Clube de Leitura – O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde

Cartaz - Clube de Leitura XII - O Retrato de Dorian Gray

Aconteceu ontem (10/02) o primeiro encontro de 2013 do Clube de Leitura de Teresina-PI. Depois de insistir nessa indicação por 09 vezes, O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, finalmente foi sorteado para discussão no grupo.  O livro é um clássico da literatura mundial, que já rendeu diversas adaptações para o cinema, quadrinhos, teatro e outras mídias. Esta foi minha primeira indicação a ser sorteada, cabendo a mim o papel de mediador da reunião. Este encontro foi especial por vários motivos, entre eles está o fato de ter sido na minha casa, ser sobre um livro que eu indiquei, pelo regresso da Vanessa ao Clube depois de uma temporada em Portugal, assim como pelo fato deste mês ser o aniversário de 02 anos do Clube de Leitura (ganhando até um cartaz e uma nova logo pelo designer Cleyton Sabóia).

A discussão foi pautada em cima do único romance de Oscar Wilde, com livre escolha para a edição. Para o acréscimo da discussão foram abordadas as 07 adaptações cinematográficas, com enfoque na de 1945, de Pandro S. Berman, e na de 2009, de Oliver Parker; Foi discutido também o filme biográfico do autor, Wilde (1997), de Brian Gilbert; e por fim foram exibidos os seguintes curtas: Salomé (1978), de Pedro Almodóvar, e Dorian (2009) dos brasileiros Cesar Gananian e Gregorio Gananian.  Segue imagem com as indicações:

Clube de Leitura - O Retrato de Dorian GrayEm meio ao papo, super animado por sinal, houve menção à coleção wildiana do amigo Sérgio Scacabarrozzi, que tanto influenciou para a indicação dessa obra, mas que pela longa distância não pôde participar. Mesmo com o Carnaval, tivemos a presença cativa dos membros e até de alguns visitantes.

XII Clube de Leitura (55)

Outro motivo que fez desse encontro especial foi a entrega dos presentes do nosso Amigo Secreto de ano novo (rsrs). Todos os presentes são ótimas dicas para boas leituras (imagem abaixo dos livros presenteados). Teve também troca de presentes de aniversário atrasadas e sorteio entre os visitantes.  Ao final fez-se as indicações de livros para o próximo encontro, sendo sorteado Clube da Luta, de Chuck Palahniuk, indicado pela Vanessa Lemos, que será a mediadora da vez. A data do encontro será definida entre o primeiro e o segundo domingo de Março, sempre às 15 horas. O convites são feitos via Facebook, caso não participe dessa rede social e se interesse em participar, mande-me um e-mail solicitando informações (ademarpjunior@gmail.com).

Post 02

E vocês, o que acharam das indicações e presentes trocados? Já leram ou querem ler algum? Não deixem de comentar. Abraços!

—————————
by Ademar Júnior
Twitter | Skoob | Facebook 
Filmow

12 comentários

  1. Esse encontro foi maravilhoso. Reencontrar as pessoas que a tempos não via. *-*
    E adorei meu presente de Amigo secreto! ^^

    Curtir

    • Sim Mailson, para mim foi muito especial também, por todos os motivos que já disse no post.
      E eu também amei meu presente do Amigo Secreto (A Borboleta Tatuada). 😀

      Curtir

    • Pois é Júnior,
      É bom mesmo que você esteja no próximo. E já vou dizendo, esse do Dorian Gray, foi um dos melhores encontros que já tivemos!
      Abraços

      Curtir

  2. Fantástico seu post, seu blog… adorei aqui… O retrato de Dorian Gray é um livro excelente, Wilde é um dos meus autores preferidos ♥
    pena eu morar em PE, senão iria adorar participar dessas reuniões rsrs
    e que presentes legais, hen??? sou louca pra ler esse de Caio f. Abreu 😀
    Tenho Memórias póstumas de Brás Cubas… excelente aquisição literária…
    sobre os filmes de Dorian Gray, eu vi a versão de 2009 e gostei, apesar de muitas críticas negativas ao filme que vi por aí… o curta Salomé é interessante… mas vi uma versão de Dorian que é horrível, de 2001… o filme é péssimo MESMO. ¬¬

    Curtir

    • Oi Valéria,
      Que bom ver um comentário seu aqui no blog, fico mais feliz ainda em saber que gostou do post e do blog.
      O Retrato de Dorian Gray era um livro que eu sempre quis ler. De fato é uma pena que more longe da gente, ia ser ótimo tê-la nas nossas reuniões. 😀
      Eu também sou superfã do Caio F. Abreu, embora não tenha muitos livros físicos dele.
      Comentamos várias adaptações de Dorian Gray durante o encontro, e essa de 2001 nos pareceu ser bem ruinzinha mesmo. A de 2009 algumas pessoas do Clube gostaram e outras não.
      Volte sempre! Beijão

      Curtir

    • Oi Glória,
      Qual foi o filme que você viu? O Clube de Leitura da Jane Austen? Se foi, eu o assisti e adorei!
      Venha nos visitar qualquer dia, acho que você vai gostar.
      Beijos!

      Curtir

Deixe um Comentário

