Esconda-se, de Lisa Gardner

Esconda-se

Fiz o possível para repassar a lista mais uma vez. Cidades, datas, codinomes. O tempo havia apagado mais as especificidades do que eu imaginava. Em que mês nos mudamos para St. Louis? Eu tinha dez ou 11 anos quando chegamos a Phoenix? E os nomes… Em Kansas City, nós havíamos sido Jones, Jenkins ou Johnson? Alguma coisa parecida.
Lisa Gardner, Esconda-se, pág. 44

Esconda-se conta a história de Annabelle Granger, uma mulher que, quando criança, foi obrigada a fugir de uma possível ameaça. Ameaça esta que apenas seu pai, professor de matemática, via em todo lugar, e que nem a polícia nunca considerou existir. Anos se passam e Annabelle continua nessas fugas, até que seus pais falecem. Sentindo-se mais segura, ela decide voltar para a cidade de onde saiu aos nove anos. O que ela não esperava era que estivesse havendo uma investigação e que, um dos corpos encontrados era de uma criança cuja identificação é “Annabelle Granger”.

Capa_viva para contar.inddEssa investigação, liderada pela detetive que intitula a série, tem como objetivo descobrir quem foi o responsável por matar e “guardar” seis corpos de crianças em sacos num armário, dentro de uma câmera subterrânea perto de um hospital psiquiátrico abandonado. E, embora esses homicídios possam ter acontecido a mais de trinta anos, o fato de um dos únicos corpos identificados ser de uma pessoa viva, muda tudo. Assim, cabe a D. D. Warren encontrar esse assassino. Mas uma série de novidades relacionadas ao caso começa a surgir, o que gera um perigo iminente para a segurança de Annabelle. O que a obriga, de certa forma, a esconder-se.

Para quem já leu algum livro da Lisa Gardner sabe que ela tem um tipo de escrita bem emocionante e envolvente. Sempre informações novas irão surgir e desconstruir todas as teorias do leitor, tornando tudo muito eletrizante, como todo bom thriller deve ser. E, como sempre digo sobre romances policiais, me agrada bastante perceber como a Lisa mostra o dia-a-dia desses profissionais, onde, mesmo sem perder o ritmo da narrativa, ela consegue apresentar problemas burocráticos existentes na execução das atividades desses profissionais, o que serve até como uma crítica. Pois, muitos casos poderiam até ser resolvidos com mais rapidez se o sistema permitisse mais “mobilidade”, digamos assim, para os policiais/detetives.

Um ponto alto no livro são os diálogos. A autora consegue fazer com que todo o clima de tensão não deixe que os profissionais percam o senso de humor, embora ela apresente isso de forma ponderada. E isso contribui para outra característica incrível: construção dos personagens. Todos possuem uma personalidade muito forte, mas não vejo como algo negativo. Esse tipo de característica faz com que você acabe lembrando alguns detalhes de cada personagem, mesmo depois que termina o livro. Como por exemplo, o humor negro característico da detetive Warren.

De certa forma, o início do livro me lembrou da história do filme “Um Olhar do Paraíso” (The Lovely Bones, 2009). Este filme conta a história de Susie Salmon, uma garota de 14 anos que acaba de entrar na adolescência, mas que não tem tempo de aproveitar a melhor fase da vida e acaba sendo estuprada e assassinada por um vizinho, que na verdade é um serial killer, que tem como hobby abusar e matar garotinhas.

Hide (7)-tile
Algumas capas pelo mundo.

Em relação ao projeto gráfico, essa foi uma das capas de livros da Lisa Gardner que menos me agradou. Não existe um motivo específico, apenas desgostei quando realizei uma comparação. Mas a diagramação está impecável, como já é de se esperar que a Novo Conceito faça.

Por fim, gostaria de deixar claro que essa ideia de publicar séries em ordem aleatória realmente me desagrada bastante. Para quem acompanha meus textos sabe que sou fã da Lisa Gardner e que meu livro favorito dela é um dos últimos da série com a Detetive D. D. Warren. Para quem leu os outros dois livros dela já publicados, perceberá que a personagem, em Esconda-se, ainda é um pouco mal construída, acredito que isso seja porque a autora ainda estava em fase de criação da personalidade da D. D. (visto que este é o segundo livro da série). Mas isso não tira o mérito da obra não, só ressalto que seria bem mais interessante ler os livros em sequência, e acompanhar esse crescimento a cada livro.

