Boteco dos Deuses, de Carlos Ruas

Quando conheci o blog Um Sábado Qualquer…, há mais de três anos atrás, me apaixonei a primeira vista pelo trabalho do Carlos Ruas. Para quem não conhece (se é que tenha alguém), trata-se de uma série de tirinhas que satirizam os conceitos religiosos mais tradicionais, em especial o cristianismo. Longe de ser pejorativo, o blog se mostra com um humor sadio e inteligente, capaz de fazer-nos refletir sobre nossos atos e os atos das divindades que regiam e ainda regem nossa sociedade. E é por causa desta forma respeitosa de brincar com as religiões que o trabalho do Ruas se tornou um sucesso, e tem crescido.

Boteco dos Deuses é o segundo livro impresso da série a ser lançado. O primeiro de título homônimo ao blog saiu em 2011 pela editora Devir. Embora eu ainda não tenha lido (a versão impressa), o álbum diz reunir algumas tirinhas publicadas no blog e uma HQ inédita ao final. Nessa segunda publicação, o designer gráfico criador das tirinhas nos apresenta um trabalho excelente e com uma temática específica, só que dessa vez pela editora Verus.

No início as tirinhas eram protagonizadas basicamente por Deus, Luciraldo (o diabo), Adão, Eva, Caim e Lilith (a primeira mulher de adão para quem não conhece). Aqui os tradicionalismos são desconstruídos, acentuados e satirizados. Deus e Luciraldo são mais amigos que rivais, chegando a passar por várias crises e “dê-erres”. O casal Adão e Eva é a chave para a construção do humor entre gêneros, com direito a piadas sobre relacionamentos e o comportamento de cada um. Lilith entra como coajduvante nessa parte, chegando até a abalar o relacionamento dos dois. E Caim, um psicopata nato, é o mais insano dos personagens.

Ainda sobre o relacionamento de Adão e Eva, o trabalho do Ruas em cima desses dois personagens é tão interessante que acabou se tornando objeto de estudo para uma dissertação de mestrado sobre a construção dos gêneros nas tirinhas. Inclusive a pesquisa é de uma amiga muito especial.

Se com esses personagens a diversão já era garantida, o que podemos chamar de segunda fase do blog ficou melhor ainda com a inserção de personagens seculares. Darwin, Nietzsche, Einstein, Dawkins, Freud, Chixo Xavier e muitos outros entram em cena para apimentar a discussão religiosa e filosófica sobres os mais variados temas, que vão desde o famoso “de onde viemos” até o “para onde vamos”. No entanto, talvez o Carlos Ruas pudesse estar ignorando certas culturas ou até mesmo perdendo público ao tratar apenas de personagens do cristianismo. E as outras crenças, onde ficam? Pensando nisso eis que surge a terceira fase do trabalho dele.

Em Boteco dos deuses além de todos (ou quase todos) os personagens já citados, temos também a participação (e me parece que permanente) de outras divindades como Zeus, Odin, Hórus, Oxalá, Buda, Maomé, Ganesha e até mesmo o Google. E mesmo com toda essa mistura de culturas e conceitos religiosos, Ruas se sai bem e mostra que tem talento.

Se somos feitos a imagem e/ou semelhança dos deuses, então logicamente eles passam pelos mesmos problemas e dramas que nós passamos e é essa a premissa deste trabalho. Os dramas pessoais e coletivos dos deuses são discutidos e compartilhados por eles mesmos em um lugar comum, um boteco. Sendo impossível não entrar nesse boteco e não tomar tudo de um gole só.

Depois de tanto sucesso e de mostrar tamanha competência, Ruas colhe os frutos do seu trabalho e vive basicamente dele, o que não é fácil aqui no Brasil. Além do blog (que inclusive já ganhou outro idioma também) e dos livros lançados, ele agora tem uma loja onde vende vários produtos com a marca do seu trabalho. Se você já é fã, através da loja você pode adquirir bonecos de pelúcia, camisetas, canecas, bottons, chinelo e até agenda. Vale MUITO a pena conferir, tanto o blog quanto o livro.

Título / Título original: Boteco dos Deuses
Autor(a): Carlos Ruas
Editora: Verus
Edição: 2012 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2012
Páginas: 128

Onde comprar:
Saraiva | Cultura | Estante Virtual

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s