Clube de Leitura – Cazuza: Só as Mães são Felizes

O encontro do Clube de Leitura de Teresina-PI do mês de Agosto foi com sabor de fruta mordida. Isso porque o tema central do encontro foi o Cazuza, um ídolo da nossa cultura. Foi só inserir um novo membro no clube, a saber Andreza Cardoso, que ganhamos uma militante musical, sempre com indicações de biografias de artistas do mundo da música. Foi numa dessas que tivemos (felizmente) que ler a biografia do Cazuza para uma discussão sobre um dos nossos maiores e melhores artistas do nosso país. O livro Cazuza: Só as Mães são Felizes tem autoria de Lucinha Araujo, mãe do cantor, em depoimento à jornalista Regina Echeverria.

O local não foi novidade, a mediadora nos recebeu em sua casa, como de praxe, para nos fazer passar três horas imersos no mundo daquele que é seu maior ídolo. E foi incrível, sem mais. Apesar de termos sentido falta de muita gente, que ainda estava em clima de férias e não havia regressado ainda, o encontro foi muito legal. Começamos assistindo ao filme Cazuza – O Tempo Não Pára (2004), dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho. Eu era um dos únicos que ainda não tinha assistido ao filme, esperava um momento como esse. No entanto foi maravilhoso conhecer um pouco mais do cantor. Ah, e o Daniel de Oliveira está ótimo no papel. 

O filme não foi suficiente, tivemos um breve discurso da Andreza sobre a vida do cantor e pequenas leituras do livro Para Sempre Teu, Caio F. de Paula Dip (editora Record), onde deu pra ver um pouco da relação entre o cantor e o Caio. Tentamos arranhar alguma música do Cazuza num voz e violão em que o violão prevalecia, rsrs. E por fim fomos ao praxe, tivemos nosso lanchinho, as indicações de leitura (do tipo Oscar Wilde, Edgar Allan Poe, Clarice Lispector e Antoine de Saint-Exupéry), sorteio de livro (cujo ganhador, para surpresa de todos foi mais uma vez o José Mailson) e chegamos até a receber visitantes (Leilane e Lara). Só posso dizer que o clube com esse ar todo musical foi fantástico, deixou um gostinho de quero mais.

No próximo encontro saímos de um ar musical e entramos num mais sombrio, o livro sorteado foi Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe, que tem dezenas de edições diferentes. No entanto, eu recomendo as edições pocket, sendo que a da coleção Saraiva de Bolso e a das Edições BestBolso me parecem boas pedidas.  A indicação partiu do nosso querido Ylquias Nascimento. O encontro acontecerá no primeiro domingo de Setembro (02/09) às 15 horas. O convites são feitos via Facebook, caso não participe dessa rede social e se interesse em participar, mande-me um e-mail solicitando informações (ademarpjunior@gmail.com). A programação seguirá o padrão de sempre: exibição de filme, sorteios, discussão e indicações de livros. E ainda teremos o retorno da nossa intercambista Vanessa Lemos, que retornou recentemente de Portugal.

Abraços!

Anúncios

6 comentários

    • Anne, se você não morasse tão longe estaria imersa nisso tudo junto com a gente.
      Um dia venha nos visitar, hehehe..
      Beijos

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s