Na Estante #03

Eis me aqui novamente com essa série de posts semanais. Com o intuito de mostrar todos os livros que fazem parte da minha estante e ainda fazer registro das minhas próximas leituras. Trago dessa vez alguns livros que chegaram recentemente e outros não tão recentes assim. Alguns eu já li e outros estão na lista (imensa) de livros pra ler. Estou providenciando um lugar aconchegante para todos eles, já que minha pequena estante não comporta mais nenhum. Estou tendo que colocá-los em lugares separados, que para mim não é legal, já que é ruim pra pesquisar e fácil perder o controle, apesar do cadastro no Libra (software que uso para cadastrá-los), que já está um pouco atrasado. Bom, vamos aos sete (padronizado) da vez.

01. Kafka e a Marca do Corvo

Depois que li As Sete Sombras do Gato (e resenhei AQUI), passei a ter uma forte amizade com a autora Jeanette Rozsas, que gostando da minha resenha me presenteou com esse outro livro maravilhoso. Desde que li Carta ao Pai (também resenhado AQUI) me apaixonei por Kafka, e este Kafka e a Marca do Corvo, publicado pela Geração Editorial, foi o texto mais gostoso que já li sobre esse autor tcheco. Leia minha resenha AQUI! (184 págs.)

02. O Meu Pé de Laranja Lima

Quando eu era adolescente todo mundo na minha casa já havia lido O Meu Pé de Laranja Lima, isso por que essa história de José Mauro de Vasconcelos já rendeu 03 telenovelas, 01 filme e 02 quadrinhos orientais. Eu fui adiando a leitura até que não resisti mais, e li no ano passado (e até resenhei AQUI). O livro é publicado pela editora Melhoramentos e conta a história super triste do menino Zezé, que não deixa de ser um pouco do autor. Será o livro-tema do nosso próximo clube de leitura! (192 págs.)

03. Questões do Coração

Confesso que quando vi a capa e o título desse livro não me animei muito pra ler, me pareceu um tipo de romance autoajuda com uma história de superação. Porém depois dele ter entrado para a lista dos mais vendidos (assim como vários outros livros da editora Novo Conceito) em várias revistas fiquei curioso para saber de fato do que se trata. Não conheço nada de Emily Giffin, mas acho que Questões do Coração é o melhor para começar. Quando eu terminar de ler (já que é enorme) posto a resenha aqui! (440 págs.)

04. Tanta Vida 

Não conheço quase nada de literatura espanhola, ou pelo menos não li muita coisa. Tanta Vida de Alejandro Palomas publicado pela editora Record me parece um romance bem intrigante e bem escrito. O autor trata no livro do universo feminino e de sua força, que é inegável. As personagens de Alejandro são comparadas às mulheres de Almodovar e o livro será  adaptado para o cinema por Ángeles González Sinde, dois bons motivos para ler. Resenha em breve. (252 págs.)

05. Poker Face – A Ascensão de Lady Gaga 

Lady Gaga tem sido uma das artistas musicais mais notórias nos últimos dois anos. Sua fama é o resultado de uma luta insistente por um espaço na mídia, que hoje já está consolidado. Tentando abordar as partes mais importantes dessa trajetória é que a jornalista Maureen Callahan escreveu essa biografia Poker Face – A Ascensão de Lady Gaga publicada pela editora Larousse. Já li o livro (a resenha está AQUI) e digo que é bem legal para conhecer a vida da cantora sem puxação de saco nem críticas depreciativas. (240 págs.)

06. Wikileaks – A Guerra de Julian Assange contra os Segredos de Estado

Acredito que existam trocentos livros sobre esse caso, mas WikiLeaks – A Guerra de Julian Assange contra os Segredos de Estado é o primeiro a que tenho acesso. Com autoria de David Leigh e Luke Harding e publicação da editora Verus o livro mostra os bastidores e as provas do maior vazamento de documentos secretos da história. Não é o tipo de livro que a agrada a todos, por ter um caráter jornalístico, mas é uma boa forma de conhecer mais sobre o assunto. Não é uma das minhas próximas leituras, mas um dia a resenha dele pinta por aqui. (336 págs.)

07. O Alienista Caçador de Mutantes

O Alienista Caçador de Mutantes (resenhado AQUI) faz parte da coleção Clássicos Fantásticos publicada pela editora Lua de Papel. Esta é uma adaptação feita por Natália Klein do livro O Alienista (também resenhado AQUI) de Machado de Assis. O livro é muito comédia, quase besteirol, mas bem divertido. Li na ocasião do clube de leitura de fevereiro, cujo tema era essa novela machadiana. Vale a pena rir um pouco com essa nova onda de adaptações. (128 págs.)

10 comentários

  1. Já que o da Lady GaGa não conta com puxa saquismo, fiquei com vontade de ler. O do wikileaks parece ser bem legal, vou aguardar resenha!

    Curtir

    • Oi Fulvyo,
      A autora da biografia da GaGa, tenta ser imparcial, fazendo tanto críticas como elogios, o que dá a entender que ela não é nem contra nem a favor do sucesso da cantora!
      O WikiLeaks não me agradou de cara, mas acho que é um bom livro para quem curte romances policiais como eu!
      Abraços!

      Curtir

  2. Adoro o machado e já li esse livro, concordo sobre que ele é meio besterol…mas o machado é assim mesmo, nos deixando sempre uma dúvida sobre histórias! você como sempre Ademar com suas maravilhosa palavras sobre os livros! abraço!

    Curtir

    • Carlos,
      Quando falei em besteirol estava me referindo à adaptação da Natália Klein, a obra do Machado eu acho excelente, se bem que sou suspeito pra falar dele, eu o adoro!
      Obrigado pelo comentário!
      Abraços

      Curtir

  3. Muito boa a estante desta semana. Fiquei interessado no livro do autor espanhol (Tanta Vida), pois é uma literatura que vem se firmando, vide Carlos Ruiz Zafón (A Sombra do Vento, O Jogo do Anjo) e Ildefonso Falcones (A Catedral do Mar). José Mauro de Vasconcelos é um clássico nacional e merece mesmo ser lido, principalmente esse livro, que é o seu bestseller.
    Parabéns!

    Curtir

    • Sérgio,
      Pois é, eu também fiquei muito curioso para ler Tanta Vida. Ainda não li nada do Zafón nem do Falcones, mas suas indicações estão anotadas.
      Fico feliz que tenha gostado das indicações.
      Obrigado!

      Curtir

  4. Gostaria de ler QUESTÕES DO CORAÇÃO, pelo que vc falou. nunca ouvi nada sobre ele nem sobre a autora, mas realmente, a capa chama a atenção. Já li o Pé de Laranja, mas num achei lá essas coisas não, rsrs. abraço

    Curtir

    • Dayvid,
      Quando eu ler o Questões do Coração e postar a resenha, te aviso.
      O Meu Pé de Laranja Lima é um livro que eu gosto muito, embora meu amigos quase nenhum tenham gostado!
      Abraços

      Curtir

  5. Kafka e a Marca do Corvo

    Tanta Vida

    Mais dois títulos na minha lista de leitura! Não pare com as novidades amigo Ademar, o cooltural é um dos melhores blogs literários da rede!

    Um abração do Pitz.

    Curtir

    • Allan,
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Desses eu só li Kafka e a Marca do Corvo e digo que é muito bom mesmo!
      E eu fico muito feliz que ache isso do meu blog, hehehehe 😀
      Abraço!

      Curtir

Deixe um Comentário