O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde

Oscar Wilde é sem sombra de dúvidas um dos maiores escritores de literatura inglesa. Sua obra é bastante conhecida, embora tenha escrito apenas nove peças teatrais, algumas novelas e contos infantis, poesias e um romance, que é tido como sua obra prima, O Retrato de Dorian Gray. Este O Fantasma de Canterville é um clássico infantil em que o autor cria uma situação inusitada e de certo cômica onde um fantasma não consegue exercer seu principal ofício: assustar.

Esse texto foi publicado originalmente em 1887 em uma revista chamada The Court and Society Review. Nessa época estava no auge o gênero gótico em que predominavam os contos de terror ambientados em castelos, com tempestades e figuras macabras de corvos, fantasmas e outros elementos sombrios. O cinismo e o sarcasmo são marcantes nas obras de Wilde, e parece ter sido isso que o guiou na escrita dessa pequena novela. Trata-se de uma paródia desses textos sórdidos que vinham sendo escritos até então.

No entanto a proposição de Wilde é subversiva, ele pega as normas do gênero fantasmagórico para criar uma nova situação. Pois bem, nosso fantasma aqui é Sir Simon de Canterville, que assassinou a própria esposa e carrega uma maldição por conta disso. Após anos bem sucedidos de assombros e sustos, eis que chega à Mansão de Canterville uma família a qual o fantasma não impõe temor algum, e a situação se inverte. O fantasma passa então a ser atormentado pela tal família.

A narrativa é excessivamente leve, e dá a impressão de que Oscar estivesse “falando” a história. Segundo o próprio autor o texto foi feito mesmo para crianças e para os adultos que ainda carregam um pouco de sua infância. O tom humorístico é bem nítido e é quase impossível não rir, simpatizar e até mesmo ter pena do pobre fantasma. Apesar disso o livro também traz uma crítica ao patriotismo da sociedade à época, satirizando a aristocracia inglesa e a pouca inventividade norte-americana.

Esse livro já ganhou inúmeras edições, mas destaco aqui a mais recente publicada pela Casa da Palavra (uma editora do grupo LeYa). Nessa edição o fantasma, que é além de tudo um bom ator, ganha forma com as ilustrações de Romero Cavalcanti, que dão ao livro uma beleza singular e divertida. Num estilo que lembra muito a xilogravura, o autor pinta as cenas desse ator etéreo.

Depois de ter lido A Alma do Homem Sob o Socialismo, que é uma obra política de Wilde, essa noveleta me fez encantar ainda mais por esse autor tão enigmático. Recomendo tantos para quem já leu outros livros de Oscar Wilde como para aqueles que ainda não o conhecem.

Postagens relacionadas:

– Resenha: O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde
Clube de Leitura: O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde

Ficha Técnica

O Fantasma de CantervilleTítulo: O Fantasma de Canterville
Título original: The Canterville Ghost
Autor(a): Oscar Wilde
Tradução: Braulio Tavares
Editora: Casa da Palavra

Edição: 2011 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 1887
Páginas: 96
Sinopse: Neste clássico de Oscar Wilde, um fantasma habilidoso vê o feitiço virar contra o feiticeiro quando, na própria casa que assombrava, passa a ser aterrorizado por seus novos proprietários americanos. O fantasma se chama Sir. Simon de Canterville, que em 1565 assassinou a própria esposa e, para assombrar os corredores de Canterville Chase, adota os mais variados disfarces e se transforma numa verdadeira antologia de tipos macabros. No entanto, nenhuma dessas facetas é capaz de arrepiar os cabelos dos novos moradores da mansão.

Onde comprar:
Submarino | Saraiva | Cultura

37 comentários

  1. Ainda não li nada, mas foi só a falta de tempo mesmo, que a vontade é de sentar e não parar mais.
    No mês de julho estava eu na livraria e na dúvida entre: O Retrato de Dorian Gray e O Fantasma de Canterville. Como só tinha recebido referências do primeiro optei por ele, mas agora estou me sentindo mal por não ter comprado os dois. =/

    Adoro todas as suas dicas! =D

    Curtir

    • Mailson,
      As vezes me dá vontade de deixar todas as outras coisas de lado e ler tudo que eu quero (e tenho) pra ler.
      Realmente é uma dúvida cruel ficar dividido entre dois livros! Não sabia que você havia comprado O Retrato de Dorian Gray. Pois não deixe de comprar esse é bem baratinho!

      Fico feliz que goste!
      Abraços!

      Curtir

    • POIS TRATE DE LER QUE ESSE LIVRO PE MUITO LEGAL VOCÊ VAI PENSAR QUE ESTA NO MUNDO DAS NUVENS ….

      Curtir

  2. Ainda lerei esse livro, com certeza!! Lembro que quando eu tinha uns 13 ou 14 anos tentei lê-lo em espanhol, já que seria bom p/ praticar o idioma, mas pela falta de tempo e outros livros que eu tinha que ler para a escola, eu acabei abandonando e nunca mais fui atrás dele. Uma pena.

    Bj,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    Curtir

    • Oi Aline, bom ver você por aqui!
      Nossa que legal, eu estou tendo que ler vários artigos científicos em espanhol também. É bem mais demorado, mas estou conseguindo!
      Acho que você vai gostar, pois como eu já disse, o livro é bem divertido!
      Beijos! 😀

      Curtir

  3. Mais uma vez o blog cooltural me surpreende e mostra que literatura é tão cool quanto ver um filme do verão Americano ou escutar música pop. Aqui você faz uma viagem ótima, conhece novidades, sim! Porque mesmo que um livro tenha sido escritor há 100 anos atrás, para você que está tendo contato pela primeira vez, nesse espaço, é tudo novo. Sempre venho aqui para conhecer mais sobre literatura. Parabéns! Há espaço para todos os gêneros literário aqui. Um ótimo espaço democrático.

