Aventuras de Menino, de Mitsuru Adachi

Nostalgia é universal. Independente da maneira como seja abordado, esse tema sempre dialogará de perto com todo mundo. É disso que trata Aventuras de menino, de Mitsuru Adachi, que embora seja protagonizado por personagens masculinos, fala numa linguagem onde todos podem se encontrar e se entender. A pequena antologia de contos em quadrinhos (mangá) nos leva junto com seus personagens a fazer uma regressão ao passado, deles e nossos. Nostalgia pura.

Quem não sente certo pesar por algo que deixou de fazer no passado?; um sentimento de tristeza por não poder reviver momentos/pessoas que foram subaproveitados ou aproveitados demais?; uma saudade de alguém ou lugar que não é mais tão acessível assim quanto foi outrora?; ou ainda, quem nunca sentiu aquela saudade imortal de alguém que já se foi? Se você já se sentiu em algumas dessas situações, esse pequeno álbum irá dialogar diretamente com você.

Aventuras de menino (Screenshot 06)

Um verdadeiro mestre no que se refere a mangás, Mitsuru Adachi reúne em aqui sete historietas sobre adultos que regressam, ainda que só em pensamento ao seu passado para tentar resolver dramas não solucionados. Os capítulos são: Do outro lado da portaPerdidos na estradaHeróiUm arco da cor do céuMensagem enviadaA escada do tempo; e Caderno de desenho. Cada história traz uma narrativa independente, que ao final são entrelaçadas pela unicidade temática, a nostalgia e o desejo de ter de volta aquilo que se foi ou que passou.

Na primeira narrativa, Do outro lado da porta, o autor inicia com a frase “Aquele quarto era como como o bolso do Doraemon” em referência ao monstrinho japonês que fez parte da infância e do imaginário da maioria das crianças japonesas (e de outros países posteriormente). A partir daí, o protagonista já adulto se vê numa situação de frustrante decepção, eis que ele retorna ao seu passado e lugar de origem na tentativa de fugir do problema. Logo percebemos que seu retorno foi literal, dando ao conto um ar de realismo fantástico que se repete em Perdidos na Estrada, em que um grupo de jovens é atormentado pelo espírito de um amigo de quem eles não puderam se despedir direito e sobre quem lhes cai o peso de culpa, até que eles encontram seu desfecho; e em A escada do tempo, onde um garoto tem um vislumbre onírico da morte de uma pessoa que lhe é importante, o que lhe confere o poder de impedir. É a nostalgia às avessas, ou melhor, a prevenção de uma perda.

Aventuras de menino (Screenshot 02)

Herói Um arco da cor do céu tratam de amizade e família, sobre as diferenças e a importância que damos aos outros. Na primeira, acompanhamos um personagem também adulto que é assolado pelas memórias de ter abandonado um amigo na infância. Na segunda, um filho que, por admiração, insiste em seguir os passos do pai, exímio jogador de beisebol no colegial, e um pai frustrado pelo filho sem talento, que lhe causa vergonha entre os colegas. Em ambas, somos instigados a pensar o quanto às vezes não damos a devida importância para as pessoas que são importantes para nós, simplesmente por medo, vergonha ou por não atenderem as nossas expectativas egoístas.

Mensagem enviada fala de um amor pueril que não deu certo, e que já na vida adulta, por uma situação inusitada, pode retomar os rumos dantes pensados. É de longe a história mais fofa, delicada e engraçada do álbum. Um situação quase inverossímil, mas que é capaz de amolecer qualquer coração, principalmente pela delicadeza dos seus personagens. Por fim, Caderno de desenho também fala de um amor frustrado ainda na juventude e que reflete na infelicidade da vida adulta, permanentemente assolada pelas lembranças e arrependimento de palavras não ditas e atitudes não tomadas.

Aventuras de Menino (foto de Roberta Caroline)
Aventuras de Menino (foto de Roberta Caroline)

Minhas impressões sobre o álbum pouco dizem sobre o que de fato ele representa. Isso porque a experiência da leitura é única e suscita lembranças e impressões individuais em cada um. É por isso que vale experimentar, mesmo depois de saber do que se trata. Acredito piamente que Aventuras de menino possa agradar até mesmo quem não gostar ou não costuma ler mangás. Uma das coisas mais legais nesse álbum é que é o leitor quem conduz tudo, até mesmo sobre a veracidade dos fatos dentro da narrativa. Por vezes nos perguntamos se as ações estão de fato acontecendo (o que nos levaria para o realismo fantástico) ou se são apenas idealizações das próprias personagens.

Mitsuru Adachi
Mitsuru Adachi

Mitsuru Adachi tem uma verve e uma delicadeza singulares. É tido como um dos mestres justamente por saber trabalhar temas e gêneros tão distintos sem o menor déficit de qualidade em nenhum, isso sem mencionar seu traço sofisticado e rebuscado. Em sua obra constam inúmeros títulos sobre esportes, dramas e comédias, entre elas estão os populares Touch, Miyuki e Cross Game. Não obstante, ele foi um dos escolhidos para estrear a coleção de mangás da editora L&PM em 2011. Como que para atestar a qualidade de sua obra, este pequeno mangá foi selecionado para o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) em 2013.

A edição da L&PM é caprichada, preserva a identidade dos mangás, mas com a qualidade de livro. O álbum, editado aqui no Brasil sob o crivo de Alexandre Boide, segue o formato e tamanho dos demais livros da L&PM Pocket, com capa colorida, miolo preto e branco, papel de boa qualidade, mas com a sequência de leitura oriental (da direita para esquerda).

Vídeo de Apresentação dos Mangás L&PM

Ficha Técnica

Título: Aventuras de Menino
Título original: Boken-Shonen
Autor(a): Mitsuru Adachi
Editora: L&PM Pocket
Tradução: Adriana Kazue Sada
Edição: 2012 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2006
Páginas: 216
Skoob: Adicione
Baixe um trecho: AQUI
Sinopse: A série L&PM Pocket Mangá traz ao leitor brasileiro as melhores histórias e autores de quadrinhos do Oriente, com opções para todas as idades. Em Aventuras de menino, o mestre japonês Mitsuri Adachi explora, com a delicadeza que lhe é característica, a saudade da infância e a melancolia de tornar-se adulto.


Compare e compre: Buscapé | Amazon

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s