Clube de Leitura: O Alienista

 

Hoje finalmente aconteceu nosso primeiro encontro do Clube de Leitura. Como eu já havia explicado o funcionamento do clube em um post passado (AQUI) me prenderei apenas em contar o que aconteceu nessa edição. Tínhamos programado para às 15 horas e desde já agradeço a todos pela pontualidade. Fizemos uma breve apresentação. Eu como mediador fiz uma apresentação do clube e do tema dessa edição, no caso o livro O Alienista. Depois executamos o audiolivro (em 7 minutos) encenado por alunos de comunicação da UESPI. Partimos então para discussão!

O encontro contou com a presença de 12 pessoas, que é exatamente o número que esperávamos, já que é uma quantidade que propicia uma discussão interessante, sem falta nem excesso de falas. Discutiu-se a obra, o autor, a estética do autor, a trama, os personagens, os temas ironizados por Machado de Assis e ainda saímos um pouco da discussão para discutir outros assuntos puxados pelos anteriores. A discussão veio acompanhada pelo lanche. Entre os convidados havia uma diversificação de áreas, jornalista, contabilista, nutricionista, estudantes de filosofia, letras, artes, nutrição, história, psicologia e ensino médio. O que todos têm em comum é o amor pela leitura.

E ao final cada um indicou um livro para que fosse sorteado como tema do nosso próximo encontro. O livro sorteado foi a indicação de Júnior Farias: Àgua Viva de Clarice Lispector, sendo ele portanto o próximo mediador. Em seguida sorteamos os livros cedidos como cortesias pelas editoras parceiras e distribui alguns marcadores de páginas (coisa que também adoramos).

Os ganhadores foram:
José Mailson > O Dom do Crime – Marco Lucchesi (Editora Record)
Pedro Andreoli > O Dom do Crime – Marco Lucchesi (Editora Record)
Cássia Tamyres > O Alienista – Machado de Assis (Editora Ática)
Camila > O Alienista Caçador de Mutantes – Machado de Assis & Natália Klein (Editora Lua de Papel)

O próximo encontro será no segundo domingo de março pelo fato de que no primeiro será carnaval. Acontecerá na casa de Camila, que gentilmente nos ofereceu seu espaço para que pudéssemos nos encontrar novamente, explicarei mais detalhes em um próximo post! Obrigado a todos que vieram e/ou apoiaram o encontro! Até o próximo!

Confira fotos do encontro:

15 comentários

  1. Não posso negar que a reunião foi bem produtiva.
    Definitivamente superou minhas expectativas. Isso me mostrou que literatura pode sim ser gostoso, desde que não seja algo forçado e de que se tenha boa companhia!

    Com certeza estarei nos próximos!

    Abraços!

    Curtir

    • Maílson, eu que devo agradecer sua presença (fundamental).
      Fico feliz que tenha gostado da reunião e que queira está nos próximos encontros. Sem contar que você foi um dos sortudos da vez.
      Espero que quando ler comente a resenha!

      Abraços!

      Curtir

  2. Ai… Aqui do Rio de Janeiro, morrendo de invejinha de vocês! Amei o post, quero ver mais fotos!!!! Muito sucesso no clube!!!! Quero cobertura completa dos próximos ‘=)))

    beijocas
    Anne

    Curtir

    • Olá Anne querida!

      Fico tão feliz com seu primeiro comentário aqui no blog!
      Pode deixar que eu registrarei todos os encontros! ;D

      Em breve estarei no seu blog também, estou animado com a ideia!

      Beijos!

      Curtir

    • Pois é Pedro,
      Espero que não caia no mesmo erro novamente e se programe bem para o Clube, certo?

      Esperamos você nos próximos encontros!
      Abraços!

      Curtir

  3. Adoray a tarde. A diversidade de pessoas enriqueceu bastante a discussão. Só faltou, como a gente comentou lá, um psicólogo. xDDDD

    Curtir

    • Cássia essa salada de áreas é muito interessante não apenas para alimentar a discussão, mas também para trocarmos experiências como aconteceu nesse encontro.
      Cada um analisar a obra do ponto de vista em que atua é muito gostoso e satisfatório.

      Espero ter você sempre presente nos encontros!
      Beijos

      Curtir

  4. Nem deu pra ver o livro que eu tava segurando na segunda foto… snif, snif. rs
    Era Hannibal =D

    Foi ótimo o encontro. Já estou imaginando aqui como serão as discussões sobre o próximo livro.
    Sucesso ao clube! 😀

    Curtir

    • Pois é Camila, lembro que foi uma briga para tirar foto com o livro do Hannibal, hahahaha…

      Eu também estou super ansioso. Quero agradecer por ceder sua casa para sediar nosso próximo encontro, já vou avisando que acho que teremos mais convidados!

      Abraços!

      Curtir

  5. Ademar e demais participantes. De longe (muito longe) de vcs, acompanhei através do meu amigo boa parte do desenrolaro do planejamento do Clube até o desfecho, manifestado nessa reunião que, pelas fotos e comentários, foi animadíssima e produtiva. fezlizes vcs que puderam compartilhar não só do estudo e da análise de uma obra prima da nossa literatura, mas também da companhia de amigos que têm o mesmo ideal: conhecer mais e ler mais ainda.
    Meus parabéns a todos. Ao Ademar, que me surpreende a cada dia com seu esforço e sua luta, e de quem sou fã confesso, e aos seus amigos que demnostram uma comunhão muito legal.
    Torço por vcs e acompanharei as reuniões através deste blog.

    Curtir

  6. Só tenho a agradecer o convite e dizer que sem dúvida foi uma tarde maravilhosa!!!! Hoje durante todo o dia comentei com várias pessoas sobre o prazer que foi participar deste encontro!!!!! A diversidade de áreas discutindo literatura superou as expectativas e… o bolo estava deliciosooooo!!!!! ;D
    Torço para que o clube tenha vida infinita!!!
    Já estou contando os dias para o próximo encontro!!!!!

    Curtir

  7. Ainda não tive o prazer de ler o blog inteiro, mas não posso deixar de elogiar a iniciativa sobre o Clube de Leitura. Idéia fantástica que espero poder ingressar em algum momento. Parabéns a todos, em especial ao Ademar pela grande maestria com a escrita.

    Curtir

  8. Pelo visto o debate foi bem produtivo… Deu-me até remorso por não ter ido, mas espero ir a outros debates que virão.

    Curtir

    • Júnior, sim, o debate foi por demais produtivo. Devo ratificar que sua presença seria algo maravilhoso para enriquecer ainda mais nossa discussão.

      Espero que possa está presente em alguma de nossas futuras reuniões!

      Forte abraço!

      Curtir

Deixe um Comentário