O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook, 2012)

O Lado Bom da Vida - Filme

Excelsior é o mantra pronunciado pelo personagem Patrick Solitano (Bradley Cooper), para evocar uma filosofia de positividade e otimismo com relação a sua nova fase de vida pós-reabilitação. Esse é o clima pretendido no filme, denunciado desde o próprio título desta produção, que visa estimular o telespectador a dispor-se a reparar no “lado bom da vida” como uma forma de superação das adversidades interpostas no caminho para a felicidade.

O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook, 2012), filme dirigido por David O. Russell, reconhecido principalmente pelo aclamado O Vencedor (The Fighter, 2010), é uma adaptação cinematográfica do livro O Lado Bom da Vida (Ed. Intrínseca), de Matthew Quick.

A estrutura inicial da trama é modesta, apesar de abordar temas complexos da personalidade humana, tais como; a dificuldade em lidar com uma separação, a convivência com pessoas que apresentam transtornos psicológicos e emocionais.

Esse filme narra o restabelecimento em sociedade de um professor de história do ensino médio que, após ter passado um período de tratamento num hospital psiquiátrico, volta para a casa dos pais para recuperar-se do choque emocional de ter flagrado sua esposa traindo-o com outro na própria casa deles. O flagrante do adultério ocorreu ao som da música My Cherie Amour (Stevie Wonder), canção tocada no dia do casamento de Patrick e Nikki, o que fez com que Pat entrasse num surto psicótico e espancasse o amante da sua esposa. As consequências de tal episódio foram o divórcio do casal, uma ordem de restrição de 150 metros de Patrick para Nikki e a internação de Pat numa clínica de recuperação para portadores de transtornos psíquicos e emocionais.

Após ser liberado do internamento, por ordem do tribunal, Pat tenta reestruturar sua vida na casa dos pais, esforçando-se para controlar seu transtorno de bipolaridade, tornar-se uma pessoa mais saudável e reconquistar seu “amor verdadeiro”, a sua ex-esposa Nikki. Até que, durante um jantar na casa de amigos, Pat conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma dançarina decadente e viúva que apresenta os mesmos transtornos de personalidade que Pat possui.

Por sugestão do seu psiquiatra, Dr. Patel (Anupam Kher), Patrick tenta ajudar Tiffany a se recuperar da morte do marido, para sentir-se generoso, ao mesmo tempo em que deseja ser ajudado pela mesma, por meio da entrega de uma carta a ex-esposa de Pat. Assim, para entregar a carta a Nikki, Tiffany pede a Pat que a ajude numa competição de dança no Hotel Benjamin Franklin, ele aceita, e começa a encontrar-se com ela todos os dias para treinarem os passos para o concurso de dança. O pai de Pat (Robert De Niro), um habitual apostador, é desafiado a uma aposta dupla por seu amigo Randy, que vê nessa competição uma possível fonte de lucro. A aposta dupla consistia no reconhecimento da vitória apenas se os dois desafios, jogo de futebol e competição de dança, alcançassem o resultado estipulado.

O desenrolar dessa história não é difícil de se prever, já que se trata de uma comédia romântica e dramática, as cenas subsequentes, porém, conseguem, de fato, provocar umas boas risadas nos telespectadores, sobretudo a cena da competição de dança com o número de Pat e Tiffany.

Com um enredo simples e uma mensagem otimista, o filme O Lado Bom da Vida funciona como um meio de distração e divertimento, contando com boas atuações (Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jacki Weaver e Chris Tucker), uma ótima trilha sonora selecionada e composta por Danny Elfman – parceiro de Tim Burton -, o que aliás é uma das grandes qualidades do filme.

