Esc@ndalo, de Therese Fowler

A Casa dos Amores Impossiveis

Juntos, representavam uma discreta, mas poderosa força da natureza. O amor faz essas coisas com as pessoas às vezes.
Therese Fowler, Esc@ndalo, pág. 10

A privacidade é um dos temas mais discutidos na atualidade. Na internet, principalmente, esse termo é frequentemente posto em xeque. Somos cercados de ferramentas muito úteis, mas que ao mesmo tempo retiram boa parte da nossa privacidade, entre elas cito o Facebook, que persiste em ser uma rede social segura, mas que frequentemente é envolvida em polêmicas por suas políticas de privacidade.

Como somos jovens e estamos crescendo em meio a diversas tecnologias, somos muito mais sujeitos a perder nossa privacidade. Enquanto isso, nossos pais ou familiares têm que lidar com essa realidade, que não é nada fácil para eles, já que a maioria sequer teve contato com algo parecido em sua juventude, como redes sociais. Em Esc@ndalo, romance de Therese Fowler, temos conhecimento do drama que a escritora passou ao ver seu filho envolvido em uma prática chamada sexting – referente à divulgação de conteúdos eróticos e sensuais através de celulares.

Adaptado do cartão-postal "Respect me, don’t sext me"
Adaptado do cartão-postal “Respect me, don’t sext me”

O sexting é o elemento que desencadeia toda a trama, que tem como protagonistas o casal Amelia e Anthony, adolescentes que veem sua vida íntima ser exposta quando Amelia pede que ele envie fotos dele nu para seu e-mail. Um dia, ela esquece seu computador em casa e Harlan (seu pai) consegue ter acesso a essas fotos. Como seu pai acha que Amelia é uma garota inocente, incapaz de salvar fotos daquele tipo, ele imediatamente chama a polícia para prender o rapaz, cujas feições ele reconheceu instantaneamente.

O que dificulta mais ainda a situação é o fato de que o casal namorava às escuras, pois o pai de Amelia jamais aceitaria que sua filhinha namorasse um rapaz como Anthony. Este é filho de Kim Winter, professora de artes na escola em que estudam. Assim como sua mãe, Anthony também se interessa muito por artes, mais especificamente, pelo teatro. Amelia e Anthony sonham um dia serem estrelas da Broadway, e farão de tudo para alcançar esse sonho juntos, mesmo Harlan querendo direcionar a filha para áreas “mais práticas”, como um curso de Administração.

O vazamento dessas fotos coloca em jogo não somente o sonho deles, mas também o sossego de seus familiares. Como Amelia ainda era menor de idade, Anthony poderia certamente ser preso acusado de “mostrar conteúdo impróprio para menores”. Já Kim Winter, sabendo do relacionamento de seu filho, poderia ser indiciada por saber dessa relação dele com uma menor e não ter comunicado aos pais dela.

Therese FowlerA intenção de Therese Fowler ao escrever esse livro, certamente era de alertar aos pais quanto ao perigo do sexting. Embora seja um tema importantíssimo e que merece ser discutido, creio que ela dramatizou muito a situação, ou melhor, enrolou muito com uma história que não permitia tanto. Quando cheguei à metade do livro, já estava cansado da leitura, que apesar de simples é descompensada pelo número de páginas, quase 400. Também achei exagerada a comparação do romance com Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Em minha opinião, é um fardo muito grande para o livro carregar, por mais que seja dito que é uma versão dos nossos dias da obra de Shakespeare.

Em algumas passagens, até me emocionei com a fofura do casal. Das obras que li envolvendo casais apaixonados, esta foi uma das que mais me convenceu. Não fiquei com nenhuma dúvida de que eles realmente se amavam e torci imensamente para que ficassem juntos no final.

Esc@ndalo foi publicado neste ano pela editora Novo Conceito. Além deste, a autora tem outro livro publicado aqui pela editora Suma de Letras, intitulado Souvenir, que também traz um romance entre dois adolescentes. Os outros livros ainda não publicados por aqui são Z : A Novel of Zelda Fitzgerald (2013) e Reunion (2009).

Indico o livro para quem gosta de um romance bobinho, não no sentido pejorativo. Para os que esperam um livro à la Romeu e Julieta, diminuam as expectativas.

Ficha Técnica

escandalo_frenteTítulo: Esc@ndalo
Título original: Exposure
Autor(a): Therese Fowler
Editora: Novo Conceito
Tradução: Henrique Amat Rego Monteiro
Edição: 2013 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2013
Páginas: 384
Sinopse: Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia… Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto… Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu.

Onde comprar:
SubmarinoSaraiva | Estante Virtual

6 comentários

    • Obrigado Soraya,

      Pois é, até então eu nem sabia o significado do termo sexting. É um tema que merece atenção e que tem se repetido com muita frequência. É o pós-modernismo na literatura, rsrs.

      Beijos!

      Curtir

  1. O tema do livro me parece bem interessante, até porque é muito atual. Só que não fiquei lá muito interessada quando do lançamento do livro, logo fiquei com a ideia de que seria mais um romancezinho água com açúcar, não que eu tenha algo contra, mas não estava muito no clima para esse tipo de leitura. Ainda não sei se lerei Escândalo, mesmo depois de ler resenhas positivas e tal, ainda não me interessei verdadeiramente pelo livro.

    Um beijão, Livro Lab

    Curtir

    • Olá Aline,

      Acho que o tema foi uma das poucas coisas que me fez ler essa obra, porque também não sou muito fã de romances “água com açúcar”. Espero que você leia um dia, mesmo assim. Vai que tu gosta 😀

      Beijos!

      Curtir

  2. Achei interessante a ideia dela tratar desse tema atual, mesmo que poucas pessoas ainda desconheçam.
    E ela deveria chocar mesmo com esse livro dela, pois meninas ainda continuam tendo suas fotos divulgadas e algumas até se matam por causa disso

    Curtir

    • Verdade Maurício,

      Eu fico triste toda vez que vejo uma situação desse tipo. É tanta hipocrisia e machismo que revolta.
      Quem dera mais autores se preocupassem com esses temas na literatura.

      Abraço!

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s