Corvo Negro, de Ann Cleeves

Corvo Negro, de Ann Cleeves

Estava dentro de casa, com um pequeno copo de uísque na mão, e viu o momento em que o comboio surgiu. Não quis pensar no que iriam fazer com a garota dos cabelos da cor da asa de um corvo. Pegou sua bebida e foi para a cama.
Ann Cleeves, Corvo Negro, pág. 90

Incrível como ler um romance policial sempre te faz querer ler mais e mais. Felizmente, a quantidade de histórias disponíveis atualmente é imensa, o que lhe proporciona conhecer vários lugares, histórias, dramas e assim, se divertir bastante. Devo confessar que não conhecia Ann Cleeves, mas fiquei impressionado com sua qualidade na escrita, além de ter adorado conhecer as ilhas de Shetland. Quando decidi ler Corvo Negro, e logo depois percebi que era uma série, fiquei meio desapontado, dado que a Record tem/tinha o terrível hábito de lançar as séries fora de ordem – como, por exemplo, a série do Peter Robinson, dos quais foram publicados cinco livros, sendo que não são os cinco primeiros. Mas, desconstruindo minhas suspeitas, este é o primeiro volume da série Shetland.

Autora Ann Cleeves visitando os sets de filmagem da série.
Autora Ann Cleeves visitando os sets de filmagem da série.

Como já podemos imaginar, o nome dá série faz referência ao cenário onde a história acontece e, como falei certa vez (acho que na resenha de A Caldeira do Diabo): adoro narrativa onde o personagem principal [digamos assim] seja o local e não as pessoas em si. Isso por que o autor aumenta a chance de entrelaçar tramas diferentes, sem se preocupar com um “desfecho para um personagem só”. Isso funciona bem em séries, já que um personagem pode se tornar o “centro” a cada novo livro.

Voltando para a trama central de Corvo Negro, a história é contada sob a óptica de quatro personagens. Inicialmente somos apresentados a Catherine Ross e sua amiga Sally Henry. As duas estão voltando da festa de ano novo, quando decidem visitar Magnus Tait – de longe o personagem mais complexo e sombrio da série. Ele é um velho senhor que vive isolado desde que foi acusado (mesmo sem provas) de desaparecer com Catriona Bruce, uma criança de sete anos. As duas outras pessoas que “narram” a história são: o detetive Perez, responsável pela investigação, e Fran Hunter, quem encontrou o corpo de Catherine [não é spoiller, tem na sinopse!].

Quando Catherine aparece morta, Magnus se torna o principal suspeito. Somente o detetive Jimmy Perez não está convencido disso. Então, ele decide investigar a vida da vítima e descobre coisas bem interessantes: (1) Ela era dona de uma personalidade muito forte; (2) Ela não era querida por ninguém; (3) Catherine possuía uma série de segredos, que vão sendo descobertos aos poucos, e fazendo com que qualquer um se torne suspeito. Com isso vem a questão: “Quem matou Catherine?”.

A priori, Corvo Negro possui uma estrutura bem simples, mas a criatividade de Ann para construir o psicológico dos personagens e desenvolver a trama é espetacular. Como sempre não simpatizei com a protagonista (?), ainda bem que ela já estava morta (risos!). A descrição das ilhas de Shetland me deixou bastante curioso. Olhem quão lindas são [apenas uma delas, para ilustrar]:

Lerwick: Uma das Ilhas de Shetland
Lerwick: Uma das Ilhas de Shetland

Quanto à diagramação, tudo já foi dito nas resenhas anteriores. A Record sempre trabalhando com qualidade. Só tenho mais é que recomendar bastante e esperar ansioso pelo segundo volume. Leia!!!

Muito bem, disse Perez para si mesmo. Então, se as coisas derem errado, a responsabilidade é minha. (p. 109)

Curiosidades:

  • Shetland (Season 01 e 02)A série foi adaptada para a TV, pela BBC Escócia, em 2013. Com duas temporadas concluídas, a trama é protagonizada por Douglas Henshall (detetive Jimmy Perez);
  • Apesar da história se passar em Shetland, a maior parte da filmagem foi feita no continente escocês.
  • Considerando que a série de TV utiliza os livros apenas como base para construção do roteiro, deve-se ressaltar que a primeira temporada [ou piloto] é composta por dois episódios e uma única história, baseado no romance Red Bones, terceiro livro da série.
  • Já a segunda temporada traz três histórias, sendo dois episódios para cada uma (ou cada livro), na sequência: Corvo Negro (1º), Dead Water (5º) e Blue Lightning (4º).
  • A terceira temporada está prevista para meados de 2015.

Sequência de publicação/Cronologia da série:

  • Corvo Negro, 2014 (Raven Black, 2006)
  • White Nights (2008)
  • Red Bones (2009)
  • Blue Lightning (2010)
  • Dead Water (2013)
  • Thin Air (2014)

Postagens relacionadas:

Trailer da Série Shetland (BBC One)

Ficha Técnica

Corvo Negro, de Ann CleevesTítulo: Corvo Negro
Título Original: Raven Black
Autor(a): Ann Cleeves
Série: Shetland
Editora: Record
Tradução: Carlos Duarte e Anna Duarte
Edição: 2014 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2006
Páginas: 352
Skoob: Adicione
Sinopse: Quando um de seus professores propõe à turma um trabalho sobre a região em que vivem, na Escócia, Catherine Ross decide fazer um documentário para mostrar os costumes locais. Porém, alguns dias depois, seu corpo é encontrado na neve. Todas as evidências logo apontam para Magnus Tait, um ancião que tem como única companhia um corvo e que, anos antes, foi acusado de matar a jovem Catriona Bruce. Mas ao procurar pelo documentário, o investigador Perez descobre que ele desapareceu. Agora, além de entender a conexão entre os crimes, ele precisará desvendar os segredos revelados pelo primeiro e único filme de Catherine Ross.

Compare e compre: Buscapé | Amazon

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s