    Abraços virtuais!

    Curtir

    • Marcos, que belas palavras as suas sobre meu blog. Fico muito feliz ao ouvir(ler) isso de um escritor!
      Espero que continue gostando do blog!
      Obrigado mais uma vez pela visita e pelo comentário! 🙂

      Curtir

  4. Um dos grandes trabalhos de Wilde, meu escritor favorito. Possuo várias edições de O Fantasma…, lançadas no Brasil ao longo dos anos. Fico feliz por uma editora de qualidade, como a Casa da Palavra, lançar as obras desse magnífico escritor. Parabéns pela resenha.

    Curtir

    • Oi Sérgio,
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, é um elogio muito valioso ver você dizendo isso. Logo você que é um fanático pela obra de Oscar Wilde. Meu primeiro contato com esse autor foi através de um poema impresso em um marcador de página que você me mandou de presente! Depois li A Alma do Homem Sob o Socialismo, e pretendo ler O Retrato de Dorian Gray assim que eu tiver o meu exemplar! 😛
      Abraços!

      Curtir

    • Hilton, um dos meus maiores objetivos aqui no blog é despertar o interesse das pessoas pela leitura. Procuro diversificar os gêneros para ter sempre um livro que agrade a um ou outro gosto literário!
      Abraços

      Curtir

    • As dicas no blog e as pessoas do Ademar já quase me faliram, mas ainda não consigo me controlar!
      #Compulsivo

      Curtir

    • Marcos, eu também muito com isso! rsrsrsrs 😀
      São muitos livros saindo o tempo todo, sem falar nos clássicos que são obrigatórios! As vezes fico no vermelho, rsrs!

      Mailson, mas esse é um bom vício, né? Pena que ainda onera muito! 😦

      Abraços

      Curtir

  5. Nunca li O Retrato de Dorian Gray, sempre fico adiando. E acho que vou acabar lendo esse aí primeiro, porque parece ser MUITO bom.

    Curtir

    • Fulvyo,
      Eu também achava que leria O Retrato de Dorian Gray primeiro. Mas não foi o que aconteceu! Só digo que você vai adorar O Fantasma de Canterville!
      Abraços

      Curtir

    • Bruno!
      Sim, o livro é muito interessante! E você falou algo bem legal, os livros infanto-juvenis às vezes trazem uma mensagem bem legal para os adultos também! Diga-se por O Pequeno Príncipe, Matilda, A Árvore que Dava Dinheiro, O Menino do Pijama Listrado e tantos outros.
      Obrigado pelos elogios e pelo comentário! 😀
      Abraços!

      Curtir

    • Oi Raimundo,
      Muito obrigado! E sim, o Grupo LeYa faz um excelente trabalho editorial.

      Aguarde que muito em breve sai a resenha do que livro que você me indicou!

      Abraços

      Curtir

  6. Já li muitos livros infantis que realmente passam uma mensagem bem bacana. Esse me parece ser interessante, ótima resenha! ;D

    Curtir

    • Oi Matheus,
      Sim, esse livro tem uma mensagem bem legal sim! Eu acredito que você iria adorar!
      Obrigado!
      Abraços.

      Curtir

  7. Nos anos 90 eu tinha assistido (ou pela Rede Manchete ou Rede Record) um desenho animado sobre uma mansão que era assombrada por um fantasma, mas eu não me lembrava o titulo então quando eu comecei a ler este livro percebi que era a mesma historia a mesma historia que me encantou quando eu era criança me encantou de novo quando eu li esse livro Oscar Wilde é um gênio e esse é um bom livro para ler recomendo.

    Curtir

    • Oi Fadrini,
      Você lembra o nome desse desenho animado?
      O livro do Oscar é realmente maravilhoso, eu ri muito lendo ele.
      Eu já vi várias histórias com esse contexto, mas eram apenas referências mesmo, e não adaptação!

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Curtir

  8. Undeniably believe that that you said. Your favorite reason seemed to be
    on the web the easiest thing to understand of.

    I say to you, I definitely get annoyed whilst folks consider concerns
    that they just do not recognise about. You managed to hit the nail upon the highest as well as defined out
    the entire thing without having side-effects , people could
    take a signal. Will likely be again to get more. Thanks

    Curtir

    • Oi Victor,
      Não sei se entendi bem sua pergunta, desculpe.
      O livro prioriza mais o tempo cronológico, é narrado em terceira pessoa. Pode ser mais claro na sua dúvida?
      Abraços

      Curtir

  9. PESSOAL EU ESTOU LENDO UM LIVRO O FANTASMA DE CANTERVILLE ESSE LIVRO É MUITO LEGAL.
    ELE FALA DE UM HOMEM QUE COMPROU UM CASTELO MAL ASSOMBRADO E AS PESSOAS DISSE QUE EL ESTAVA FICANDO LOUCO NEM SO POR ISSO ELE DEIXOU DE COMPRAR O CASTELO.
    O NOME DELE É MISTER HIRAM B. OTIS…
    ESSE LIVRO É ESPETACULAR..

    Curtir

Deixe um Comentário