Faixa a Faixa: Jessie J – Alive (2013)

Jessie J -Alive (Deluxe Edition)Resolvemos retomar nossa coluna sobre música aqui no blog, há muito esquecida. A proposta é trazer uma postagem mensal nessa categoria que nós todos amamos, afinal música é vida. E por falar em vida, resolvemos começar falando sobre o segundo álbum da cantora britânica Jessie J, Alive.

Jessica Ellen Cornish (Londres, 27 de Março de 1988), artisticamente Jessie J, começou sua carreira como compositora. Antes de assinar contrato para o lançamento do seu primeiro álbum, Jessie escrevia músicas para artistas como Rihanna, Miley Cyrus, Justin Timberlake e Chris Brown. A música Do It Like a Dude, seu primeiro single, havia sido escrita para Rihanna, mas seguindo um conselho da sua gravadora, Jessie guardou a faixa para si. Essa música, assim como seu segundo single, Price Tag, com participação com rapper B.o.B. foram as responsáveis por tornar Jessie mundialmente conhecida.

Seu primeiro álbum, Who You Are, começou a ser gravado em 2005, mas só foi lançado em 2011, seis anos depois. A cantora iniciou sua carreira com uma mistura de ritmos que iam do soul ao R&B, passando pelo pop e hip-hop, assim como um visual extravagante, ambos contribuindo para uma espécie de busca de identidade musical. Alive, seu segundo álbum de estúdio, foi lançado no dia 23 do mês passado, e traz novamente uma diversidade de gêneros, no entanto já é possível notar o caminho que a cantora resolveu tomar, eu o categorizaria como seu álbum de formação [dessa identidade]. Segundo a cantora, a diversidade de ritmos tem a finalidade de dinamizar o álbum, para que ele não ficasse chato. Alive tem letras mais maduras e sentimentais, que como sempre retratam fatos vividos pela cantora ou seus entes próximos.

Jessie J - Rock in Rio

A britânica foi uma das atrações da edição 2013 do Rock in Rio no dia 15 do mês passado, mesmo dia em que lançou It’s My Party, o segundo single do novo álbum. Essa foi a segunda vez que Jessie se apresentou no Brasil, onde seu público cresce cada vez mais. Em Setembro, ela participou também do iTunes Festival, no qual se apresentou dia 23, mesmo dia do lançamento oficial de Alive, chegando a ficar em terceiro lugar no Top Charts britânico. Em breve podemos esperar o lançamento da versão americana e futuramente um relançamento do álbum com faixas inéditas que não foram incluídas na versão standard de Alive.

O segundo álbum de Jessie contou com várias participações, tanto  na composição das letras como no vocal. Entre elas estão as cantoras Brandy e Sia (composição), os rappers Big Sean, Dizzee Rascal e a rapper de origem mexicana Becky G. Além das participações, Jessie tem trabalhado em trilhas sonoras de filmes. Ano passado lançou a Silver Lining (Crazy ‘Bout You) para o filme O Lado Bom da Vida, esse ano a cantora lançou Magnetic para o filme Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos; e Hero para Kick Ass 2, ambas as faixas estão disponíveis na versão Deluxe de Alive.

Vamos conferir o nosso faixa a faixa?

1. It’s My Party

Jessie inicia o álbum com It’s My Party, lançada mês passado como segundo single do álbum. Assim que foi divulgada surgiram comparações com Domino, um dos hits mais dançantes do primeiro álbum, por causa das batidas semelhantes. Se em Domino Jessie narrava uma aventura em uma festa, nessa ela já inicia o discurso de que estamos na festa dela, com suas próprias regras. A mensagem é de seguir o próprio caminho sem dar muita importância para os que os outros pensam, principalmente quando se tratam de pessoas que se incomodam com quem somos ou com a nossa personalidade. Confere o clipe:

2. Thunder

Essa foi a última música que Jessie compôs para o álbum, e se levada em conta isso, podemos dizer que ela fechou essa parte do trabalho com chave de ouro, já que esta é uma das melhores faixas do álbum, e que possivelmente será lançada como single por ser uma das favoritas da cantora. Com um ar nostálgico, Thunder possui certo equilíbrio entre as batidas suaves e o vocal potente de Jessie. É quando ela nos fala de força, superação e confiança, quando estamos numa tempestade e alguém nos mostra que é possível lutar contra a chuva.

