Atividade Paranormal (Paranormal Activity, 2007)

Filmes de terror têm a fama de agradar a maior parte dos fãs de cinema, talvez por isso existam tantos filmes que tentam a todo custo causar uma sensação de aversão em quem assiste. Para tal feito é necessário que os filmes inovem, pois os cinéfilos acabam se saturando de elementos fílmicos que acabam virando clichês. Atividade Paranormal é um exemplo peculiar de tudo isso, um filme rodado com apenas $ 15 mil (bem menos que o recente nacional sobre o nosso presidente, Lula – O Filho do Brasil) conseguiu atingir uma das maiores bilheterias do gênero de todos os tempos.

Trata-se da estréia do israelense Oren Peli como diretor e roteirista. Rodado em 2007 o filme é baseado nas experiências pessoais do autor que passou a ouvir barulhos estranhos quando se mudou para uma casa nova. O visual nos remete à Bruxa de Blair, dos americanos Daniel Myrick e Eduardo Sánchez (esse nascido em Cuba). No elenco temos os também iniciantes, Micah Sloat e Katie Featherstone, que interpretam um casal homônimo que presenciam como sugere o título, atividades paranormais em sua casa. A jovem Katie sofre de uma perturbação, talvez demoníaca, que lhe persegue desde a infância. Para quem não suporta mais o clichê de casas mal-assombradas, pessoas mal-assombradas pode ser considerado inovação, não adianta fugir em um caso desses. As atividades são leves no início, mas Micah decide provar o poder da entidade, e assim chegamos ao clímax.

O filme possui um ar realista, e há vários fatores para isso, que vai desde os nomes dos atores serem os mesmos dos personagens, até o formato que tem como proposta um vídeo caseiro, filmado com uma câmera única e manipulada pelos próprios atores. Há também as legendas iniciais e finais que agradecem à polícia (fictícia) pelas imagens encontradas, isso gera a sensação de que tudo aconteceu de verdade, uma jogada certeira por parte de Peli.

Devo dizer também que o filme possui dois finais distintos, para quem baixou o filme pra ver em casa recomendo que vá ao cinema e veja o final melhorado, a versão do cinema é de longe muito melhor que a circulante nos sites de downloads. O filme pode até decepcionar, mas isso se deve ao alvoroço causado pelo público, alguns vão assisti-lo em buscar de cenas fortes do começo ao fim, mas não é bem isso o que vemos, e falando nesses termos o filme é até leve demais. O clímax maior está no final que faz que com que toda a inação do início tenha sentido.

Trailer:

4 comentários

    • Pois é Sera…

      que bom que gostou, pena que nem todos tem as mesma opiniao, mas por um lado é até bom pq gera discussão e deixa o filme na ativa entre as pessoas, neh?

      Nosso amigo abaixo não concorda muito com vc, neh? rsrs

      Abraços

      Curtir

  1. esperava mais dele.como foi dito no texto acima as pessoas forma mais por causa do alvoroço causado por outras pessoas

    Curtir

    • Primeiro comentário do Mr. Prince… [é uma honra]

      Pois é o que vc disse tbm é uma verdade, a sensação que tiva na sala de cinema é de que não tava vendo o filme que me indicaram.

      Mas como eu havia te dito, o que mais me impressionou foi a forma como o filme foi feito, e o orçamento então…

      Pelo recursos é que vi que o filme é bom, apesar de ser mais leve do que o que promete no trailer.

      Abraços

      Curtir

Deixe um Comentário