que bom que gosta de séries de fantasia! Eu também adoro, é um dos meus gêneros favoritos!
      Eu ganhei essa série de um amigo, mas infelizmente ainda não tenho os outros volumes!
      Mas eu espero que goste!
      Vale muito a pena!
      Abraços!

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s