Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança, de George Lucas

Que a força esteja com você.
George Lucas, Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança, pág. 170.

Acho que eu descobri o que era ficção científica com Star Wars. Desde pequeno, ao assistir aos filmes, aquela era minha referência do que o gênero significava. Posteriormente acabei por conhecer as outras nuances da sci-fi, mas Star Wars foi a referência primária, e acredito que assim como eu, muitos que nasceram/viveram na década de 1990 também passaram por isso. Hoje, até mesmo fora do nicho ou até mesmo quem não gosta ou sequer viu os filmes, sabe dizer do que se trata essa franquia. Acontece que estamos entrando em uma nova fase para a franquia, e o que muitos achavam que estava morto e esgotado, agora ressurge e se renova.

Star Wars, Episódio IV - Uma Nova Esperança (Poster)
Pôster do filme

O primeiro filme de Star WarsUma Nova Esperança, estreou em 1977, mas já no final de 1976 o livro intitulado Star Wars: From the Adventures of Luke Skywalker já estava sendo lançado com assinatura de Alan Dean Foster (que também novelizou Star Trek). Foi o primeiro contato do público com o universo Star Wars, mas foi só com a estreia do filme que o livro começou realmente a vender. Vale lembrar que Alan Dean Foster foi contratado como ghost-writer, então apesar do nome de George Lucas estampado na capa foi Foster quem escreveu o romance com base no roteiro do criador da franquia.

Para quem já viu o filme, devo dizer que o livro é uma retratação fiel do mesmo, por isso talvez a leitura não se torne tão empolgante, mas só talvez. Isso porque quem é fã, vai adorar está em contato com a história mais uma vez, e há também aqueles que assistiram ao filme pela última vez há muito tempo atrás (que é o meu caso) e vai adorar relembrar de tudo com a leitura, além de se colocar diante do desejo de fazer uma maratona com os filmes, rs. Se você se inclui aqui, não tenho o que acrescentar, além do fato de que este livro é uma novelização fiel.

Agora se você sempre teve curiosidade de assistir Star Wars, mas nunca o fez, talvez o livro seja mais útil pra você. Através do livro somos apresentados ao principais personagens da franquia, sem falar que o processo de novelização faz uma contextualização e imersão no íntimo dos personagens que nem sempre é possível extrair do filme, se assistido de forma isolada ou despretensiosamente.

George Lucas escoltado por stormtroopers
George Lucas escoltado por stormtroopers

Aqui no Brasil, as novelizações da trilogia original de filmes Star Wars foram lançadas em uma edição de luxo e volume único pela editora DarkSide. Como trata-se de um universo muito amplo e de três romances, resolvi falar sobre cada um individualmente, assim os posts sobre as continuações deste volume, O Império Contra-atacaO Retorno de Jedi, virão posteriormente. Mas vamos ao que interessa, de que trata a história, para aqueles que ainda não estão inteirados.

Na trama, uma instância governamental denominada de Império tenta se impor como regime totalitário e de supremacia por todo o universo galáctico. Darth Vader, a figura mais icônica de toda a franquia, está no topo entre os oficiais do Império, tanto hierarquicamente como na sua crueldade. Nesse episódio, que é o quarto na cronologia dos filmes, entramos nesse universo com um ataque a uma nave que transporta a senadora Leia Organa, que é acusada de fazer parte de um movimento anti-imperialista chamado Aliança Rebelde. Além disso, ela é acusada de roubar informações sobre a Estrela da Morte, uma arma bélica capaz de destruir planetas inteiros em segundos.

Star Wars, Episódio IV - Uma Nova Esperança (Screenshot 03)
Estrela da morte

Na tentativa de manter as informações seguras e organizar um ataque aos planos maléficos de Darth Vader, Leia envia dois androides para contatar um antigo cavaleiro Jedi que está em isolamento no planeta Tatooine. Os androides são outras duas figuras emblemáticas da franquia, o brincalhão R2-D2 e o atrapalhado C-3PO. Mas antes de concluírem sua missão eles encontram com o jovem Luke Skywalker. E é assim que Luke encontra Ben Kenobi, um antigo amigo do seu pai já falecido. Através de Ben, Luke descobre muita coisa sobre sua origem, que seus tios com quem ele vive haviam escondido.

Darth Vader
Darth Vader

Em meio a uma confusão, originada com a fuga dos androides e com o envolvimento do garoto, os tios de Luke, seus últimos parentes, são assassinados. Já sem nenhum motivo para permanecer naquele planeta desértico, Luke parte com Ben Kenobi (ou Obi-Wan Kenobi) numa arriscada missão para resgatar a senadora Leia Organa e destruir a Estrela da Morte. Juntam-se a eles nessa empreitada, Han Solo e Chewbacca, uma dupla de quem eles alugam uma nave para a missão.

Aos poucos, as duplas que tem apenas um vínculo contratual, Kenobi/Luke e Solo/Chewbacca, vão se tornando amigos. Assim, as relações interpessoais vão ganhando forma e são elas que norteiam a maior parte da trama que se desenvolve nos demais episódios. Vemos Luke ganhando um mestre Jedi que por ter sido aquele que treinou seu pai, acaba assumindo um papel importante em sua vida também, e talvez seja seu último elo com sua origem. Han Solo por sua vez, se envolve com o garoto por ver nele uma faísca daquilo que ele próprio poderia ter sido, pela coragem que ele deixou ser suprimida pela covardia. Vemos também um pequeno trio amoroso entre Leia, Luke e Han Solo, que logo se desfaz, tendendo para o casal Leia e Han.

