A Fome de Íbus – Livro do Dentes-de-Sabre

A literatura fantástica está presente e consolidada no universo literário como um gênero que como o próprio nome diz é fantástico e encanta muita gente. Apesar de ter sido amplificado através das obras de autores como J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis, há também muitos outros que se destacaram posteriormente, inclusive brasileiros. E entre estes destaco Albarus Andreos, que 1993 começou a escrever uma saga fantástica, prevista para quatro volumes, intitulada A Fome de Íbus. Este é o primeiro livro da tetralogia, chamado Livro do Dentes-de-Sabre. Aos desacreditados que acham que a fantasia nacional não tem qualidade, esta é uma prova de que suas idéias são errôneas.

Nosso protagonista é um bárbaro habitante do Norte chamado Karizem, ele é um aventureiro que depois de anos longe de casa volta à sua cidade, Ith, e descobre que sua missão ainda não terminou, ou na verdade ainda nem começou. O destino o coloca de novo a percorrer o mundo em busca daquele que roubou seu coração e o substituiu por um de pedra. Novamente deixa sua família para trás e com isso seu cargo como sucessor de seu pai na liderança do Clã do Cavalo Fantasma de Bittur. Durante o percurso pelas longínquas terras do Meio Continente rumo ao Sul e em busca do terrível dragão, Karizem o guerreiro portador da Morte Mística encontra em seu caminho a comitiva que o auxiliará nessa empreitada.

Compondo os personagens desta primeira parte da saga temos Haskor, um jovem bárbaro do Clã do Urso; Tellor, o misterioso mago necromante; Dorfhull, o robusto anão e Gelfor, o belo elfo, como sempre não simpatizante dessas criaturas pequenas, e vice-versa. Há ainda o misterioso e não menos maligno, Golfhary. O primeiro volume conta as campanhas por onde Karizem encontrou cada um dos seus companheiros, e vai até o momento em que pode se dizer que seja o inicio do conflito que irá gerar o tão esperado clímax da saga. Até agora Karizem mostra-se um guerreiro experinete e capaz. Em seu interior pulsa o espírito do Tigre Dentes-de-Sabre que o fortalece e o torna imbatível na hora da batalha.

A linguagem do autor é característica das obras mais clássicas desse gênero, que irá agradar aos fãs mais fervorosos dessas narrativas tão empolgantes que muitas vezes são vivenciadas pelos amantes do RPG. O autor não deixa devendo em nenhum aspecto em relação a composição da trama e na forma como é contada. Não há uma grande batalha nesse volume por ser apenas o início de algo maior, mas em todos os momentos a ação está presente, e nosso protagonista faz bem o seu papel de um herói com caráter.

Há muitas referências à obra tolkeniana, mas isso é apenas pelo fato de Tolkien ter eternizado esse tipo de personagem e narrativa, ele foi apenas o precursor do que viria a se consolidar como um dos gêneros mais queridos entre os jovens. Albarus Andreos usa bem a fórmula de Tolkien para criar sua própria história, com características próprias e originais. Os mitos nórdicos e célticos são revisitados e muitos de seus seres mitológicos são emprestados para compor este excelente livro.

Albarus já publicou também contos premiados, entre eles A Menina Elfa que compunha a antologia Anno Domini, Manuscritos Medievais, que logo esgotou sua primeira edição. Livro do Dentes-de-Sabre (Giz Editorial, 336 págs) foi publicado originalmente em 2007 pela editora norte-americana Lulu.com, que conta com um trabalho belíssimo de capa feito pelo próprio autor e com mapas ilustrando a viagem do guerreiro do Norte.

Este é um prato cheio para aqueles que gostam de literatura fantástica e se deixam levar, pelas palavras do autor, em uma viagem cheia de aventuras por terras desconhecidas e perigosas magias.

Albarus Andreos é parceriro do Cooltural, fale com o autor:
Skoob
BlogTwitter

2 comentários

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s