1º Encontro de leitores com a escritora e blogueira Clara Mello

encontro leitores Clara Mello

No dia 16 de janeiro, aconteceu o 1º Encontro de leitores do Blog da Clara em Teresina. O evento ocorreu no Espaço Cultural Oficina da Palavra, no centro da cidade, com entrada franca, e foi mediado pela jornalista Yala Sena, editora do portal CidadeVerde.com. Esse encontro constituiu-se num bate-papo literário entre a escritora e seus leitores, em que Clara falou um pouco sobre sua trajetória na arte literária, seus livros, o nascimento de seu blog e a ascensão de sua página no facebook, dentre muitas outras novidades e surpresas para os seus seguidores.

Com simplicidade e simpatia, a jovem escritora piauiense respondeu às perguntas dos curiosos presentes revelando, por exemplo, como surgiu a ideia para escrever seu primeiro romance, A Casa de Isabel, enquanto estava pulando Carnaval no Rio de Janeiro. Contou ainda sobre a publicação de seu primeiro livro, As Maluquices do Papai, quando Clara tinha apenas oito anos de idade e escreveu um livro para dar de presente a seu pai no dia dos pais.

Além disso, Clara Mello falou um pouco sobre sua paixão pela literatura; entre seus autores favoritos estão: Clarice Lispector, Lygia Bojunga, Affonso Romano de Sant’anna, Érico Veríssimo, Cecília Meireles. Clara também comentou sobre o apoio dos pais na sua orientação profissional, e como crescer numa família em que todos valorizam a arte foi importante no seu processo de crescimento pessoal e intelectual. No entanto, a jovem ressalta, não se tornou nem escolheu ser escritora, simplesmente, nasceu escritora.

O Blog da Clara foi o pontapé inicial para a menina tornar da escrita um hábito, pois rotineiramente, Clara começou a publicar seus textos, contendo seus pensamentos e suas reflexões, numa coluna do Portal Cidade Verde. Dessa forma, Clara foi conquistando cada vez mais um público fiel de leitores, que logo passaram a acompanhar seus passos, ou melhor, suas palavras, na sua página criada no facebook. A nova página na rede social alcançou ainda um número maior de admiradores e, atualmente, já ultrapassa o número de 47 mil seguidores, consolidando a grande popularidade de Clara e favorecendo a ela um futuro promissor no mundo das letras.

Dentre as novidades anunciadas aos leitores presentes no encontro, Clara divulgou o título de sua próxima publicação: o livro Blog da Clara, que conterá uma coletânea de seus textos, reflexões e poemas publicados no blog, ao longo dos três anos em que escreveu para o mesmo. Além dessa, Clara comunicou mais duas notícias exclusivas; revelou que está desenvolvendo um projeto de roteiro de cinema e que também pretende seguir essa carreira. E a outra novidade contada pela blogueira foi o projeto de escrever livros infantis. Clara afirmou que escrever para crianças é uma grande responsabilidade e que o futuro projeto será realizado em parceria com a ilustradora Fernanda Barreto, responsável pela edição e ilustrações de seu primeiro romance.

Em seguida, realizou-se a leitura de alguns poemas da autora. Um deles, o poema Aula de Latim, foi até selecionado num concurso cultural de poesia, e será publicado numa antologia junto com textos de outros autores também eleitos pelo concurso literário. Abaixo, confira o poema:

Poema Aula de Latim Clara Mello

No final do encontro, houve o sorteio de brindes para a plateia, além de um coquetel  para os convidados, oferecendo deliciosos brownies e salgadinhos. Por fim, a jovem escritora Clara Mello atendeu a todos realizando uma sessão de autógrafos ( inclusive consegui o meu 🙂 ).

Fotos

Encontro blog da Clara 1
Perdoem o amadorismo da foto.
encontro blog da clara 3
Eu recebendo o autógrafo 🙂

encontro blog da clara 2

Imagem do Blog da Clara
Imagem do Blog da Clara

6 comentários

    • Olá, Camis 🙂
      o encontro foi muito agradável e inspirador!
      Também torço muito para que a demanda de eventos literários se espalhe cada vez mais pelo país. Aqui há uma carência mediana de eventos literários, pois acontecem determinados encontros e feiras de livros anualmente, mas o grande problema está na pouca divulgação e no reduzido número de participantes. Pelo menos, com as redes sociais, devido à velocidade de propagação das informações, já parece haver um certo avanço na divulgação dos eventos para um público maior.
      Beijos!

      Curtir

    • Oi, Soraya! 🙂
      E foi mesmo! rs
      O encontro foi super divertido e construtivo, pois a Clara demonstrou ser uma pessoa muito simples e adorável. Eu já tinha lido o blog dela algumas vezes, mas confesso que me surpreendi com a pessoa que ela é, muito madura para a idade que tem. E mais surpresa estou agora, realizando a leitura de “A Casa de Isabel”, livro que ela escreveu aos 16 anos, mas que traz reflexões de uma pessoa adulta e esclarecida. Em breve, postarei resenha!
      Beijos!

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s