Um Post, Um Personagem #02: Cosmo Brown (Cantando na Chuva)

Cosmo Brown

O ator Donald O’Connor deu vida ao talentoso Cosmo Brown, que é um dos personagens principais do mais bem-sucedido filme musical que Hollywood já produzira, o clássico “Cantando na Chuva” (Singin’ in the rain, dirigido por Stanley Donen e Gene Kelly, 1952). O filme é considerado uma obra-prima do cinema, não é à toa que ocupa o primeiro lugar na lista dos Maiores Filmes Musicais de todos os tempos, de acordo com o American Film Institute (AFI).

Por este personagem, o versátil O’Connor, que além de ator era bailarino e compositor, foi premiado com o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia/ Musical, rendendo, portanto, o único prêmio ao filme na época. Antes de apresentar o fascinante perfil de Cosmo, farei uma breve síntese sobre o filme a fim de contextualizar o personagem nesta encantadora produção que resistiu ao tempo; “Cantando na Chuva”, afinal, compreende o mundo ao qual esta simpática figura pertence, além de consagrar-se como um clássico e uma grande referência do cinema mundial.

“Cantando na Chuva” é um filme grandioso por proporcionar entretenimento para todos os gostos, cativando o público por meio de música, dança, romance, comédia e o resultado harmônico da junção de todos esses elementos. O filme é ainda referência histórica à transformação do cinema, pois narra a decadência do cinema mudo por causa do advento do cinema falado.

A história gira em torno de Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen), astros famosos do cinema mudo na época, que enfrentam uma nova era cinematográfica, quando os estúdios começam a aderir à novidade do cinema com voz.

cantando na chuva (1)

Cosmo Brown é um brilhante artista e melhor amigo de Don desde a infância humilde, os dois cresceram e trabalharam juntos até chegarem aos estúdios da Monumental Pictures. Enquanto o amigo faz sucesso nas telas e é amado por fãs, Cosmo trabalha como pianista para gerar atmosferas românticas durante a gravação dos filmes.

Dotado de variadas qualidades artísticas, Cosmo Brown é músico, pianista, compositor, cantor, dançarino e comediante. Personagem que, apesar de possuir diversos talentos, na trama, não tem o reconhecimento do público e é ignorado pela imprensa. Como o caso ocorrido na Première de um filme estrelado por seu amigo Don, no qual a reação da plateia é quase indiferente à presença de Cosmo no evento, todos se levantam ansiosamente esperando ver os astros do filme, mas em seguida torna-se cômica a decepção destes com a chegada do simples pianista do filme.

O próprio personagem afirma ao colega: “Não tenho glória, não tenho fama, nem mansões, nem dinheiro”, encerrando sempre seus diálogos com uma frase satírica. Cosmo é a personificação do artista anônimo, dos profissionais que sustentam os grandes espetáculos, mas que não aparecem na mídia e dão contribuições fundamentais para a magia acontecer nas telas do cinema.

Em meio à revolução do cinema com o uso do som, para salvar a mais nova produção da Monumental Pictures de ser um fracasso titânico, Cosmo incentiva o amigo Don a fazer do filme um musical e tem a inusitada ideia de contratar Kathy Selden (Debbie Reynolds), atriz de teatro e amor de Don Lockwood, para dublar a voz insuportável de Lina Lamont. O pianista é então promovido à roteirista do musical a ser produzido e torna-se o regente da orquestra para a trilha sonora dessa ousada realização do cinema falado.

Cosmo é um personagem que se destaca principalmente pelo carisma, que consegue até “roubar a cena” do protagonista, em determinados momentos, como em sua performance da memorável canção “Make’Em Laugh” (Faça Rir!) com impressionantes números de sapateados, saltos mortais, e outras acrobacias hilárias, capazes de arrancar constantes gargalhadas dos espectadores. Sabendo usar a quantidade certa de humor com inteligência, Cosmo com sua personalidade alto-astral transforma o filme em pura diversão!

SingingCosmoDiction

OBS: Texto publicado originalmente no blog Coruja de Café, mas que não está mais disponível no mesmo.

—————————
by Vanessa Lemos
Twitter | Skoob | Facebook 
Filmow

Anúncios

2 comentários

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s