Clube de Leitura – Não Verás País Nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão

Não Verás País Nenhum

O encontro de Maio do Clube de Leitura aconteceu ontem (19/05). Mais uma vez nos reunimos para a discussão de uma obra indicada por alguém do grupo. O mediador da vez foi o Eddie Cardoso, do blog Móbile Literal, cuja indicação havia sido sorteada no encontro anterior. O livro discutido foi Não Verás País Nenhum (Ed. Global), de Ignácio de Loyola Brandão, autor de outros título como Zero Dentes ao SolO GanhadorO Anjo do Adeus.

O livro narra uma distopia ambientada em São Paulo. Num período futurista, nosso país como o conhecemos hoje não existe mais. O avanço tecnológico, a corrupção política, a escassez e extinção de recursos naturais transformaram o Brasil em um lugar hostil, sob rígidas regras de um novo sistema de governo, o Esquema. O autor traz a tona várias discussões importantes, não só de cunho político e ambiental, mas também social, psicológico e biológico, levando em conta os avanços (?) da medicina e surgimento de novas doenças. O livro mostra-se inovador, já que tudo isso foi escrito no final dos anos 70, quando a discussão desses temas ainda era muito acanhada.

A discussão também pairou sobre a estrutura e características das distopias, tendo como gancho outras obras como 1984, Admirável Mundo Novo (já discutido no Clube de Leitura), Fahrenheit 451 e até mesmo o mais recente, Jogos Vorazes. Tivemos a exibição de reportagens sobre o gênero e entrevista do Ignácio de Loyola Brandão falando do livro. Além da indicação da websérie distópica nacional 3% (imagem acima).

XIV Clube de Leitura (9)

Devido aos atrasos dos Correios, alguns brindes cedidos por editoras, que eram para serem sorteados nos encontros anteriores, só puderam ser sorteados nesse. Sorteamos também o livro Cadeiras Proibidas, do Loyola Brandão, e marcadores, cortesia da editora Global. Entre as indicações dos participantes, o livro sorteado para discussão do encontro de Junho foi 1984 (Ed. Companhia das Letras), de George Orwell. Assim, continuaremos com o tema distopias. O próximo encontro acontecerá no segundo domingo de Junho (09/06) às 15 horas, na casa da Andrea Cardoso. Relembrando que os convites são feitos via Facebook, caso não participe dessa rede social e se interesse em participar, mande-me um e-mail solicitando informações (ademarpjunior@gmail.com).

Postagens relacionadas:

– Resenha – Os Reis do Rio, de Rafael Lima (distopia nacional)
– Resenha – A Revolução dos Bichos, de George Orwell (livro)
– Resenha – A Revolução dos Bichos (Animal Farm, 1999) (filme)

2 comentários

  1. Esse encontro foi super interessante! Adorei a indicação do Eddie, tanto pela temática, quanto por ser a obra de um grande escritor brasileiro. Já estou com boas expectativas para o próximo encontro, afinal a distopia permanece! Vamos para ‘1984’! ^_^

    Curtir

    • Sim, Vanessa, eu também adorei! Estou animado para ler 1984. Era um dos clássicos prioritários na minha lista, rsrs!
      Beijos

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s