Clube de Leitura – 1984, de George Orwell

1984

Aconteceu hoje (09/06) nosso encontro de Junho do Clube de Leitura. Nos reunimos, na casa da nossa amiga Andrea, para discutir a obra-prima de George Orwell, 1984. Orwell é autor de outros título como A Revolução dos BichosComo Morrem os Pobres e outros ensaiosA Flor da Inglaterra, O Caminho para Wigan Pier entre outros, todos publicados pela Companhia das Letras. A indicação havia sido feita (e sorteada) no encontro anterior pelo Nélio Júnior, do blog My Punishment.

O livro é uma distopia em que o mundo está dividido em três megablocos continentais: Oceânia, Eurásia e Lestásia. A narrativa acompanha o protagonista Winston, um ser pensante e questionador em meio a um ambiente hostilizado e oprimido por um governo totalitário controlado pelo Grande Irmão. O livro evoca diversas discussões, seja de cunho político, ao abordar uma forma de governo em que a sociedade é constantemente oprimida; seja de cunho psicológico, ao tratar de temas como o assédio moral; ou ainda de cunho social, ao discutir a criação de uma nova língua, a Novafala, que tem como principal motivo reprimir as nuances elucidativas e o pensamento crítico, assim como as questões de invasão de privacidade. Todos esses são tópicos que permanecem em discussão na contemporaneidade, podendo ainda agregar novos pontos aos colocados em 1984. 

É interessante destacar, a nível de indicação, que a obra foi adaptada duas vezes para o cinema (imagem acima), uma em 1956 pelo diretor Michael Anderson, e outra em 1984 por Michael Radford. Além da discussão a respeito de A Revolução dos Bichos, que inclusive já foi discutido no Clube de Leitura.

XV Clube de Leitura (14)

Nesse encontro recebemos o apoio da Companhia das Letras, que cedeu um exemplar de A Revolução dos Bichos e outro de Como Morrem os Pobres e outros ensaios, para sorteio (foto dos ganhadores abaixo).

XV Clube de Leitura (15)

Próximo Clube de Leitura

CarolEntre as indicações dos participantes, o livro sorteado para discussão do encontro de Julho foi Carol (L&PM Pocket), de Patrícia Highsmith. Já discutimos o livro Os Gatos, da mesma autora em um Clube de Leitura do ano passado. O próximo encontro acontecerá no primeiro domingo de Julho (07/07) às 15 horas, em local ainda a definir. Relembrando que os convites são feitos via Facebook, caso não participe dessa rede social e se interesse em participar, mande-me um e-mail solicitando informações (ademarpjunior@gmail.com).
Entre em contato também pela nossa Página no Facebook.

Postagens relacionadas:

– Resenha – A Revolução dos Bichos, de George Orwell (livro)
– Resenha – A Revolução dos Bichos (Animal Farm, 1999) (filme)

2 comentários

    • Oi Soraya,
      Eu vi essa matéria na Folha de São Paulo e fiquei impressionado com a porcentagem do aumento das vendas (7.000%). 😮

      Orwell sempre atual mesmo!
      Beijão

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s