Poker Face: A Ascensão de Lady Gaga

Modinha ou a maior estrela do pop de todos os tempos? Essa pergunta talvez seja a mais pertinente quando o assunto é Lady Gaga. Como alguém, que praticamente surgiu do nada conseguiu tanto sucesso em tão pouco tempo? Será que ela “nasceu” da noite pro dia? Para muitos o sucesso do Gaga é ainda uma incógnita. Nessa biografia escrita por Maureen Callahan temos algumas dessas respostas, embora há que se pensar que muito do que está escrito nesse livro seja opinião da autora. Poker Face: A Ascensão de Lady Gaga (Poker Face: The Rise and Rise of Lady Gaga, 2010) nos mostra a vida da cantora por um ângulo pouco observado.

De início somos apresentados a tal Stefani Joanne Angelina Germanotta, que hoje em dia atende pelo nome artístico mais popular até então Lady Gaga. No texto de Maureen vemos o início da carreira da cantora, como ela tentou a todo custo – e conseguiu – ficar famosa. Desde as estratégias, artimanhas, trapaças, mentiras e tudo o mais, tudo em busca do sucesso e reconhecimento mundial. Apesar de qualquer crítica pejorativa, Gaga é o exemplo supremo se perseverança e autoconfiança. O lugar que ocupa nas paradas musicais pode ser surpresa pra muita gente menos para ela mesma, que muito antes de lançar seu primeiro single já sabia onde chegaria – e não pára.

Os primeiros capítulos do texto são meio ásperos em relação as atitudes de Lady Gaga, e sobre seu início de carreira. Talvez a autora não seja uma fã fervorosa de Gaga, talvez não seja nem apreciadora, mas isso ajuda a manter o texto mais coerente, sem bajulações ou coisa do tipo. Há momentos em que pensamos que o livro foi feito apenas para denegrir a própria Gaga, mas logo isso é deixado de lado, quando a autora começa a avaliar que Gaga, apesar de todas as influências e imitações – e aqui entra Madonna e quase todos da cultura pop – é ainda uma das cantoras que mais tem uma personalidade artística, e cacife para isso.

Desde que surgiu de vez em 2008, Gaga tem juntado uma legião de fãs, principalmente entre o público gay, que por sinal foi apadrinhado por ela, mesmo que essa atitude tenha sido uma garantia de público fiel. Gaga é de longe a melhor artista pop, desde que ela constrói uma carreira calculista. Ela coordena tudo que diz respeito ao seu trabalho e é isso que garante que tudo funcione. Obviamente ela não consegue fazer nada sozinha, mas é sua última palavra que determina o que vai entrar em cena ou não.

Maureen aborda todo o percurso de Gaga até a metade do ano passado, onde a cantora ainda colhia os frutos do seu álbum The Fame Monster, que na verdade é um relançamento do primeiro The Fame. Em 2011 Gaga promete lançar seu terceiro álbum Born This Way, cujo primeiro single decepcionou tanto fãs quanto os críticos de música pop. Porém Lady Gaga sabe bem reverter esse tipo de situação que ameaça sua carreira, e isso é nítido durante a leitura desse livro. Aqui passamos a ter raiva e admiração por Gaga. Ao mesmo tempo que ela só pensa em si mesma, ela nos dá uma lição de que devemos lutar pelo que acreditamos. Os que são contra ou a favor que se manifestem, ainda que essas discussões não irão mudar o fato de que ela conseguiu bem o que queria.

Poker Face: A Ascensão de Lady Gaga (Larousse, 240 pág.) não é a primeira biografia de Lady Gaga a ser lançada aqui no Brasil, já é bem a quarta. A autora reúne comentários com muitos conhecidos de Gaga, seja amigos ou profissionais que já trabalharam com a cantora, vemos até frases ditas por Gaga. O título chega a ser a até uma ironia pesada com a própria Gaga, e isso pode ser notado pela leitura que deixa claro que o título reflete as atitudes da cantora para conseguir a tão sonhada fama. Porém Gaga é um produto midiático, que no fim das contas soube se expandir para a música, moda, política, TV e o que mais possa ser feito com sua imagem, pois é isso que ela é, não apenas um personagem ou uma persona, mas sim e tão somente uma imagem. Porém uma imagem que com certeza irá perdurar.

Lady Gaga

 

6 comentários

  1. Bem Ademar, como você sabe, eu sou fã de Lady Gaga, e vou tentar ao máximo não me deixar levar pelo fanatismo no comentário sobre seu texto.
    Achei sua resenha muito boa, porém não concordei com a parte que você fala que o single “Born This Way” decepcionou os fãs, pode sim ter sido uma decepção para a crítica. Até porque andei acompanhando os comentários de muitos fãs sobre a música e a maioria gostou.
    Mas enfim, você é um blogueiro nato, e sabe muito bem aquilo que escreve aqui.

    Um forte abraço.

    Curtir

  2. bom nunca, fui fã demais, mas eu gosto dela. mas acho que ela se tornou muito bizarra… mas é errado dizer que essa mulher não é inteligente… pq ela é e muito!

    Curtir

  3. eu sou fanatica por ela, e achei essa biografia muito boa, não importa se diz o que ela tanto fez pra conseguir fama e sucesso, isso mostra que ela é objetiva, inteligente, talentosa e perseverante que é o que eu mas admiro nela.

    Curtir

  4. Ainda esta noite de madrugada o teu amor dara conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 hs da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma…. LEIA SOZINHA porque no passado eu tbém não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas pra ela tbem funcionou! AGORA VEREMOS… Para você mesmo diga o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesma (Venha cá Anjo de luz eu te invoco para que desenterre (f) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje,apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (f) venha para mim (f), afaste todos àqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele não pense mais nas outras… mas somente em mim. Que ele me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém… Publique este simpatia por três vezes …

    Curtir

  5. Em um mundo POP decadente, onde MTV teve de virar canal de Reality Shows pseudo-pornograficos, onde as rádios tocam sempre a mesma batida ela surgiu… Eu acredito que a Lady Gaga tenha começado a se destacar ja no começo pelo quesito mais simples e ao mesmo tempo o mais complicado de se realizar: a Inovação. Ok, ela não e a primeira a ser assim, tão bizarra e imprevisível, mas foi a primeira a canalizar isso para o até então declinado mundo POP adicionando ainda sua personalidade fashion. Axo que mais do que uma excelente artista, Gaga é, primeiramente, uma mestre da divulgação e da visão comercial… É essa habilidade de enxergar sempre á frente que fez toda a diferença em sua carreira… Afinal, não é disso que todos os projetos bem sucedidos se baseiam?

    Mais uma vez Ademar, parabens pela crítica e pelo blog!

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s