Entrevista: Roberto Campos Pellanda

ROBERTO CAMPOS PELLANDA tem 36 anos, é natural de Porto Alegre-RS e também escritor. Começou sua carreira em 2009, quando lançou seu primeiro livro Mentes Roubadas (resenhado AQUI). Esta primeira obra se insere no gênero policial e suspense, dela surgiu o segundo livro lançado em 2010, Insight (também resenhado AQUI). Apesar de ter começado com o gênero policial, Roberto resolveu se aventurar por outros gêneros e eis que temos nesse mês o lançamento de seu terceiro livro, que se chama Noite Sem Fim, que é o primeiro volume de uma série de fantasia intitulada O Além Mar, publicado pela Tarja Editorial.  Nessa entrevista exclusiva ao blog Cooltural, Roberto nos conta como se deu essa mudança de gênero literário, assim como nos apresenta esse novo universo criado por ele para sua nova série. Confira!

Cooltural – Tive a oportunidade de ler em primeira mão seus dois primeiros livros, Mentes Roubadas e Insight, que me interessaram por serem romances policiais. Seu novo livro, pelo que você conta, está mais para o gênero fantástico. Porque essa mudança?
Roberto Campos Pellanda: A mudança veio com tanta força e de forma tão espontânea, que é até difícil de ser explicada. Olhando para trás, sempre fui fascinado por fantasia. Li O Senhor dos Anéis quando tinha quatorze anos. Foi o primeiro livro que li sem ser obrigado pela escola. De lá para cá, li de tudo um pouco. Acho bacana e enriquecedora essa mistura de gêneros, tanto para escritores quanto para leitores.

Cooltural – Para que não fiquemos curiosos até o lançamento, conte-nos do que trata Noite sem Fim?
Roberto: Noite sem Fim é o primeiro livro da série de fantasia O Além-mar. O livro se passa na Vila, uma pequena cidade com características medievais à beira do mar. A Vila encontra-se imersa em uma escuridão sem fim: é sempre noite na cidade. A cidade vive sob a rígida lei dos Anciãos que ordena que a cada seis meses um galeão parta para o Além-mar. Os navios nunca retornam.

Cooltural – Além da narrativa, a personalidade dos personagens é o que mais nos prende a um livro. O que podemos esperar do protagonista dessa série?
Roberto: Noite sem Fim é um livro centrado nos personagens. A história é narrada na terceira pessoa, e o personagem que detém o ponto de vista é o Martin. Martin tem quatorze anos e ficou órfão há seis meses quando o pai embarcou em um navio para o Além-mar. Ao contrário de todos na Vila, Martin é apaixonado pelo oceano, o que talvez esteja ligado ao seu espírito aventureiro e explorador. Martin era próximo do pai, mas agora tem que conviver com o fantasma de que conhecia pouco a seu respeito (afinal, que motivos tivera para embarcar em uma viagem sem volta?).

Cooltural – Quem acompanhará Martin nessa aventura?
Roberto: Maya, a filha do livreiro da Vila e amor impossível de Martin; e Omar, o melhor amigo de Martin, doido por livros (principalmente se forem proibidos pelos Anciãos).

CoolturalVocê me comentou que Noite sem Fim é uma espécie de homenagem aos livros e a leitura. Comente um pouco sobre isso.
Roberto: É isso mesmo. Noite sem Fim é uma declaração de amor aos livros e ao que eles representam. Na trama, os livros terão um papel central: Martin é apaixonado pela filha do livreiro; livros proibidos e um clube de leitura são o ponto de partida para muitas descobertas e assim por diante.

Cooltural – A sinopse fala de criaturas vindas do Além-mar. O que são elas?
Roberto: O terror mais profundo, que habita o recanto mais sombrio da mente de cada um na Vila, tem um nome: Knuck. Os Knucks são criaturas monstruosas que vivem no Além-mar e que, de tempos em tempos, assolam a Vila trazendo morte e destruição. Em conversas de bêbados em tabernas, sussurra-se que são os monstros os responsáveis pelo desaparecimento dos navios. Os Knucks são principal motivo pelo qual os habitantes da Vila não gostam do mar.

Cooltural – E quanto ao segundo livro que conclui a série, já tem previsão de lançamento?
Roberto: O segundo livro da série está em fase final de preparação. No final de Noite sem Fim, o leitor encontrará, como uma prévia, o prólogo do livro dois.

Cooltural – Ao pessoal que se interessar, onde saber mais sobre o universo de Noite sem Fim e do Além-mar?
Roberto: Visite o site: www.robertopellanda.com.br.
No blog, http://rpellanda.wordpress.com, pretendo colocar artigos detalhados a respeito de tópicos específicos do universo da série. Será um prazer receber a sua visita!

Cooltural – Roberto, obrigado pela entrevista! Podemos fazer um rápido check-list para encerrar?
– Livro favorito: Como uma paixão adolescente, muda a cada seis meses. Neste momento eu diria que são os livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo.
– Autor favorito: idem. Agora seria o George Martin.
– Ator ou Atriz: Jack Nicholson. Só por causa do maluco de O Iluminado original.
– Filme: Gattaca, Experiência Genética. Além da história e da estética hiper originais, o filme traz uma mensagem extraordinariamente bela e pouquíssimo reconhecida sobre a natureza humana (no bom sentido).
– Diretor: Na minha geração não tem como fugir: Steven Spielberg
– Um sonho a realizar: Minha vida é o meu sonho. Quero continuar trabalhando e escrevendo.
– Um álbum musical: Red Letter Days – The Wallflowers

Cooltural – Obrigado pela entrevista, sucesso ao novo livro!

6 comentários

  1. Parabéns pela entrevista, gostei muito! Fiquei encantada com a série e mal posso esperar pelo lançamento do primeiro livro. Ainda que minha fila de leitura esteja abarrotada, estou curiosa p/ ler as primeiras resenhas de Noite Sem Fim.

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    Curtir

    • Olá Aline,
      Que ótimo ver você por aqui. Bom, eu também gostei de fazer essa entrevista com o Roberto, pois quando li os dois primeiros livros dele acabei me tornando um leitor cativo.
      Assim como você estou ansioso pela nova série.
      Minha lista de leituras está enorme e minhas férias serão poucas para tantos livros, mas vou tentar adiantar alguns!

      Beijos!

      Curtir

Deixe um Comentário