Kafka e a Marca do Corvo, de Jeanette Rozsas

Kafka e a Marca do Corvo

Franz Kafka é sem sombras de dúvidas um dos melhores escritores de língua alemã que conheço, se não o melhor. Com uma obra vasta, se levarmos em conta o pouco tempo que viveu, esse autor tcheco conseguiu deixar sua marca na literatura mundial, ainda que sua fama tenha sido póstuma, não permitindo ao autor desfrutar do seu sucesso. Fama essa que Kafka sequer sonhava ou ansiava para si. Cheio de uma extrema introversão, intrigava a todos, e seus livros são a perfeita expressão dessa excentricidade. Kafka e a Marca do Corvo é nada mais que um presente da autora Jeanette Rozsas àqueles que gostam de um bom romance biográfico e ao mesmo tempo desejam conhecer mais desse autor que se faz obrigatório.

Marcado por símbolos obscuros, o autor, cujo nome em tcheco significa corvo, escreveu obras densas, num sufoco angustiante e claustrofóbico, como se as palavras fosse última maneira para respirar. Escrever talvez não chegasse a funcionar como um balão de oxigênio, mas era uma perfeita válvula de escape para amenizar as pressões, traumas e conflitos psicológicos que travava diariamente em seu interior. Dessa mente oprimida, mas ainda assim genial, surgiram clássicos indispensáveis a qualquer amante de boa literatura, e é possível citar A Metamorfose, O Processo, Carta ao Pai e Um Artista da Fome, entre tantas outras.

Foi através de intensa pesquisa e leitura de suas obras, que Jeanette Rozsas construiu esse romance biográfico kafkiano. A obra não é acadêmica, muito menos técnica para estudiosos do autor, afinal é um romance, que além de informar entretém. Jeanette reescreve a história de Kafka, usando como base diários, cartas e as próprias obras do autor. O resultado é um livro muito bem feito, gostoso de ler e que não foge de fato do que aconteceu. Para maior fidelidade a autora resolveu se utilizar dos próprios escritos de Kafka [e sobre ele] para compor as falas do romance.

Poder conversar regularmente com Jeanette me fez ver que ela é como uma caixinha de pandora, quando se trata de escrever livros. Depois que li seu As Sete Sombras do Gato, lançado pela editora Idea, cheguei a pensar que não seria surpreendido novamente por ela, ledo engano, e Kafka e a Marca do Corvo é prova disso. Parece que a autora tomou gosto pelos romances biográficos – e quem fica feliz somos nós amantes da boa literatura –, pois no momento a autora está em processo de produção de um novo romance do gênero, dessa vez sobre outro autor obscuro e igualmente venerado.

Kafka carregava a marca do corvo, era alvo de um pai opressor e foi vítima de uma doença que já foi considerada uma peste, o que culminou em sua morte aos 40 anos, e ironicamente tudo isso pode ser traduzido do seu próprio nome. Ele vivia em Praga, e que cidade mais apropriada para quem já vivia uma vida de agouro? Foi por tantos fatos curiosos e pela importância do autor para a literatura, que Jeanette resolveu nos apresentar de forma tão gostosa, intensa e emocionante esse autor. Para isso ela não reproduziu apenas em palavras esses fatos, mas o livro é também um álbum fotográfico da vida do autor, o trabalho editorial é igualmente impecável. Leitura indispensável sobre autor também indispensável. Super recomendo!

Postagens relacionadas:

– Resenha: Carta ao Pai, de Franz Kafka
– Resenha: As Sete Sombras do Gato, de Jeanette Rozsas

Ficha Técnica

Kafka e a Marca do CorvoTítulo: Kafka e a Marca do Corvo
Autor(a): Jeanette Rozsas
Editora: Geração Editorial
Edição: 2011 (3ª)
Ano da obra / Copyright: 1976
Páginas: 184
Sinopse: Biografia romanceada de Kafka, onde a autora pesquisou durante anos, para se certificar de que a fidelidade histórica não sofresse o menor arranhão. E, numa parceria equilibradíssima, aliado ao cuidado da pesquisadora sempre esteve presente o talento da prosadora. A obra de Kafka — sua linguagem protocolar, os contos fantásticos e os romances claustrofóbicos, as cartas e os diários angustiados — marcou profundamente muitas gerações de escritores. Somente uma escritora muito apaixonada por essa obra poderia realizar este cativante romance biográfico. Jeanette Rozsas é essa escritora.