3. Square One

Square One foi uma das primeiras músicas do álbum a ser cantada ao vivo por Jessie. Esta talvez seja a faixa que mais se conecta com o álbum anterior, há alguns arranjos e recursos que não acrescentam muito, mas o melhor de Square One é a franqueza com que Jessie fala de sentimento e da dificuldade de dar fim em um relacionamento complicado. Ela desabafa “Não quero andar de mãos dadas com um estranho. Não quero andar quando acabei de aprender a correr. […] Não quero voltar, voltar à estaca zero“. É uma das minhas favoritas.

4. Sexy Lady

Sendo talvez a faixa mais dançante do álbum, Sexy Lady segue a mesma linha de It’s My Party Domino, mas chega a ser melhor que ambas, poderia ter sido o primeiro ou segundo single do álbum. Jessie esbanja positividade, acompanhada de um arranjo de guitarra que dá ainda mais um up na música, por ser uma das mais chicletes talvez seja lançada como single em breve. É uma injeção de ânimo e autoestima, para se sentir bem consigo mesmo.

5. Harder We Fall

Seja qual rumo nós escolhemos seguir. Haverá altos e também haverá baixos. Oh nunca fugiremos dos nossos erros. Quanto mais caímos, mais tentamos“, é assim que começa uma das faixas mais legais do álbum. Harder We Fall tem uma pegada meio progressiva, começando lentinha que vai evoluindo aos poucos, sem perder a harmonia e calma. A positividade e a superação voltam como ponto de ligação a outras faixas.

6. Breathe

Outra aposta para possível single, Breathe é mais uma joia de Alive. Com uma introdução ao piano, a música progride numa melodia harmoniosa para falar de como um relacionamento pode ser intenso, “Eu quero te dar tudo de mim“. A composição da faixa teve colaboração da australiana Sia, conhecida pelos sucessos TitaniumShe Wolf, ambas em parceria com David Guetta.

7. I Miss Her

Aqui Jessie quebra um pouco o ritmo do álbum para inserir a música mais sentimental, emotiva e triste do álbum. I Miss Her fala da dor da perda, do quanto podemos ser abalados por perder alguém que amamos. A música se refere a alguém acometido do Mal de Alzheimer e de como essa doença rouba as pessoas antes mesmo delas partirem de vez. Jessie desabafa de forma sincera toda sua dor, uma música difícil para um ao vivo, por conta de sua carga emocional. Mas é onde a cantora mais mostra sua potencial vocal.

8. Daydreaming

Essa é uma das duas faixas favoritas de Jessie, e com certeza uma das mais distintas. A faixa tem um pouco de Synth Funk com elementos dos 70/80. É uma música divertida, mas não se encaixa muito bem no álbum, ainda que a cantora faça essa mistura de ritmos propositalmente. Mas relembrar os velhos tempos está na moda, Justin Timberlake, Janelle Monáe e Daft Punk que o digam.

9. Excuse My Rude (feat. Becky G)

Excuse My Rude foi divulgada bem antes do lançamento do álbum em um lyric video (abaixo) no canal da cantora no YouTube. A faixa tem colaboração da rapper de origem mexicana Becky G, e traz uma pegada de urban music com bastante dubstep. A música é outra forte variação na sonoridade do álbum, com um ar mais agressivo chega a lembrar um pouco o primeiro single da cantora, Do It Like a Dude. Ouça:

10. Wild (feat. Big Sean & Dizzee Rascal)

Esse foi o primeiro single de Alive, lançado em Maio desse ano. A faixa é mais uma urban, que trás a colaboração de dois rappers, o americado Big Sean e o britânico Dizzee RascalWild deixou todos em dúvida sobre o lançamento do álbum, já que não teve vendas satisfatórias. Talvez pelo excesso de rappers na música, onde apenas um se fazia suficiente, e a repetição constante dos versos do refrão. A música retrata bem a temática do álbum, “Se isto é um sonho não vou abrir os olhos. Estou dormindo? Não, estou viva“. Confere:

11. Gold

Gold é mais uma faixa muito boa de Alive, que provavelmente se tornará um single, talvez o próximo, rs. A música traz uma bela mensagem sobre o amor, Jessie proclama “Você me faz sentir como um ouro. Me mostre o amor como se eu nunca o conhecesse“, e quem nunca se sentiu assim? Lembra um pouco LaserLight, um pouco mais comportada e melosa.

