Belo Desastre, de Jamie McGuire

Belo Desastre

Eu sou sua desde o segundo em que nos conhecemos
(Abby Abbernathy – Belo Desastre)

Eu te amo mais do que jamais amei alguém ou alguma coisa em toda a minha vida. Quando você está por perto, não preciso de mais nada… eu só preciso de você. Eu só penso em você. Eu só sonho com você. Eu só quero você.
(Travis Maddox – Belo Desastre)

Belo Desastre (Beautiful Disaster) é um romance best-seller escrito pela estadunidense Jamie McGuire, lançado no Brasil pela editora Verus no ano de 2012, e segundo estimativas pelo Skoob, há um expressivo número de leitoras viciadas nesse livro.

Esse romance pertence a uma categoria literária que virou moda desde 2009, com um crescente sucesso de vendas e de leitores adeptos, o New Adult Fiction ou apenas NA, como os fãs desse estilo o chamam. O NA é um gênero da ficção voltado para novos adultos ou pós-adolescentes, abordando temáticas direcionadas a um público com faixa etária entre 18 e 30 anos aproximadamente. Os temas frequentes são: busca pela identidade, sexualidade, abuso de álcool e drogas, rachas, bullying, problemas familiares, ingresso na universidade, medo do fracasso, primeiro emprego, noivado, casamento, etc.

Belo Desastre destaca-se como um dos livros mais populares desse gênero. O livro conta a história de dois personagens insanos, Travis Maddox, conhecido como “Cachorro Louco”, e Abby Abernathy, ou “Beija-Flor”, que se envolvem numa paixão obsessiva e doentia, marcada por constantes brigas e reconciliações, causando uma verdadeira bagunça na vida de todos que os cercam. Os dois mais prejudicados por esse confuso relacionamento são seus melhores amigos, o casal Shepley e America, que também sofrem um rompimento devido à proximidade com o casal ioiô.

No início da trama, Abby, personagem principal e narradora do livro, é apresentada como uma garota “certinha” e reservada, que não bebe, nem fala palavrão, e usa cardigãs cor-de-rosa. Abby mudou-se para uma nova cidade com sua melhor amiga America, para iniciarem seus estudos na universidade.

Numa noite em que Mare e seu namorado Shep levam Abby para O Círculo, um clube de luta clandestino e point de encontro noturno dos universitários, Abby conhece Travis, um “valentão” cheio de tatuagens e hematomas pelo corpo, o lutador mais bem-sucedido desse clube, e que ameaçava trazê-la de volta para seu passado sombrio, o qual ela tentava esquecer.

Travis Maddox, estudante de Direito Penal, é primo de Shepley, namorado de America, os dois dividem um apartamento e frequentam a mesma universidade que Abby e Mare. Travis é um sujeito arrogante, impulsivo, instável e violento, o que faz com que quase todas as garotas do campus sintam-se atraídas por ele, o bad boy da universidade. O mesmo tira muito proveito dessa situação e seduz todas as colegas que pode, depois de levá-las para seu sofá, ele as expulsa friamente.

O jovem Maddox passa a noite ganhando dinheiro de apostas no clube da luta, e logo se interessa por Abby, mas ela não está disposta a ceder e entrar para a lista de garotas do Travis. Então é aí que Travis a desafia com uma aposta; se ele vencesse uma luta no Círculo sem apanhar nem um pouco, Abby deveria morar no apartamento dele durante um mês, se ele perdesse a aposta, ele teria que ficar um mês em abstinência sexual.

O resultado dessa aposta transforma a vida de Abby, pois a partir desse momento, a “Beija-Flor”, apelido dado a ela por Travis, passa a viver uma relação conturbada e intensa com o bad boy. Um personagem interessante que surge na narrativa é Parker Hayes, um rapaz educado, gentil e psicologicamente equilibrado, que se apaixona por Abby e a faz ficar dividida entre ele e o Travis. A garota, temendo perder-se no mundo de Travis, começa a namorar Parker, mas depois o abandona pelo lutador.

Beautiful Disaster-horz

O romance apresenta diversas reviravoltas e muita tensão. Algumas surpresas surgem no decorrer da narrativa, como o verdadeiro passado de Abby, que volta a assombrá-la e pode comprometer sua nova vida. A escrita de Jamie McGuire é simples e frágil, demonstrando certa imaturidade ao abordar determinados temas; como a questão da virgindade da protagonista, presa a tabus e transparecendo um pensamento machista sobre esse assunto. Além disso, a fixação excessiva de Travis por Abby o faz parecer uma versão masculina da Namorada Sinistra.

