M ou N?, de Agatha Christie

Fazer crítica sobre um livro da Agatha Christie é um pouco difícil. Não pela qualidade, que é indiscutivelmente excelente, mas pela complexidade, já que são romances policiais e (mesmo que de forma involuntária) sempre acabamos por comentar mais do vilão. Tomarei cuidado para não contar spoillers, o que me dará o dobro do trabalho, mas garanto que a não exposição dos detalhes possibilita melhor apreciação de romances desse gênero, especialmente escritos pela Agatha.

O nome do livro me chamou atenção por sua simplicidade e ausência de informação sobre o que se trata o livro. Pois bem, a história tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial e tem como detetives desse misterioso caso o casal Thomas e Prudence Beresford, ou simplismente Tommy e Tuppence. Eles se conheceram durante a Primeira Guerra Mundial, que foi descrito no primeiro livro onde eles aparecem, O Inimigo Secreto (resenhado pelo Ademar Júnior AQUI).

Diferente da maioria dos livros da Agatha, ou pelo menos dos que eu li, este livro possui dois vilões, sendo que são um homem e uma mulher. Isso foi o que me inspirou a lê-lo mais rápido, pois não se procurava qual vilão, mas sim que vilão. É sempre muito complicado se descobrir quem são antes que eles sejam revelados, eu pelo menos não consegui em nenhum dos que eu li, já que todos os personagens são misteriosos, complicados e ao mesmo tempo carismáticos. Sempre sinto afinidade por eles e meio que não quero aceitar que sejam capazes de tamanha maldade.

Livros como esse não possuem apenas mortes e suspense, mas também muito humor. Há alguns personagens que roubam a cena e merecem ser citados aqui. Inicialmente, a queridíssima Tuppence no auge dos seus quarenta e poucos anos e com uma ironia sempre nos momentos mais tensos. A cute-cute da Betty Spot, com dois anos de idade. Ela é uma das responsáveis por grande parte dos risos do leitor. O Sr. Von Deinim, que é o personagem charmoso e misterioso do livro. A fofoqueira Sra O’Rourke. E por fim, Sr. e Sra. Cayley, formado pela esposa submissa e seu marido hipocondríaco e quase inválido. Existem vários outros personagens com relevante importância para o desenrolar do enredo, mas que não me chamaram tanta atenção quanto esses citados.

Confesso que não foi o melhor livro desta autora que eu li, mas ele serve, principalmente, para ilustrar como as pessoas que não estavam envolvidas diretamente com a Guerra pensavam a respeito dela, e como elas agiam com o passar dos dias. Eu recomendo-os ler O Inimigo Secreto antes, já que foi neste onde o casal Beresford se conheceu e onde fica mais claro como é o comportamento individual deles. Mas lendo apenas este, a história fica bastante compreensível, é apenas questão cronológica mesmo, mas são histórias fechadas. Ler Agatha Christie é sempre magnífico. Indico principalmente para aqueles amantes do romance policial, como eu, e para aqueles que ainda não são fãs de leitura, pois foi com O Inimigo Secreto que me viciei nesse mundo chamado mistério. É lógico que há livros melhores que outros, mas vai do gosto individual.

Título / Título original: M ou N? / N or M?
Autor(a): Agatha Christie
Editora: L&PM
Tradução: Celina Cavalcante Falck-Cook
Edição: 2011 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 1941
Páginas: 240

Onde comprar:
Submarino | Saraiva | Cultura

—————————
by José Mailson
Twitter | Skoob | Facebook 

4 comentários

  1. Eu realmente adoro romances policiais, principalmente os da Agatha, Ademar sabe bem do que eu tô falando. hehe E esse livro me pareceu muito interessante, não tinha visto nada a respeito dele até então. Se tiver oportunidade lerei em breve. Excelente resenha!

    Curtir

    • Eu adoro a Agatha!
      Ainda quero ler mais coisas dela.
      Espero que leia esse, você irá adorar.

      Obrigado pelo comentário e elogio!

      Curtir

Deixe um Comentário

