Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca, de Donald F. Glut

Ninguém grande a guerra deixa (Mestre Yoda).
Donald F. Glut, Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca, pág. 278.

Há algum tempo, falei com vocês sobre a novelização do primeiro filme de Star WarsUma Nova Esperança, que na ordem cronológica da história é o quarto episódio. Pois bem, eis que dessa vez volto a falar sobre a saga com o quinto episódio, segundo volume da trilogia clássica. Como muita gente que nasceu no início da década de 1990, Star Wars fez parte da minha infância e adolescência. Foi também através dessa franquia que comecei a conhecer a ficção científica enquanto gênero. Eu me lembro de quando na infância eu lutava comigo mesmo para me manter acordado até tarde para assistir aos filmes, que sempre eram exibidos tarde da noite. Ler as novelizações é como mergulhar num poço de nostalgias e boas lembranças.

Pôster do filme
Pôster do filme

Mas vamos falar do livro. Contudo, antes de mais nada devo dizer que O Império Contra-Ataca faz parte da edição luxuosa, em volume único, da trilogia clássica lançada aqui no Brasil pela editora DarkSide. Para uma melhor abordagem, resolvi reservar um post para cada episódio da trilogia, este é o segundo e nas próximas semanas o terceiro e último será publicado. A partir daí nos dedicaremos ao universo expandido da saga, que está sendo publicado desde o ano passado pela editora Aleph.

É muito complicado falar sobre uma sequência sem soltar spoiler do episódio anterior, mas me reservarei a não revelar nada importante, caso você ainda não o tenha lido. Mas em Star Wars é muito difícil se manter livre de spoilers, isso porque já é uma história clássica, da qual muitas pessoas conhecem fatos mesmo sem ter lido ou assistido aos filmes, assim a leitura não reserva muitas surpresas pois é tal e qual os filmes. É mais para saborear as histórias sob um novo ângulo ou para relembrá-las, caso a trama não esteja nítida na memória. Ainda assim, se você é um navegante de primeira viagem pelo universo Star Wars e está tendo seu primeiro contato através deste livro, vou poupá-lo de qualquer revelação importante.

Bem, seguindo os acontecimentos do episódio IV (Uma Nova Esperança). A Aliança Rebelde — encabeçada pela turma de protagonistas: Luke Skywalker, Leia Organa, Han Solo, Chewbacca, C-3PO e R2-D2 — se instala nas terras geladas do planeta Hoth. Alimentado pelo ódio da baixa que sofreu no episódio anterior, o Lorde dos Sith, Darth Vader, está no encalço dos Rebeldes para um contra-ataque. Seguindo-os de perto, Darth Vader envia sondas para localizar seus inimigos por todos os sistemas nas rotas de fuga possíveis. Após localizar a nova sede da base Rebelde, as tropas imperiais investem usando todo o seu poder de fogo. Com a iminência clara da derrota, Leia ordena uma evacuação, mas as tropas imperiais estão no encalço da Millennium Falcon, já que é por meio dela que viaja a turma de protagonistas. Toda essa empreitada de Darth Vader é uma tentativa de capturar Luke, visto que o mesmo é uma ameaça ao Império pelo seu grande potencial, que vem causando um desequilíbrio na Força.

Walkers em ataque à base Rebelde
Walkers em ataque à base Rebelde

Enquanto Leia, Han, Chewbacca e C-3PO tentam fugir dos caças e destróiers imperiais com uma nave toda avariada, Luke recebe uma mensagem de Obi-Wan Kenobi instruindo-o a procurar um grande guerreiro Jedi no planeta pantanoso Dagoba, por quem deve ser treinado. O tal guerreiro trata-se do atarracado Mestre Yoda, uma espécie de alienígena com aparência de elfo de pele verde. Yoda reluta em treinar Luke, pois só consegue ver indisciplina e revolta no aprendiz de Jedi. Mas por insistência de Obi-Wan, o treinamento tem início.

Durante a fuga da Millenium Falcon, Han Solo procura a ajuda de um velho conhecido seu, Lando Calrissian, chefe de uma colônia de mineração no planeta Bespin. Em meio a várias reviravoltas, o grupo de Rebeldes não encontra o refúgio que esperava no lar de Calrissian, e eis que Darth Vader mais uma vez investe contra eles. Luke, pressentindo o perigo dos seus amigos, interrompe seu treinamento para ajudá-los e é quando mais uma vez enfrenta seu grande inimigo, o Lorde dos Sith.

