Vampire Kisses: Beijos de Vampiro, de Ellen Schreiber

Em meio a todo o movimento vampiresco que ascendeu nos últimos 3 anos, surgiram inúmeras séries de livros sobre o tema, com seus mais diversos produtos derivados. Umas excelentes e outras nem tanto, embora eu creia que todas sejam dignas de nota, seja para elogios, críticas ou mera emissão de opiniões. Em 2009 chega às livrarias o primeiro volume da série Vampire Kisses, intitulado Beijos de Vampiro (The Beginning), escrita por Ellen Schreiber.

Além da série em livros, há também a versão em mangá. Embora os livros tenham sido lançados ano passado aqui no Brasil pela editora iD (um selo da editora Moderna), os mangás já havia sidos lançados primeiramente pela editora NewPOP. Então a série é mais popular pelo público dos tão famosos quadrinhos japoneses. Esse fato culminou em uma pequena falha da editora iD, que acabou não se atentando e lançando o livro com traduções de termos que já haviam sido absorvidos pelos fãs, entre eles o título da série, que nesse primeiro volume aparece como título único e traduzido; e também alguns nomes e termos como nome da cidade Dullsvile, que virou Tediolândia. Logicamente tudo isso foi corrigido no segundo volume, mas aí já havia se perdido parte da padronização.

Em se tratando do enredo, não há nada muito complexo. Raven é uma garota que se diz gótica, embora ela não se encaixe tanto no que se conhece como gótico. O fato é que Raven é apaixonada pelo sobrenatural, principalmente vampiros. Ela acredita piamente que eles existem. E quando chega uma família estranha e sombria na pequena cidade tediosa, Raven se põe a descobrir a identidade deles, em especial do adolescente da família com quem ela passa a flertar, e inevitavelmente se apaixona.

Todos na cidade começam a suspeitar que esses novos moradores sejam vampiros. E a garota gótica ver nisso uma esperança para o fim da solidão que a assola, pelo fato de não ter muitos amigos. Todos têm certa aversão pela excentricidade da garota, a começar por seu visual meu dark. Nesse ínterim, e sem muitas pretensões por parte da autora, a narrativa se desenvolve e algumas pequenas reviravoltas acontecem e acabam prendendo o leitor.

O livro é muito divertido, já que Raven é um pouco atrapalhada. Não há muitos aprofundamentos nos personagens e a narrativa é um pouco corrida. Mas não vejo isso como ponto negativo, já que a série é longa e assim não se torna cansativa. A série de livros já conta com oito volumes publicados lá fora, tendo só dois publicados aqui no Brasil. A série de mangá a princípio eram apenas 03 volumes chamados Vampire Kisses: Laços de Sangue (Blood Relatives), mas no próximo mês será lançada uma nova série em mangá intitulada Graveyard Games. Ellen Schreiber mora nos EUA e está escrevendo outras séries de livros, que devem pintar por aqui em breve, por conta disso, ela já tem uma leva de fãs cativos que a acompanham sempre. Vale a pena conferir.

OBS: Em breve escreverei uma matéria comparativa entre a série de livros e os mangás, a ser publicada na Revista Neo Tokyo, fiquem atentos.

Título / Título original: Beijos de Vampiro / Vampire Kisses: The Beginning
Autor(a): Ellen Schreiber
Editora: iD
Tradução: Kátia Hanna
Edição: 2010 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2009
Páginas: 240

Onde comprar:
Submarino | Saraiva | Cultura

Anúncios

8 comentários

  1. Não sou muito fã de vampiros não (excluso Diários dos Vampiros), mas a forma como você nos apresenta eles, Ademar, faz com que num crie ao menos uma curiosidade remota, que pode ser o começo de tudo. Assim como foi com Diários do Vampiro, onde seu objetivo era introduzir a literatura fantástica na minha vida e conseguiu!

    Essas dicas são sempre valiosas!

    Abraçõ!!

    Curtir

  2. Sou apaixonado por vampiros, necessito ler esse livro. A sinopse é bem interessante, pena que já existem tantos volumes…

    Curtir

  3. Por sua causa eu vou comprar esse livro eu estava em duvida em aeguir ou não essa saga e que a serie tem muitas criticas então não tem jeito nos que não lemos os livros nos influenciamos pelos comentarios eu eu vou ler 1 por causa do site que me inspirou e segundo por que eu sou muito fã de vampiros de todos os tipos os bons e os malvados obrigada pelo espaço

    Curtir

    • Olá Bya…
      Obrigado pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do blog.
      Dá uma lida sim no livro e depois me conta o que achou!
      Abraços

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s