Essa obra cinematográfica de David O. Russell cumpre bem o seu papel de comédia romântica, contudo não foge do padrão de filmes produzidos em Hollywood, reproduzindo a previsível fórmula sem novidades estruturais ou temáticas, mas que é certeira para conquistar a simpatia do público e várias indicações nas maiores premiações do cinema norte-americano. O Lado Bom da Vida foi um dos filmes mais comentados de 2012, sendo indicado para as quatro principais categorias do Globo de Ouro e do Oscar, nesta última premiação teve oito indicações, faturando apenas a estatueta de Melhor Atriz por Jennifer Lawrence, em ambas premiações.

Curiosidades:

*Bradley Cooper afirmou em entrevista para o jornal The Washington Post, que teve pouquíssimos ensaios para a cena de dança, já que Silver Linings Playbook foi filmado na Filadélfia em apenas 33 dias.

*O diretor do filme, David O. Russell, mencionou numa entrevista, que tinha pensado inicialmente em escalar Vince Vaughn e Zooey Deschanel para os papéis do casal protagonista, enquanto escrevia o script.

*Outras atrizes famosas foram consideradas para representar o papel de Tiffany, antes de Jennifer Lawrence ser escolhida: Anne Hathaway, Rachel McAdams, Olivia Wilde, Elizabeth Banks, Blake Lively, Rooney Mara, Kirsten Dunst e Andrea Riseborough.

*Angelina Jolie também foi cotada para um papel neste filme.

*O personagem Patrizio Solitano, pai de Pat, sofre de TOC (Transtorno obsessivo compulsivo), motivo pelo qual ele precisa realizar uma série de rituais durante os jogos de futebol, para assegurar um resultado satisfatório.

*A música Silver Lining (Crazy ‘Bout You), da cantora inglesa Jessie J foi lançada como single, além de ter ganhado um videoclipe para sua divulgação.

*Durante a competição de dança, toca uma música brasileira ao fundo enquanto um casal de dançarinos se apresentava, a música é o samba Guarapiranga, do cantor Toco.

*David O. Russell foi escolhido para dirigir essa história por causa de seu relacionamento familiar, vez que seu próprio filho sofre de trantorno bipolar e TOC.

Fontes das curiosidades: IMDb e The Washington Post

Ficha Técnica

O Lado Bom da Vida - FilmeTítulo: O Lado Bom da Vida
Título original: Silver Linings Playbook
Direção: David O. Russell
Roteiro: David O. Russell e Matthew Quick
Gênero: Comédia, Drama
País: Estados Unidos da América
Ano: 2012
Duração: 122 min.
Sinopse: Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu absolutamente tudo na vida: sua casa, o emprego e a esposa. Deprimido, ele vai parar em um sanatório, onde fica internado por oito meses. Ao sair, Pat passa a morar com os pais e está decidido a reconstruir sua vida, o que inclui retomar o casamento, passando por cima de todos os problemas que teve. Entretanto, seu novo plano começa a mudar quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota misteriosa que também tem seus problemas.

Trailer

4 comentários

  1. Oi, Vanessa.
    Fui ver esse filme no cinema, toda empolgada depois de ler excelentes críticas sobre ele e o resultado foi uma enorme decepção! Sério mesmo! Achei o filme muito deprimente! Não tem um personagem ali que preste e, tirando os últimos 10 minutos, não vi nada de comédia romântica! Definitivamente passou longe do que eu imaginava!
    Beijos
    Camis

    Curtir

    • Olá Camila ^_^
      Esse filme oscila entre os gêneros comédia romântica e drama. Na maior parte do filme, o diretor procurou enfatizar o drama por meio dos problemas dos personagens Pat e Tiffany, já no final do filme ele assume completamente a comédia romântica, fazendo uso de todos os clichês possíveis. Concordo que esse filme foi superestimado, provavelmente devido aos produtores e diretor serem bem-queridos em Hollywood.
      Beijos! ^_*

      Curtir

  2. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha…me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso … se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá, Juliano, ainda não li esse livro, mas parece ser bem interessante!
      Obrigada pela recomendação! Volte sempre 🙂

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s