A Verdade Sobre Nós, de Amanda Grace

A Verdade Sobre Nos, de Amanda Grace

Essas mentiras e meias verdades iniciaram algo que o arruinou, e sei que não é capaz de me perdoar, mas quero que se lembre de mim da maneira certa, de como tudo realmente aconteceu, e não da forma feia como tentarão fazer com que pareça.
Então, para você, para mim, para eles, aqui está:
A verdade sobre nós.
Amanda Grace, A Verdade Sobre Nós, Pág. 08

Amanda Grace, pseudônimo da escritora Mandy Hubbard, começou sua carreira com a publicação de Faça seu pedido (Ed. Gutemberg, 2013), um chick-lit que teve relativo sucesso aqui no Brasil. Mas, no meu caso, apenas conheci/me interessei pelo seu trabalho depois que vi a capa de divulgação de A Verdade Sobre Nós. Inicialmente imaginei que fosse apenas uma reimpressão com capa de filme – até cheguei a buscar pelos atores e ano de lançamento (risos). No entanto, esta capa foi criada exclusivamente para o livro.

De leitura bem simples e rápida, A Verdade Sobre Nós, é narrada em primeira pessoa pela protagonista, Madelyn. Ela é uma adolescente de 16 anos que todos os pais sonharam ter: inteligente e dedicada, sempre preocupada em realizar seus planos pautados nas realizações profissionais futuras, e que nunca se mete em problemas. Mas, diferente do que se via, Madelyn era frustrada, visto que, apesar de ser bem vista por todos, esta não era ela. Como a mesma menciona em determinado momento, embora não com essas palavras, ela precisava sentir/viver, correr riscos, ou seja, se permitir. Mas até aquele momento, não havia tido oportunidade/coragem.

Garotas inteligentes não deveriam fazer coisas estúpidas. (Pág. 10)

Seguindo o roteiro programado pelos pais, Madelyn (por ser uma garota exemplar e só possuir boas notas) acaba tendo a chance de participar de um programa desenvolvido para que alunos acima da média consigam terminar os créditos do ensino médio, já na faculdade. Acredite ou não, esse programa é muito comum nas escolas americanas. E, principalmente por isso, ela acaba conhecendo Bennett Cartwright, seu professor de Biologia.

A Verdade Sobre Nós (Capa original)
A Verdade Sobre Nós (Capa original)

O relacionamento entre eles começa como de forma padrão nos romances, eles começam a conversar sobre assuntos relacionados as atividades de classe até que um certo dia surge um clima. A protagonista esconde um segredo (neste caso, a idade) que prejudica o relacionamento de ambos. É nesse momento que percebemos que idade não é sinônimo de maturidade. Mas, como o livro é curto e a história simples, seria quase um crime falar mais sobre o relacionamento de ambos.

Apesar de ter achado bem interessante a ideia proposta pela autora (e todo o material de divulgação), após ler as primeiras páginas me perguntei se seria apenas isso: “Um romance trágico entre professor e aluna”. Mas a dúvida para saber qual era a “verdade sobre eles” me fez ler mais algumas páginas e, quando dei por mim, estava um pouco entorpecido com as confidências e revelações. E é, principalmente por isso, que preciso parabenizar a autora: fazer de um roteiro simples uma história envolvente e instigante, foi espetacular.

Considerando a fluidez da história, acredito que isto tenha se dado pela metodologia narrativa utilizada pela autora. Apresentar a história por meio de cartas/bilhetes/textos escritos de Madelyn para Bennet deixa o leitor ainda mais curioso e encorajado a continuar. Quem vai negar quão gostoso é ler correspondências alheias? Essa sensação de cumplicidade e/ou de estar fazendo algo ilícito é motivador, pois o leitor se sente instigado a acelerar a leitura para que não seja pego em flagrante.

Mandy Hubbard (a.k.a. Amanda Grace)
Mandy Hubbard (a.k.a. Amanda Grace)

Começar a narrativa do final da história, apesar de ser outro ponto forte do livro, foi arriscado por parte da autora, uma vez que isso poderia desencorajar boa parte dos leitores – mas não me afetou. A sensação que se tem é que alguém lhe contou um spoiller poucos minutos antes do clímax. Mas para aqueles que superam esse detalhe, a autora consegue surpreender a cada correspondência, a cada virar de página. Isso nos faz superar até o fato dos personagens já virem “vestidos em rótulos” [professor-adulto e aluna-menor-de-idade].

Por fim, só posso dizer que Mandy Hubbard (não consigo pensar nela mais como Amanda Grace) subiu muito no meu conceito. Depois dessa experiência, pretendo conhecer os demais trabalhos dela, em especial os publicados com seu pseudônimo: In Too Deep But, I Love Him!. Pelo que pude perceber nas buscas sobre eles, também se tratam de amores proibidos e arrebatadores. Sem contar que, apesar de romântica, a narrativa de Mandy não chega a ser “água com açúcar”.

Espero que você esteja preparado para “a verdade sobre nós”!

Postagens relacionadas

Ficha Técnica

A Verdade Sobre Nos, de Amanda GraceTítulo: A Verdade Sobre Nós
Título Original: The Truth About You and Me
Autor(a): Amanda Grace
Editora: Intrínseca
Tradução: Regiane Winarski
Edição: 2014 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2013
Páginas: 208
Skoob: Adicione
Sinopse: Madelyn Hawkins está cansada. Cansada de ser sempre perfeita. Cansada de tirar A em tudo. Cansada de seguir à risca os planos que os pais fizeram para ela. Madelyn Hawkins está cansada de ser algo que não é, algo que não quer ser. E então ela conhece Bennet Cartwright. Inteligente, sensível, engraçado. A seu lado, ela se sente livre e independente. Uma história que poderia muito bem ter um final feliz, não fosse por um detalhe: Maddie tem apenas 16 anos, e Bennet, além de ter 25 anos, é seu professor. Pressionada pelos pais a participar de um programa para jovens talentos, Maddie pula dois anos do Ensino Médio e vai direto para a faculdade, onde conhece e se apaixona pelo professor de biologia. O sentimento é recíproco, e para dar uma chance àquele novo relacionamento que lhe faz tão bem, ela decide não contar para Bennet sua idade. Não demora muito para que as coisas comecem a dar errado, e as consequências da farsa de Maddie ganham contornos devastadores quando a verdade vem à tona.

Compare e compre: Buscapé | Amazon

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s