Resident Evil: Retribuição, de John Shirley

Resident Evil (RE), ou BioHazard no Japão, é uma franquia de jogos criada em 1996 por Shinji Mikami, como um produto da gigante Capcom. Além de ser uma das mais rentáveis, é também a que mais originou livros adaptados. S. D. Perry foi a responsável por escrever uma série de livros oficiais adaptados dos games. Ao todo foram sete livros lançados, cinco com adaptações diretas dos jogos e dois com histórias originais ambientadas no mesmo universo. Em seus livros, Perry segue fielmente o roteiro dos jogos, no entanto, com algumas adaptações para que a história se adeque à literatura. Os títulos são: RE: A Conspiração da Umbrella, RE: O Incidente de Caliban Cove, RE: City of the Dead, RE: Underworld, RE: Nemesis, RE: Code: Veronica e RE: Zero Hour.

Além da série de livros escritos por S. D. Perry, que é a mais conhecida, há também uma série de novelizações dos filmes de Paul W. S. Anderson. Dos cinco filmes assinados por Paul Anderson, produzidos pela Screen Gems, quatro foram romanceados. Quem acompanha a franquia no cinema sabe que existem outros filmes que não integram a série de Paul Anderson, como RE: Degeneration (2008) e RE: Damnation (2012), ambos dirigidos por Makoto Kamiya. Anderson transportou o universo de RE para o cinema em seis filmes, o último tem previsão de estreia para esse ano. São eles: RE: Genesis (2002), RE: Apocalypse (2004), RE: Extinction (2007), RE: Afterlife (2010), RE: Retribution (2012) e RE: Salvation (2014).

Cartazes do filme Resident Evil - Retribição
Cartazes do filme Resident Evil – Retribição

Entre esses filmes, apenas o quarto e o sexto não ganharam suas versões em romance, sendo que nos três primeiros a adaptação é assinada por Keith R. A. DeCandido e o quinto traz John Shirley como responsável. Entretanto, apesar de terem sido feitas novelizações que acompanhassem o lançamento dos filmes, apenas o quinto foi lançado aqui no Brasil pela editora Galera Record. Ultimamente estamos presenciando uma expansão no mercado editorial no que se refere livros derivados de jogos, só a Galera Record já publicou Assassin’s Creed, World of WarCraft, Battlefield 3, StarCraft II, Mass Effect, Diablo, Total War: Rome, entre outros que devem ser lançados ainda esse ano.

John Shirley, apesar de ter sido o responsável apenas por este volume das novelizações, não é inexperiente. O autor já tem vários livros publicados, já colaborou com muitos autores importantes como William Gibson e tem forte influência no gênero cyberpunk. Semelhantemente à RE, ele já romanceou outros filmes como Doom e Constantine, já escreveu romances sobre personagens de quadrinhos como Batman: Dead White e games como Bioshock: Rapture.

John Shirley
John Shirley

Apesar de ter sido adaptado do filme e não diretamente do game, RE: Retribuição preserva a essência da trama original, ainda que enverede por um caminho muito próprio através das mudanças do próprio Paul Anderson. No cinema, os filmes sempre receberam muitas críticas negativas, tanto pela inconsistência nos roteiros como pelas atuações não muito satisfatórias, sem falar no apelo excessivo à violência, abuso de efeitos especiais e explosões intermináveis.

Ainda assim o quinto título tem o diferencial de explicar muitas das incursões soltas inseridas por Anderson, além de trazer um resumo de tudo que já aconteceu até ali nos filmes. Isso permite que um novato possa acompanhar a trama sem a obrigação de ter visto os filmes anteriores. No livro, John Shirley segue a risca todo o roteiro do filme, no entanto, insere novos personagens e situações para que a história se encaixe melhor no novo formato. Ainda assim, não há obrigatoriedade de ler outros livros da série para entender, ainda que isso facilite e muito a leitura.

A princípio, o autor narra todos os fatos anteriores, em seguida joga o leitor numa sucessão de cenas sem uma ligação aparente entre elas. Um ponto positivo, já que o enredo não é entregue de graça e aos poucos vamos descobrindo tudo com boas doses de adrenalina. E aqui está o principal ponto negativo, o livro acaba por se exceder nas cenas de ação e torna-se uma corrida ininterrupta de lutas, tiros, explosões, sangue, monstros e mortes. Isso deixa de lado o desenvolvimento das personagens que, com exceção da protagonista Alice, parecem não ter a mínima importância para a história.

Nesse contexto, a Terra vive num cenário apocalíptico, devastada por zumbis e outros monstros gerados por variações do T-vírus. Alice é uma ex-funcionária da Umbrella que após perder seus poderes, fato contado nas histórias anteriores, precisa lutar ao lado de amigos junto à resistência, com o intuito de deter a expansão da Umbrella e de seus mortos-vivos. Outros personagens já conhecidos participam dessa história, entre eles Rain Ocampo, Carlos Oliveira, Jill Valentine (essa muito conhecida por quem joga RE), Ada Wong, Leon Kennedy e até mesmo Albert Wesker.

Cena do filme Resident Evil: Retribuição

Outro diferencial em RE: Retribuição é o foco dado à humanização de Alice, que até então era tida como uma máquina mortífera e imbatível, clonada sucessivamente. Aqui o autor aproveita para dar um ar mais humano para a personagem, usando uma criança como estalo para o despertar do lado maternal de Alice, e é nessa subtrama que uma única personagem é desenvolvida, ainda que tudo fique longe de parecer crível. Isso porque todos os personagens são levados à exaustão completa num momento e no momento seguinte conseguem vencer da forma mais óbvia o oponente que os massacrou na trama inteira. Mas não se pode cobrar demais, em RE o que importa para os fãs é a matança dos mortos-vivos – e dos vivos às vezes.

Por fim, é uma ótima leitura para quem já é fã da franquia, em especial dos filmes. Para que não conhece muito, essa é uma boa forma de saber mais sobre o universo de Resident Evil. É uma leitura rápida, mas pode não ser agradável para algumas pessoas, em especial para quem não curte carnificina.

Ficha Técnica

Título: Resident Evil: Retribuição
Título original: Resident Evil: Retribution
Autor(a): John Shirley
Editora: Galera Record
Tradução: Ryta Vinagre
Edição: 2012 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2012
Páginas: 304
Sinopse: A Terra está devastada por zumbis e aberrações geradas por mutações do T-vírus. Para sobreviver à nova realidade global, Alice luta ao lado de sobreviventes de um movimento de resistência e reencontra velhos conhecidos na contínua batalha contra a Umbrella Corporation e os mortos-vivos. Novelização baseada no roteiro de Paul W. S. Anderson (Resident Evil: O hóspede maldito, Mortal Kombat e Alien vs. Predador) para o filme Resident Evil 5: Retribuição. O filme chega aos cinemas pela Sony Pictures, em 14 de setembro, com Milla Jovovich e Michelle Rodriguez no elenco.

Onde comprar:
Cultura | Saraiva | Estante Virtual

Anúncios

2 comentários

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s