Luke enfrenta Darth Vader
Luke enfrenta Darth Vader

Esse é um panorama geral do que se passa no livro/filme, e por ser o segundo de uma trilogia, tem um caráter transitório e de desenvolvimento. Desse modo, alguns pontos importantes da trama geral são revelados, assim como novos personagens importantes se somam aos demais. Entre eles merecem destaque o Mestre Yoda, Lando e o caçador de recompensas Boba Fett. O trio amoroso formado por Luke, Leia e Han, avança mais alguns passos, tendendo para o lado do piloto coleriano. Han Solo e Leia protagonizam cenas muito divertidas, com boas doses de humor e romantismo. É sem dúvida o casal mais legal das galáxias, rs. Ao enfrentar Darth Vader, Luke descobre uma revelação que mudará completamente sua vida. Uma informação que devastou milhares de fãs e se tornou um dos momentos mais sofridos do cinema.

Star Wars - O Império Contra-Ataca (Screenshot 03)
Prontos para uma nova aventura

George Lucas, criador da série, comenta na introdução que O Império Contra-Ataca foi um filme muito difícil de fazer, justamente pelo caráter de desenvolvimento que ele tem. O roteiro deveria dar continuidade ao que havia sido feito no filme anterior, assim como acrescentar coisas novas que pudessem ser amarradas ao episódio seguinte, que era o último. Segundo o diretor, a saga foi imaginada como sendo composta por seis episódios desde o início, mas foi após muitos anos que o criador resolveu contar o início de sua trilogia clássica, lançando uma trilogia de prequels compostas pelo episódios I, II e III. Embora muitos fãs não gostem muito dos prequels, toda a saga foi e continua amplamente cultuada desde o princípio.

“Precioso meu” — Mestre Yoda

Ao contrário do episódio anterior, que foi escrito por Alan Dean Foster como gosthwriter (com os créditos para o próprio George Lucas), O Império Contra-Ataca é assinado pelo escritor, diretor e roteirista Donald F. Glut, que escreveu Dinotopia, Spawn, a série New Adventures of Frankenstein, entre outros. Para a TV, Glut escreveu para séries infantis como Shazam!, Homem-Aranha, Transformers, Duck Tales, Tarzan, G.I. Joe e X-Men. Caso você esteja tendo o primeiro contato com a saga através desta trilogia, sugiro não ler as introduções que precedem cada episódio, pois nelas George Lucas parte do pressuposto que os leitores já assistiram aos filmes, assim ele dá alguns spoilers sobre a trama. Sugiro ler os extras ao final da leitura das narrativas. Por fim, devo dizer que vale muito a pena ler, seja para relembrar ou para conhecer. Mais uma vez, devo dar destaque para o belíssimo trabalho editorial da DarkSide (vide fotos abaixo).

#LeiaSciFi2015 Como citado no post anterior, aderi à ideia, proposta pelo site Posfácio, de ler mais Sci-Fi em 2015. Com isso, boa parte ou a maioria das minhas resenhas de 2015 serão nesse gênero. Se você gosta, não deixe de acompanhar, se não curte Sci-Fi, fique atento às dicas pois você pode se render completamente ao gênero.

Detalhes desta edição:

Veja os detalhes da edição no nosso instagram:

Detalhe interno da Special Edition: Star Wars, A Trilogia pela editora DarkSide. (2/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

Star Wars, A Trilogia 😍👽👾 (3/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

Special Edition: Star Wars, A Trilogia – Episódio IV: Uma Nova Esperança, de George Lucas (4/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

C-3PO no detalhe da contra-capa da Special Edition de Star Wars, A Trilogia pela editora DarkSide. (6/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

Vídeos:

Trailer do filme Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca (1977)

Teaser trailer do filme Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

Ficha Técnica

Título: Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca
Título original: Star Wars, Episode V: The Empire Strikes Back
Autor(a): Donald F. Glut
Editora: DarkSide
Tradução: Alexandre Matias
Edição: 2014 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 1980
Páginas: 160/528
Skoob: Adicione
Sinopse: Segundo ato da trilogia e título favorito de grande parte dos fãs, O Império Contra-Ataca desvenda a origem do herói Skywalker, e coloca frente à frente os dois lados opostos da Força. “Eu jamais poderia imaginar o nível dos laços emocionais que o público havia desenvolvido com Luke como um símbolo de bondade e Vader como a personificação do mal”, declarou George Lucas tempos depois.

Compare e compre: Buscapé | Amazon | Buscapé (filmes)

2 comments

    • Oi querida,
      Então, como eu acompanho a saga desde a infância, você deve imaginar como eu devo gostar muito, rs. E assistir/ler sempre vai ser um momento de muita nostalgia pra mim.
      Começar do início agora é um pouco complicado pela grande quantidade de coisas, e vem mais filmes por aí, mas nunca é tarde, né? rs
      Beijos

      Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s