Dia Nacional do Livro

Olá queridos leitores. Hoje, 29 de Outubro de 2010, é uma data especial para nós amantes de livros. E o Cooltural (através da minha pessoa) como um adorador desse objeto símbolo do conhecimento da nossa civilização, não podia de deixar de homenageá-lo. Eis que venho demonstrar minha felicidade pela data. Para quem não sabe o dia escolhido vem do fato de ter sido nessa mesma data a fundação da Biblioteca Nacional. Desde a primeira Bíblia impressa por Gutenberg (e até mesmo bem antes disso) o livro tomou espaço entre as paixões do seres humanos, pelo menos entre os mais eruditos na época. Antes mesmo da primeira impressão, o objeto livro como portador do conhecimento através da linguagem já era o objeto de adoração e preservação.

Os documentos antigos, os incunábulos (livros impressos desde a invenção da tipografia até o último dia de 1500) e os livros atuais como os conhecemos e amamos tornaram-se fonte de um amor maior, o fruto de um desejo intenso, a bibliofilia. Quem não gostaria de ter a coleção de raridades do maior bibliófilo brasileiro José Mindlin? Certo de que hoje em dia os gostos foram de diversificando e há aqueles que gostam de ler somente determinados gêneros e esqueceram-se um pouco dos clássicos. Mas é nesses que está a fonte de tudo o que temos hoje como objeto de devoção.

O livro mais do que um objeto qualquer assume um papel quase humanizado, com sentimentos, que nos passa sentimentos, emoções e até uma cumplicidade enorme. É neste pequeno objeto que se centra a maior parte da abordagem deste humilde blog, que ainda se arrisca a falar de outras coisas também.

O que quero aqui é levar o leitor a ler. Não importa o livro, o autor ou o gênero, pois como disse antes isso é relativo de cada um. Se prefere os clássicos se direcione a eles, se prefere quadrinhos vá a fonte, se prefere os chik-lit ou qualquer outro gênero mais moderno é só buscar por ele. Porque afinal o Cooltural se propõe a falar de tudo e todos. É preciso antes de tudo incentivar a leitura pelo fato de que nosso país ter um baixo índice de leitura, embora nos últimos dez anos tenha aumentado 150% (de 1,8 para 4,7 livros ao ano). Ainda estamos muito longe de alguns países desenvolvidos.

Hoje em comemoração a essa data várias cidades desenvolvem projetos relacionados ao livro, e sua disseminação entre as pessoas. Fique atento e se agregue ao projeto mais perto de você. Se não pode participar de nenhum crie o seu próprio. Quer data melhor pra presentear com livros? Ou ainda desenterrar aquele livro antigo da gaveta para ler, reler ou doar pra alguém que ainda não leu.

Peço também que usufruam cada vez mais do blog, tanto para verem dicas quanto para dá-las também. Isso pode ser feito através de comentários ou pelo contato de e-mail. Quer ver um livro ser resenhado aqui? Então dê sua sugestão!

Feliz dia do livro a todos!!!


Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s