Star Wars, Episódio IV - Uma Nova Esperança (Screenshot 01)
Da esquerda para direita: C-3PO, R2-D2, Luke, Leia, Han Solo e Chewbacca

Mas devo parar por aqui, afinal é preciso imergir em todo o universo para ultrapassar a superficialidade proposital do que eu disse aqui. E a ideia é não ir muito além para permitir aos novatos que tenham uma experiência única. Isso porque, como eu disse no início do texto, estamos entrando em uma nova era do universo Star Wars. Mas antes é preciso dizer, aos que ainda não sabem, a franquia Star Wars composta pelos seis filmes já concluídos, é continuada com o que se chama de Universo Expandido, que é composto por inúmeros livros, quadrinhos e séries de animação. A história desses personagens (e de novos) seguem um fluxo contínuo, mas nem sempre uniforme.

No entanto, recentemente a Disney comprou a Lucasfilm, produtora original da franquia, e com isso surgiu o projeto para uma nova trilogia no cinema, que já estreia sua primeira parte no primeiro semestre de 2015. Para isso e para manter um respeito aos fãs que já vinham acompanhado o tal Universo Expandido, foi necessário organizar os livros já publicados com aqueles que oficialmente fariam parte de tal universo para que não entrasse em conflito com a trama já proposta, além de serem anunciados novos livros e séries animadas para compor tal universo. A notícia foi uma verdadeira bomba para o fãs e para o mundo nerd como um todo.

Timothy Zahn na Comic Con Experience 2014
Timothy Zahn na Comic Con Experience 2014

E não foi só lá fora que as coisas se intensificaram não. Aqui no Brasil, além do anúncio dos filmes, e do lançamento desta edição belíssima em capa dura com a trilogia orginal (fotos abaixo), a editora Aleph anunciou que publicará pelo menos 20 livros de Star Wars ao longo de dois anos. E as atividades já começaram na editora, nesse mês foi lançado o primeiro volume da Trilogia Thrawn, escrita por Timothy Zahn, que é a continuação imediata oficial da saga. O lançamento de Star Wars: Herdeiro do Império se deu durante a Comic Con Experience 2014 com a presença do próprio autor. Os outros dois volumes serão publicados em 2015, além de outros livros desse universo entre eles Star Wars: A New Dawn Star Wars: Kenobi, ambos de John Jackson Miller.

Como já deu para ver, é preciso correr contra o tempo quem quiser entrar na onda e começar a acompanhar a saga. Esta joinha de edição lançada pela DarkSide é uma boa forma de começar, uma maratona de filme também ajuda, no mais é ficar de olho nos lançamentos futuros e nos filmes que virão. E é isso, que a força esteja com todos vocês!

Star Wars, Episódio IV - Uma Nova Esperança (GIF 01)
Leia está de olho em você.

Detalhes desta edição:

Veja os detalhes da edição no nosso instagram:

Detalhe interno da Special Edition: Star Wars, A Trilogia pela editora DarkSide. (2/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

Star Wars, A Trilogia 😍👽👾 (3/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

Special Edition: Star Wars, A Trilogia – Episódio IV: Uma Nova Esperança, de George Lucas (4/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

C-3PO no detalhe da contra-capa da Special Edition de Star Wars, A Trilogia pela editora DarkSide. (6/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

Vídeos:

Trailer do filme Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Teaser trailer do filme Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

Ficha Técnica

Título: Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança
Título original: Star Wars, Episode IV: A New Hope
Autor(a): George Lucas (ghost-writer Alan Dean Foster)
Editora: DarkSide
Tradução: Antonio Tibau
Edição: 2014 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 1976
Páginas: 201/528
Skoob: Adicione
Sinopse: Lançado em dezembro de 1976, cinco meses antes da estreia no cinema, o livro foi o primeiro contato do público com Luke Skywalker, o jovem destinado a combater as forças mais poderosas de um Império do Mal, usando uma Força que ele não imaginava possuir. Assinado por Lucas, o livro foi adaptado de seu roteiro original com participação de Alan Dean Foster, autor de ficção de científica que três anos mais tarde ajudaria a desenvolver o primeiro longa-metragem da série Jornada nas Estrelas.

Compare e compre: Buscapé | Amazon | Buscapé (filmes)

2 comments

  1. Star Waaaaars! Minha franquia preferida, apresentada pelo meu pai quando era guri, a diferença dessa para as outras sagas é que ela não acaba nos filmes principais, tendo um Universo Expandido em quadrinhos, séries e livros com mais de 5.000 anos de história.
    Das trilogias a Clássica é a minha preferida, por me apresentar a essa história, mas a trilogia mais nova também tem um lugar especial por apresentar novos personagens e lugares o inesquecível evento da Ordem 66.
    Enfim, ótima resenha Ademar, aguardo o dos outros;😀

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Dan,
      Eu também conheci a franquia há algum tempo e sempre gostei muito. Estou super ansioso e empolgado pela nova fase da saga.
      Fico feliz que tenha curtido o post.
      Abraços

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s