Pacto Secreto, de Eliane Quintella

O que lhe faz ler um livro de um autor iniciante? Eu tenho duas justificativas para a minha leitura de Pacto Secreto: a primeira delas é que foi a indicação de um amigo querido; e a segunda foi a curiosidade por conta do título. Quem foi que disse que não se deve julgar o livro pela capa? Eu julguei este sim, mas não confiei no meu julgamento (rs), e isso acelerou minha leitura.

Publicado pela Novo Século, na Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira, Pacto Secreto nos mostra que Eliane Quintella nasceu para escrever e encantar os leitores. Com uma leitura fácil, este livro nos leva a questionar de nossas crenças de forma incisiva. O enredo é muito simples: “Uma jovem que sente culpa por um acontecimento de um passado recente, a qual está disposta a fazer qualquer coisa para concertar os estragos causados a pessoa que mais ama – sua irmã”.

Esta jovem bem sucedida financeiramente, no entanto, cheia de problemas consigo mesma, recebe uma proposta de um enviado de Satã, que lhe propõe um pacto. Esse enredo simples é o que faz a diferença nessa narrativa. Um drama familiar cercado de suspense, fantasia e mistério nos levam a questionamentos que até então uma grande maioria das pessoas nunca ousou fazer.

Por ser o livro de estreia da autora, eu pude perceber um pouco de imaturidade em alguns momentos da leitura, mas de uma forma geral podemos perceber a desenvoltura e a capacidade de envolvimento de uma profissional talentosa. Pode-se aprender bastante na leitura desta obra, já que esta é cheia de referências diferentes (e não somente a Bíblia Sagrada). Das personagens eu devo confessar que não simpatizei muito com a Valentina Soares (protagonista), pois a achei um tanto pouser já que ela se auto intitula inteligente, bonita, esperta, dentre outros adjetivos pedantes.

Já a sua irmã gêmea Sara Soares eu achei ela um amor e extremamente forte. Acredito que ela seja o maior exemplo de superação e força do livro. Ela é a narradora dos três melhores capítulos do livro. Outros personagens também são importantíssimos para a história, como a Suzi Soares (mãe), Marcelo Soares (pai), Dona Carmem (empregada), o Enviado, Francisco Araújo (Mister Sinistro) e as amigas Vanessa e Carla.

De forma geral é um livro bom e merece ser lido. Estou ansioso para que o segundo e o terceiro volumes do que se propõe ser uma saga, Prazer Secreto e História Secreta, sejam publicados, pois quero saber como termina essa história.

Título / Título original: Pacto Secreto
Autor(a): Eliane Quintella
Editora: Novo Século
Edição: 2011 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2011
Páginas: 357

Onde comprar:
Submarino | Saraiva | Cultura

—————————
by José Mailson
Twitter | Skoob | Facebook 

Deixe um Comentário

