Opúsculo – a paródia

A saga Crepúsculo já conquistou uma grande legião de fãs por todo o mundo. É comum séries como essa, que faz muito sucesso entre os jovens, originarem outras obras, seja complementativa ou não.Crepúsculo (tanto os livros como os filmes) já ganhou vários outros livros, desde almanaque de curiosidades até registro de making of. Dessa vez o que chegou ao mercado editorial foi o Opúsculo – a paródia (Nightlight: a parody, 2009), que surgiu na revista americana The Harvard Lampoon.

Nessa versão da série vampiresca teen, temos Belle Goose, uma garota pálida, desajeitada, sem noção e obcecada por vampiros. Ao se mudar para a pequena cidade onde seu pai mora, Switchblade, ela conhece Edwart Mullen. Ele é um garoto incomum, misterioso e nerd, viciado em jogos. Ela assume um papel como uma “caça-fantasmas”, pois quer a todo custo viver experiências paranormais, principalmente com vampiros. Belle fica cada vez mais obcecada por Edwart depois que ele a salva, misteriosamente, de uma bola de neve. Ela passa a crê que ele é um vampiro, e a partir de então faz de tudo para que ele a morda.

Opúsculo é um livro curto, mas que satiriza todos os livros e filmes da série de Stephenie Meyer. Os personagens são totalmente o oposto daqueles já bem conhecidos, Bella Swan e Edward Cullen, mas não são menos característicos. Belle e Edwart são como caricaturas dos personagens de Meyer. Ela com uma infantilidade bem acentuada e ele com seu “corretismo” exagerado. Há cenas hilárias e bizarras que farão qualquer um sorrir. Àqueles com o senso de humor muito refinado, devo dizer que o livro tem sua estética humorística semelhante aos filmes satíricos como Todo Mundo em Pânico.

A revista The Harvard Lampoon surgiu em 1876, escrita por sete estudantes. Seguindo os mesmos moldes da revista de humor britânica, Punch, e acabou surpreendendo o campus de Harvard já no seu primeiro volume. De lá para cá, a revista ganhou uma fama notória e ano passado lançou essa paródia muito engraçada.

Por aqui a paródia foi lançada em livro pela editora Novo Século, numa edição que já chama a atenção pela capa. É um ótimo livro, porém algumas de suas piadas exigem certo conhecimento teórico tanto da sega Crepúsculo como de conhecimentos gerais, um exemplo é a cena que Belle desdenha de sua aula de inglês bem básica onde são explanadas as visões de Derrida, Foucault, Freud e outros.

Quem já leu pelo menos o primeiro volume da saga Crepúsculo vai dar boas risadas com este livro. E para os que não leram as histórias de Stephenie Meyer, talvez até ria muito com algumas cenas, que são engraçadas por si só, mas irão entender poucas ironias e críticas da série satirizada. Recomendo.

Adquira o livro diretamente no site da editora: AQUI.

Leia minha resenha para Crepúsculo: AQUI; e Lua Nova: AQUI.

Anúncios

6 comentários

    • Olá Maryanna!
      Tudo bom?
      Muito obrigado pela visita!

      Bom… a Paródia foi criada ano passado (2009) no auge do sucesso da saga Crepúsculo!

      Mas o livro só chegou ao Brasil esse ano pela editora Novo Século!

      É muito engraçado, creio que você vai gostar!

      Abraços

      Curtir

  1. [Texto removido pelo moderador]

    só exsite uma pessoa q pode escrever crepusculo e ñ e você

    [Texto removido pelo moderador]

    Curtir

    • Olá Lener,

      Não sei se você notou, mas trata-se de uma paródia, e não de alguém tentando reescrever crepúsculo.

      Gostaria de pedir que tenha mais cuidado ao comentar em blogs, pois tive que remover mais da metade do seu comentário por você ter usado palavras do mais baixo calão! Tenha um pouco mais de ética no que você escreve!

      Obrigado!

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s