Onde comprar:
Submarino | Saraiva | Cultura

11 comentários

    • Jr Farias,
      Eu me apaixonei por Kafka desde que li seu Carta ao Pai, em 2009. Acho que por que me identifiquei com muita coisa da vida dele!
      Desde então tudo que é relacionado a ele me interessa bastante, quero resenhar muito em breve A Metamorfose!
      Pode deixar que empresto sim!
      Obrigado pelo comentário!

      Curtir

  1. Toda vez que vejo o nome Kafka me vem a mente a obra “Carta ao Pai”. Talvez porque meu caro amigo Ademar fala muito dessa obra, que eu estou há tempos louco pra ler.
    Achei muito interessante o fato do nome dele ser ligado a um ser tão obscuro, que é o corvo.
    Muito curioso…
    Ao que me parece, a obra Kafkiana é marcada por uma introspecção e intimismo muito grande, o que desperta muito meu interesse pela sua obra.

    Curtir

  2. Gostei demais dessa resenha do livro da Jeanette. Interessante uma brasileira escrever uma biografia de um autor tão comentado e analisado como Kafka. Tive oportunidade de poder ver Jeanette quando esteve este ano na FLIPOÇOS, mas por um dessas acasos não pude ir. Queria perguntar a ela os motivos que a levaram a escrever uma biografia desse escritor.
    A resenha é excelente e traz a marca registrada do seu autor, o jornalista Ademar Júnior, dedicado e estudioso, sempre perfeccionista e criterioso em tudo o que faz. Por isso, justamente, faz bem e agrada aos seus leitores.
    Parabéns, meu amigo. Seu blog tem se tornado essencial para nós, leitores.

    Curtir

  3. Cá está uma pessoa que já leu muita coisa, e no fundo não leu nada. Não tive ainda o prazer de ler ainda um trabalho desse autor, mas é claro que dele já ouvi falar.

    Mas antes de ouvir falar do autor, enfrentei certa vez no final do (redundância?) Final Fantasy VI, RPG do Super Nintendo, o primeiro Kafka que conheci e seu nome era linkado a um personagem extremamente malévolo e sórdido. Será que existe alguma ligação?

    Está na agenda como lição de casa conhecer alguma obra do autor.

    Abraços!

    Curtir

  4. Nossa, preciso dizer que fiquei mesmo “precisada” deste livro! Tenho bastante interesse em Kafka, porém só li inteiramente uma obra dele (A Metamorfose); no mais, li apenas alguns trechos aqui e ali. Gostaria e tenho curiosidade de conhecer mais da obra dele, principalmente pelo aspecto psicológico, característica que me atrai muito.

    Bjs,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    Curtir

    • Aline, o livro é maravilho, eu tenho certeza que você vai gostar muito!
      O Kafka é para mim um dos autores que mas me desperta curiosidade, ele tem uma áurea meio sombria e ao mesmo tempo suave!
      Gosto do que ele me passa, sem contar que me identifico muuuuito com a vida dele!
      E é por isso que livros assim, sobre ele, me encantam extremamente!
      Beijos

      Curtir

  5. Já havia me esbarrado com “Kafka e a Marca do Corvo” algumas vezes, mas nunca tive um grande interesse por ele. Depois de ler sua resenha, percebo o quanto a leitura deve ser preciosa, pois Kafka sem dúvida é um dos maiores escritores que a leiteratura já teve. Sem contar que sou fascinado por romances biográficos, e este livro parece ser um bom exemplo do estilo. Obrigado pela dica, não vejo a hora de ler.

    Curtir

  6. Acabei de ler “Kafka e a Marca do Corvo”, e simplesmente adorei.
    Um livro excelente, sem sombra de dúvidas.
    E, com certeza, precisamos estudá-lo mais a fundo.

    Curtir

    • Oi Adriana,
      Que bom que gostou do livro. Eu também adorei. O livro nos deixa com sede de buscar mais sobre Kafka.
      A autora está preparando outro romance biográfico que sai em breve, fique atenta.
      Abraços

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s