12. Conquer the World (feat. Brandy)

Eis a melhor colaboração do álbum de Jessie J. Conquer the World é uma ótima música, mas ficou ainda melhor por ser um dueto com Brandy. As vozes das duas casam bem na melodia, que é uma baladinha muito bonita. Jessie escreveu a música para uma amiga que passava por problemas de saúde e para quem ela queria dizer “não atreva a desistir, juntos podemos conquistar o mundo“. Mais uma dose de positividade.

13. Alive

A faixa que intitula é também a que fecha a versão standard do álbum. Não é uma música muito marcante, mas tem um bom instrumental e uma mensagem legal: “Estamos vivos! Então, viva!”. 

14. Unite (Deluxe Only)

A primeira faixa bônus da versão Deluxe, pode não ter tido a força para entrar na versão standard, mas é uma das minhas favoritas. Também recebeu a participação de Sia na composição. A música tem boas batidas e uma letra bem sexy, uma pena ter sido colocada apenas como bônus.

15. Hero (Deluxe Only)

Hero foi escrita para compor a trilha sonora do filme Kick-Ass 2, que estreia dia 18 de Outubro aqui no Brasil. A música foi divulgada em um lyric video no canal da cantora do YouTube. Com uma batida bem agressiva e uma ótima letra, Hero é uma faixa que poderia muito bem compor a versão standard do álbum também. Ouça:

16. Magnetic (Deluxe Only)

A segunda música de trilha sonora do álbum, também lançada como bônus. Magnetic foi escrita para o filme Os Instrumentos Mortais: Cidades dos Ossos. A música tem uma batida frenética, mas não chega ser uma das melhores canções, mas se encaixa perfeitamente na temática do filme para o qual foi feita.

17. It’s My Party (All About She UKG Mix) (Deluxe Only)

E fechando a versão Deluxe, Jessie inseriu um remix do atual single no qual ela está trabalhando. Essa versão tem uma pegada anos 90, como ela mesma revelou que o álbum teria. Mas a faixa não acrescenta em nada ao álbum, poderia ter ficado apenas na coletânea de remixes de It’s My Party. Mas até que é válido como bônus.

Ficha Técnica

Jessie J -Alive (Deluxe Edition)

Álbum: Alive
Artista: Jessie J
Duração: 01:01:08
Lançamento: 23/09/2013
Gravadora: Universal Republic, Island Records, Lava
Gênero: Soul, R&B/Pop
Melhores Faixas: Thunder, Square One, Sexy Lady, Breathe, I Miss Her, Conquer the World, Unite, Hero

Redes Socais:
Facebook | Twitter | Instagram

Onde comprar:
SaraivaiTunes | Amazon | Jessie J Store

Espero que tenha curtido o post e o novo álbum da Jessie J. Se gostou, comente! Fique a vontade para sugerir álbuns para nossa sessão especial de música. Até o próximo!

Anúncios

6 comentários

    • Oi querida,
      A Jessie é, além de tudo, um amor. Adoro todas as músicas, tem sido minha cantora favorita atualmente, por isso a escolha de iniciar com o novo álbum dela.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Música brasileira? Claro, faz parte dos nossos planos com a coluna. Tem alguma sugestão?

      Beijos

      Curtir

    • Oi Camis,
      Fico feliz que tenha gostado da coluna e da escolha. Sua opinião é muito importante para mim, você sabe disso.
      A Jessie é meu amorzinho na música, hahahaha…
      Beijos

      Curtir

  1. JESSIE J ALÉM DE SER UMA EXCELENTE CANTORA, TEM UMA HISTÓRIA DE VIDA EXTREMAMENTE LINDA E COM UITO A ENSINAR ÀS PESSOAS.

    MUITOS ESCONDEM SUAS RAÍZES DEIXANDO-AS NO PASSADO JESSIE FAZ QUESTÃO DE DEMONSTRAR QUE É UM SER HUMANO SIMPLES E QUE SE AMA COMO VERDADEIRAMENTE É!!!

    MUITO ME AGRADA TÊ-LA COMO UMA DAS MELHORES CANTORAS DA ATUALIDADE NÃO SENDO MODESTA DIZER E AFIRMAR, QUE ELA É A MELHOR!!!

    JESSIE IS PERFECT SINGER!!!

    Curtir

  2. Olá Ademar,gostei muito da sua reportagem sobre Jessie J. É uma cantora com uma voz espetacular e é muito carismática com o público em geral desda juventude até os adultos com mais idades.Parabéns por você escolher essa cantora sensacional.

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s