Belo Desastre proporciona uma leitura leve e por vezes divertida, como no trecho em que Travis canta na frente de todos os colegas da universidade I can’t get, no! Satisfaction!, dos Rolling Stones; uma clara referência ao Patrick Verona (Heath Ledger) que cantou Can’t take my eyes off of you, de Frankie Valli, em 10 Coisas que Eu Odeio em Você. E para os amantes de New Adult Fiction, essa é uma obra que provavelmente vai envolvê-los por completo.

Curiosidades:

*Inicialmente, a autora autopublicou Belo Desastre na Amazon, e logo se transformou num fenômeno internacional, entrando para a lista de best-sellers do The New York Times e do USA Today.

*A Warner Bros já comprou os direitos autorais de Belo Desastre e em breve, fará uma adaptação cinematográfica desse romance.

*O livro foi publicado em Portugal pela Editora Planeta com o título Um Desastre Maravilhoso, em 2013.

Walking Disaster (2)-horz*Esse livro fez tanto sucesso que a autora escreveu Walking Disaster, Desastre Ambulante aqui no Brasil, livro que conta a mesma história de Belo Desastre, só que na visão de Travis Maddox. É semelhante ao livro (ainda não publicado) Midnight Sun da Stephenie Meyer, que narra a mesma história de Crepúsculo, mas na versão de Edward Cullen. Walking Disaster já chegou ao topo dos mais vendidos segundo a lista divulgada pelo The New York times.

*O lançamento no Brasil de Desastre Ambulante está previsto para Julho deste ano.

*Jamie McGuire também é reconhecida por sua série de sucesso Providence. Saiba mais sobre a autora em seu site oficial. 

Ficha Técnica

Belo DesastreTítulo: Belo Desastre
Título original: Beautiful Disaster
Autor(a): Jamie McGuire
Editora: Verus
Tradução: Ana Death Duarte
Edição: 2012 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2011
Páginas: 389
Sinopse: Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão. E acredita que seu passado sombrio está bem distante, porém, quando, para cursar a faculdade, se muda para uma nova cidade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy do local: Travis Maddox. Um jovem com um corpo esculpido, abdômen definido e braços tatuados. Tudo que Abby precisa – e deseja – evitar. Mas o menino é um conquistador e logo se depara com a resistência de Abby ao seu charme, intrigado, Travis a atrai com um jogo. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, nem passa pela cabeça do garoto que ele acaba de se deparar com uma adversária à altura.

Onde comprar:
SubmarinoEstante Virtual | Saraiva | Cultura

Anúncios

10 comentários

    • Obrigada Soraya! ^_^
      Fico feliz que tenha gostado, também li o livro por indicação de duas amigas que o leram e ficaram viciadas na história!
      Beijos!

      Curtir

    • Olá Adriana! Obrigada! 😀
      Que bom que gostou da resenha, com certeza quem ler o livro ainda terá muitas surpresas a mais sobre esse enredo! E fique aguardando, pois mais resenhas sobre New Adult serão publicadas aqui no Cooltural! Beijos!

      Curtir

    • Oi, Júlia!
      A maior parte da história de Belo Desastre acontece na Filadélfia, maior cidade do estado da Pensilvânia, nos EUA. Tomei como referência a universidade em que Abby, Travis, Shepley e América estudam, a Eastern University: (http://www.eastern.edu/). Abby e Mare moram em um dos dormitórios dessa faculdade, o Morgan Hall.
      Antes de iniciarem os estudos na Eastern, Abby e sua melhor amiga viviam em Wichita, situada no estado de Kansas, mas tiveram que deixar a cidade para que Abby pudesse mudar sua situação de vida. Inclusive, há um guia neste site, que explica um pouco esses detalhes geográficos do livro: http://www.bookrags.com/studyguide-beautiful-disaster/objectsplaces.html

      Beijos!

      Curtir

    • Algumas passagens tiradas de uma versão digital da obra que citam os lugares em que a história ocorre:
      “— Mas você não é daqui. De onde você veio? (Travis)
      — De Wichita. Que nem a América. (Abby)
      — Como você veio do Kansas parar aqui? (Travis)” – pág. 25

      “— Você ia me dizer por que optou pela Eastern — Travis continuou.
      — É difícil explicar — respondi, dando de ombros. — Só parecia certo. (Abby)” – pág. 26

      “Depois que América conheceu Shepley durante a recepção aos calouros, com frequência ela o acompanhava às lutas secretas que aconteciam em diferentes porões da Universidade Eastern.” – pág. 5

      Beijo!

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s