Quando Ela se Foi, de Harlan Coben

Nossa lógica nunca é linear. O raciocínio avança, recua, bate nas paredes, faz curvas fechadas e se perde em desvios. Qualquer coisa pode ser um elemento catalisador – e geralmente é algo que à primeira vista não tem nada a ver com o assunto em questão, algo que lança nosso pensamento para uma direção inesperada e fatalmente resulta em uma solução que a lógica linear jamais teria suposto.
Harlan Coben, Quando Ela se Foi, pág. 205

Quando Ela se Foi é um daqueles livros ao qual você se prende freneticamente da primeira à última página. Embora eu nunca tenha lido nada do autor anteriormente, digo que me surpreendi com a forma narrativa que o americano Harlan Coben usa para contar suas histórias. Outros títulos do autor, publicados aqui pelas editoras Arqueiro e Arx, deixam qualquer um no mínimo curioso, diga se por Não Conte a Ninguém, Desaparecido para Sempre ou Cilada. De todos, este ao qual me refiro é o que ao meu ver menos chama atenção, porém nem o título nem a sinopse gigantesca (típica da editora) são capazes de resumir ou aguçar tudo que o livro provoca durante a leitura.

Quem já leu algo do autor deve conhecer bem o protagonista Myron Bolitar, porém o personagem merece certo destaque. Myron é de longe um dos personagens de romances policiais mais divertidos que já vi. Suas cortadas bem humoradas são um dos melhores atrativos do livro e do próprio personagem. Ainda com todo esse bom humor o livro não perde a pose de romance de mistério e é capaz de fisgar o leitor para uma leitura ininterrupta do início ao fim.

Myron já protagonizou outros livros de Coben, que em breve devem ser lançados por aqui, como promete a editora Arqueiro. Dessa vez o ex-atleta, Myron, entra na missão de ajudar uma amante que está em Paris investigando a morte do ex-marido e acaba descobrindo que o caso possui proporções internacionais e de caráter terrorista. Terese tem uma ligação forte com o caso e pede a ajuda de Myron, que retribui a ajuda recebida em outra aventura vivida por ambos 10 anos antes. Além do casal entram também em cena os amigos de Myron, que sempre o auxiliam, e entre eles estão Esperanza, Big Cindy e Win, que é de longe o melhor personagem do livro e não é difícil entender por que. Ele é a solução para qualquer falha na trama.

É nítida a influência de seriados com CSI nos romances policiais contemporâneos. A narrativa eletrizante e toda a trama investigativa, de construção meticulosa é o que mais impressiona e encanta nesse tipo de livro. Ao contrário da fantasia que recria nossa realidade, o romance policial usa do verossímil e crível para mostrar possibilidades. Tudo muito bem construído e ao mesmo tempo frágil, repleto de reviravoltas que de uma página para outra modificam tudo que se tinha como verdade até então. E Harlan Coben me parece um mestre nessa arte.

Quando Ela se Foi, assim como Olhos de Falcão da irlandesa Alex Barclay (que já foi entrevistada pelo blog AQUI), é um ótimo exemplo de que o romance policial, apesar de um pouco diferente das origens é ainda uns dos gêneros que mais agradam. Esse é o tipo de livro que seria um crime soltar qualquer tipo de spoiler, portanto deixo com vocês, leitores, a tarefa de sentirem por si só a adrenalina do mestre das noites em claro, como Harlan é conhecido.

Título / Título original: Quando Ela se Foi / Long Lost
Autor(a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Tradução: Marcelo Mendes
Edição: 2011 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2009
Páginas: 256

Onde comprar:
Submarino | Saraiva | Cultura

16 comentários

  1. Esse título, assim como dito na resenha, nunca me interessou também. Mas Não Conte a Ninguém já me interessou sim, e muito, uma pena que ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dele.
    Se ele tiver metade da competência exposta no texto, já estará na minha lista de próximas aquisições e leituras pendentes.

    Belíssima resenha, Ademar!

    Abração!

    Curtir

    • Mailson,
      Eu acredito que você vá gostar sim dos livros do Harlan, eis aí uma dica para suas compras compulsivas no Submarino!
      Cilada acho que é um título desse autor que você poderá gostar!
      Quando ler algo dele me avisa!
      Abraços!

      Curtir

    • Cássia,
      Eu também via muita gente falando do Harlan e por isso tinha curiosidade de ler algum livro dele!
      Quanto à sua pergunta, eu acho que não tem nem como comparar. A Agatha é simplesmente divina, e o Harlan escreve um policial um pouco diferente, faz mais essa linha CSI. Não é aquele suspense pra saber quem é o assassino, mas sim o suspense pra ver se o bandido será preso e/ou vingado!
      Beijos.

      Curtir

    • Tanner,
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado!
      Depois desse estou muito curioso para ler outros livros do autor, e Não Conte a Ninguém é um dos que quero ler o quanto antes.
      Quando você ler passa aqui pra comentar de novo!
      Confesso que estou ansioso para ler seu livro [5inco Sentidos] também!
      Abraços!

      Curtir

  2. A resenha induz totalmente a pessoa a ler. hehe Romance policial realmente me chama muita atenção e com esse livro não foi diferente. Parabéns Ademar, muito bom.

    Curtir

    • Matheus,
      Fico feliz que eu tenha despertado sua curiosidade para ler o livro!
      Eu também tenho uma queda por romances policiais, é um dos meus três gêneros favoritos (assim como fantasia e ficção-científica).
      Obrigado pelo comentário!
      Abraços

      Curtir

  3. Mais uma excelente resenha, Ademar. Eu não sei se o livro se torna atraente por si mesmo ou pela sua resenha, sempre bem feita e abrangente. Não li nada e desconheço esse autor, por isso me alegro em ler a apresentação que você faz do livro, pois assim ele se torna mais uma opção de leitura.
    A literatura policial é vasta e, além dos clássicos, existe também os autores menos conhecidos. Muitas vezes esquecemos de desvendar os novos nomes dessa área e ficamos somente naqueles já solidificados em nosso hábito de ler.
    Parabéns, seu blog sempre ótimo e vc sempre perfeito.

    Curtir

    • Pois é, Sérgio
      O Harlan é até bem conhecido, mas eu particularmente comecei a ouvir falar dele ano passado, quando a Sextante [atual Arqueiro] começou a publicar alguns livros dele!
      Via resenha resenhas elogiando e fiquei muito curioso.
      Espero que você leia algum dele em breve, se acontecer volta aqui e comenta de novo o que achou!
      Abraço!

      Curtir

    • Oi Álvaro,
      Fico feliz que eu tenha conseguido despertar o seu interesse, se você gostar de livros com muita adrenalina esse é uma boa pedida. Tenho certeza que você vai gostar!
      Muito obrigado pelo comentário!
      Abraços!

      Curtir

Deixe um Comentário

