Os Homens que Encaravam Cabras

Alguns títulos têm o poder de atração tão forte que dificilmente resistimos a eles. E um exemplo bem nítido é este Os Homens que Encaravam Cabras (The Men Who Stare at Goats, 2004) de Jon Ronson. O livro se tornou um Best-seller do autor, por abordar de forma bem cômica o fato de integrantes de alta patente dos EUA acreditarem em paranormalidades.

O autor já é um premiado documentarista e isso contribuiu bastante para a eficiência de sua pesquisa. Além de estudos referenciais, ele buscou um contato direto com o que estava acontecendo e buscou informações  com os envolvidos, até o momento de editar o livro. Foram viagens, leituras, entrevistas, e eis o que ele descobriu.

No ano de 1979, foi criado uma unidade, que se dizia secreta, pelas mentes mais brilhantes do exército americano. Era intitulado o “Primeiro Batalhão da Terra” e eles acreditavam que, atingindo um determinado nível de concentração, poderiam adquirir superpoderes, que seriam: atravessar paredes, levitação, visão remota, controle de mente e o mais emocionante de todos, matar cabras com o olhar. Para aprofundar esse tópico que dá nome ao livro, Jon procurou todos os envolvidos, mesmo com a hostilidade de alguns ele conseguiu desvendar o desenrolar dessa história. Segundo sua pesquisa o exército mantinha uma unidade que abrigava uma centena de cabras com as cordas vocais removidas. Este era o Laboratório de Cabras, e foi onde o experimento começou. Eles achavam ainda que poderiam aperfeiçoar isso e usar como tática de guerra.

O livro inteiro é um nonsense da vida real, que mesmo sendo difícil de aceitar não se trata de ficção. No Brasil o livro foi lançado neste mês pela Editora Record, que se antecipou ao lançamento do filme adaptado e homônimo, dirigido por Grant Heslov e estrelado por George Clooney. Se na literatura Os Homens que Encaravam Cabras entra no gênero de documentário, no cinema ele se insere no único gênero em que poderia está, comédia.

Jon Ronson é bastante profundo em toda sua pesquisa, apesar da ironia, que dá esse ar cômico. Além das entrevistas e recriação dos fatos, ele os associa e os conecta, permitindo-nos ver de um panorama mais alto tudo que aconteceu e que segundo o livro ainda acontece. É tudo um misto de coisas bizarras difíceis de acreditar e que ainda envolve polêmicas como a CIA, o MK-ULTRA e até o fato do uso de animais, que além das cabras alguns hamsters também são encarados.

A leitura é fácil, divertida, curiosa e agradável. Recomendo aos fãs do gênero, aos amantes de paranormalidades e principalmente àqueles que queiram dar boas risadas.

Visite a página do livro no site da editora: AQUI.

Autor:


Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s