A Agenda, de João Varella

Capa - A Agenda

 Para Carrano, escrever poesia era uma necessidade tão natural quanto a fome.
Sandra aparentava ter vontade de comer.
Mas comer o quê?
João Varella, A Agenda, pág.182

Se tem uma coisa que faço com frequência e que já virou mecânica é ver vídeos na internet, seja qual for o tema. Um dia desses no Youtube, um tinha como tema “A Existência como Doença”, discutindo basicamente o porquê dos livros de autoajuda fazerem tanto sucesso. Eu, por exemplo, me pergunto por isso quase todos os dias. Afinal, não atribuo tanto valor a esse tipo de obra. Claro que para alguns funciona, só não no meu caso. Gosto mesmo é daqueles livros que me deixam aflito, que tocam nas minhas convicções e no que eu tenho mais medo. Na sua ficção de estreia, João Varella conseguiu causar todas essas sensações e mais algumas outras.

A Agenda conta a história de Sandra Macedo, executiva de marketing conhecida pelo seu esforço e dedicação dentro da empresa Germano Thomas S.A. (GT). Como está sempre atribulada de tarefas em seu trabalho, Sandra deixa um pouco de lado sua vida amorosa, preferindo ficar com alguns homens esporadicamente.

Sandra é essencialmente uma profissional, tanto é que se relaciona somente com homens que não ponham em risco sua saúde mental e emocional. Qualquer sinal indicando que ela esteja gostando de outra pessoa é motivo para deixá-la aflita. Para ela, os únicos livros que merecem ser lidos são os didáticos e os técnicos; os de ficção são considerados inúteis. Embora essas atitudes mostrem uma Sandra racional e fechada, no fundo, ela almeja amar e ser amada. Quando Felipe, estagiário de Publicidade e Propaganda, passa a trabalhar na GT, Sandra vê a possibilidade de engatar uma relação, embora com várias dificuldades. A maior é que o relacionamento deles passa a ser notório, pondo em jogo um dos mantras de Sandra: não misturar a vida pessoal com a profissional.

Sandra possui uma agenda onde anota todos os seus compromissos. Dos triviais até os mais importantes, como horário de reuniões e entrevistas. Sem sua agenda, ela fica desnorteada e sem rumo, já que não é adepta de tecnologias. Um dia, Sandra perde sua agenda em um táxi, fazendo com que ela entre em desespero.

Quando me deparei com essa parte do livro, pensei que a busca pela agenda iria ganhar uma atenção especial na trama e, para minha felicidade, eu estava enganado. Não demora muito e ela encontra a agenda, cheia de escritos de um poeta de rua chamado Carrano.

No início, ela não gosta do fato da agenda ter sido rabiscada por um estranho, mas com o tempo percebe que as poesias dizem muito sobre ela. Dando até mesmo um novo rumo pra sua vida.

A partir desse ponto, fui me surpreendendo a cada capítulo. João Varella praticamente dá um “tapa na cara” do leitor. Mesmo sem querer eu fiquei fantasiando situações, que na verdade não aconteceram. Me senti completamente enganado ao final do livro, no bom sentido, é claro. Na verdade, se eu tivesse sido mais sensato veria que a fantasia não cabia ali.

João Varella
João Varella

A Agenda tem uma das mais belas diagramações que já vi. Quando olhamos os capítulos rapidamente, percebemos que não seguem uma ordem definida. Do capítulo 1 pula para o 2 e 3 (isso mesmo, dois capítulos num só).  Depois são representados em algarismos romanos. Contudo, não é necessário tentar articular os capítulos entre si. Na minha opinião, esses capítulos foram organizados de acordo com uma das manias de Sandra, que é ficar escrevendo números em ordem aleatória, misturando números com algarismos romanos.

João Varella é formado em Jornalismo, cofundador da Editora Lote 42 e criador do blog Trilhos Urbanos, no qual escreve principalmente sobre tecnologia, tema que está presente no seu romance de estreia e também no seu trabalho, já que ele é repórter de tecnologias.

Ficha Técnica

Capa - A AgendaTítulo: A Agenda
Autor(a): João Varella
Editora: Novo Conceito
Edição: 2013 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2013
Páginas: 240
Sinopse: Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretoria da holding onde trabalha. Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma filha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo…

Onde comprar:
Saraiva | Estante Virtual | Cultura

4 comentários

  1. Olá, Nélio.
    Ainda não conhecia esse livro, mas depois de ler a sua resenha fiquei intrigada!! Imagino que eu não seja tão metódica quanto a personagem, mas também anoto tudo na minha agenda e fico imaginando o que aconteceria se algum estranho a encontrasse e escrevesse nela!!!
    MEDO!!!! rs…
    Beijos
    Camis

    Curtir

    • Olá, Camila.
      Eu tenho vários amigos que são adeptos de agendas. Eu mesmo, gosto de anotar minhas coisas no papel.
      Se eu perdesse e alguém escrevesse poesias, eu acho que ficaria feliz, rsrs. Desde que me devolvesse antes de eu enlouquecer..

      Bjo!

      Curtir

  2. O livro é bem diferente do que estou acostumado a ler. Mas me pareceu que Sandra vai encontrar alguém que possa lhe deixar mais calma…

    Curtir

    • Mas é bom pegar umas coisas novas pra ler, né? Eu também não estou acostumado com esses livros, mas na maioria das vezes eu me surpreendo. Nesse me surpreendi também, no bom sentido.

      Esse livro é ótimo. Recomendo a leitura, pra você descobrir se a Sandra vai encontrar essa pessoa…

      Beijos!

      Curtir

Deixe um Comentário