Curiosidades

  • A obra foi adaptada para TV, sob produção da TNT, em 2011. Ela contou com direção de John Gray e roteiro de Janet Brownell. Além disso, as duas protagonistas foram interpretadas por Carla Gugino, como D. D. Warren, e Bridget Regan, como Annabelle Granger.

Hide Poster

Sequência de publicação/Cronologia da série

1. Alone (2005)
2. Esconda-se (Hide, 2007)
3. The Neighbor (2009)
4. Viva Para Contar (Live to Tell, 2010)
5. Sangue na Neve (Love You More, 2011)
6. The 7th Month [Novela] (2012)
7. Catch Me (2012)

Postagens relacionadas:

Ficha Técnica

Esconda-seTítulo: Esconda-se
Título original: Hide
Autor(a): Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Tradução: Cássia Zanon
Edição: 2013 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2007
Páginas: 400
Baixe um Trecho: AQUI
Sinopse: Uma mulher que foi obrigada a fugir — desde criança— de uma possível ameaça. Uma ameaça que seu pai via em todo lugar, mas que a polícia nunca considerou. Um antigo e desativado sanatório para doentes mentais que pode ter muito mais a esconder entre suas paredes do que homens e mulheres entorpecidos por remédios. Uma história de rancor entre membros de uma mesma família que nunca conseguiram superar os episódios de violência doméstica que presenciaram. Um pingente que foi parar em mãos erradas — e a cena de um crime brutal: seis meninas mortas e mumificadas há mais de trinta anos. Agora, cabe à famosa detetive D.D. Warren descobrir quem foi o serial killer que cometeu esta atrocidade e que motivação infame deformou sua mente. Acompanhe D.D. Warren na solução de mais este complexo caso e encontre o inimaginável que está por trás de pessoas aparentemente comuns! 

Onde comprar:
Cultura | Estante Virtual | Saraiva

Anúncios

8 comentários

  1. Ainda não li nada dela, mas tenho dois livros na fila de leitura. Realmente, ouço falar muito bem da escritora e gosto bastante de thrillers, então tudo indica que vou curtir. Achei interessante você ter mencionado Um Olhar do Paraíso, um filme muito bom cuja história é contada sob uma ótica diferenciada, que foi o que mais me atraiu.

    Um beijo, Livro Lab

    Curtir

    • Olá, Aline. Tudo bem?
      Para quem curte thriller, a Lisa Gardner é uma excelente indicação.
      Espero que gostei.
      Quanto ao filme, ele é muito bom mesmo.
      Um beijo!

      Curtir

  2. Ainda não tinha ouvido falar da autora, mas gostei da sinopse do livro.
    E gostei de um dos pontos alto serem os diálogos, não são todos os autores que conseguem deixar os diálogos dos personagens interessantes.

    Quando tiver tempo, irei baixar o piloto da série

    Curtir

    • Olá, Maurício.
      Concordo com você, quando falou que alguns autores não conseguem deixar os diálogos interessantes. A Lisa realmente é fantástica quando escreve diálogos.
      Acho que deveria conhecê-la! 🙂

      E não é uma série, e sim um filme para TV.
      Abraço

      Curtir

    • Soraya, querida… Acho que você iria adorar a D. D. Warren e sua personalidade forte.
      E obrigado pelos elogios!
      Beijos!

      Curtir

  3. Olá, querido.
    Estou muito interessada em ler os livros dessa autora e inclusive já tenho o Viva Para Contar. O problema é que gosto de ler livros na ordem de publicação deles e não entendo porque a editora está publicando tudo aqui no Brasil fora de ordem! hehehe
    beijos
    Camis

    Curtir

    • Eu também gosto muito se ler os livros na ordem de publicação, Camila. Mas infelizmente isso não acontece por aqui. Algo que precisa ser pesquisado. hahaha
      E eu só vim saber que os livros da Lisa faziam parte de uma série, depois que li o primeiro publicado no Brasil (Viva Para Contar). Daí então, decidi continuar a ler…
      Beijos

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s