Star Wars, Episódio VI: O Retorno de Jedi, de James Kahn

Você descobrirá que muitas das verdades às quais nos apegamos dependem em grande parte de nosso ponto de vista. (Ben Kenobi).
James Kahn, Star Wars, Episódio VI: O Retorno de Jedi, pág. 420.

Quem acompanha o blog sabe que eu sou um Padawan inveterado e que meu treinamento Jedi começou ainda na adolescência. Mas não posso deixar de registrar que, do ano passado para cá, aconteceu o que chamo de (re)despertar da Força em mim, se é que me entendem, rs. Mas isso também eu já falei por aqui (e aqui). Não sei se vocês já leram meus textos anteriores sobre as novelizações da trilogia original de Star Wars. Bom, este é o último, aquele que fecha a trilogia publicada em uma edição especial, volume único, pela editora DarkSide.

Star Wars - O Retorno de Jedi (Screenshot 01)
Rebeldes planejam um ataque à segunda Estrela da Morte

Depois da aventura iniciada no planeta Hoth, que culminou na captura de Han Solo, fatos registrados no episódio anterior, os heróis retornam ao planeta Tatooine para libertar seu amigo prisioneiro das guarras do temido Jabba, o Hutt. No entanto, o plano dos protagonistas não sai como o planejado, visto que a princesa Leia é capturada e Luke é sentenciado à morte por Jabba. Após uma luta nos desertos de Tatooine, o grupo foge e Luke volta ao planeta Dagobah para se encontrar novamente com Mestre Yoda. Nesse ínterim, Darth Vader está construindo uma segunda, e mais poderosa, Estrela da Morte, e os Rebeldes planejam um ataque à gigantesca arma bélica antes que ela seja finalizada.

Star Wars - O Retorno de Jedi (Screenshot 04)
Leia mostra sua destreza em uma speeder bike

Em um ritmo acelerado, o autor James Kahn narra uma série de reviravoltas que se desdobram até a Batalha de Endor, um dos fatos mais importantes no universo Star Wars. Essa batalha, sobre a qual não irei comentar nada, é o marco que divide de forma geral a cronologia de toda a Saga, incluindo aí o Universo Expandido com seus prequels e sequels. Além disso, as personagens estão abaladas emocionalmente pelas constantes batalhas contra o Império até o momento, em especial Luke, pela revelação que lhe foi dada no episódio anterior.

Por ser o episódio final que fecharia, naquela época, a saga idealizada por George Lucas, temos aqui alguns pontos finais e nós atados. Mas ainda assim, pela grandiosidade da Saga, que envolve vários personagens cativantes com suas histórias paralelas, é preciso partir para a trilogia criada posteriormente, mas que precede a trilogia original na cronologia da trama. É aí que sabemos a origem de muitas coisas e as pontas que ficaram soltas são amarradas.

Star Wars - O Retorno de Jedi (Screenshot 05)
Darth Vader e Luke lavam a roupa suja

O livro, por ser uma novelização, acompanha de perto todos os eventos do filme e dá um desfecho emocionante e digno de nota para os fãs. Dificilmente alguém que assiste/lê a trilogia não se apaixona pela verve inventiva da saga de George Lucas, na qual até seres robóticos são dotados de muita simpatia e humor. Mas olhando para além disso, Star Wars é ainda uma alusão às principais formas de governo e sistemas políticos, com vistas a mostrar a importância de um sistema republicano, mas ao mesmo tempo como é difícil concretizá-lo quando há conflitos de interesses entre os líderes governantes. Essa dificuldade de implantação da Nova República após a derrubada do Império é retratada em Star Wars: Herdeiro do Império (Ed. Aleph), de Timothy Zahn, que se passa cinco anos após os eventos de O Retorno de Jedi. Falarei sobre Herdeiro do Império no próximo post sobre Star Wars.

Star Wars - Return of the Jedi
Pôster do filme

E como já disse em posts anteriores, Star Wars é uma ode à amizade e à coragem, ao poder da fé e ao poder de acreditar em si mesmo. Talvez seja preciso olhar para além da sci-fi para entender a grandiosidade da obra e entender como um grupo de personagens em um cenário infinito (o universo) possibilitou a consolidação de uma franquia que se expande e se renova sempre. A prova disso é a quantidade de livros escritos para contar as possíveis histórias precedentes, as continuações e até mesmo as paralelas; assim como a infinidade de mídias em que essas histórias são retratadas e até mesmo a criação de um novo projeto para dar sequência à trama em sua mídia original, o cinema.

Star Wars é sempre apaixonante e recomendável, seja para principiantes, seja para velhos Jedis que queiram manter sempre acesa a chama da Força que há em cada um. Se querem uma opinião geral sobre essa edição especial da DarkSide: vale a pena ter!

#LeiaSciFi2015 O Cooltual aderiu à proposta do site Posfácio, de ler mais Sci-Fi em 2015. Com isso, boa parte ou a maioria das minhas resenhas nesse ano estão sendo/serão nesse gênero. Se você gosta, não deixe de acompanhar, se não curte Sci-Fi, fique atento às dicas pois você pode se render completamente ao gênero.

Detalhes desta edição:

Veja os detalhes da edição no nosso instagram:

Detalhe interno da Special Edition: Star Wars, A Trilogia pela editora DarkSide. (2/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

Star Wars, A Trilogia 😍👽👾 (3/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

Special Edition: Star Wars, A Trilogia – Episódio IV: Uma Nova Esperança, de George Lucas (4/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

C-3PO no detalhe da contra-capa da Special Edition de Star Wars, A Trilogia pela editora DarkSide. (6/6)

A photo posted by Cooltural (@cooltural) on

Vídeos:

Trailer do filme Star Wars, Episódio VI: O Retorno de Jedi (1982)

Teaser trailer do filme Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

Postagens Relacionadas

Ficha Técnica

Título: Star Wars, Episódio VI: O Retorno de Jedi
Título original: Star Wars, Episode VI: Return of the Jedi
Autor(a): James Kahn
Editora: DarkSide
Tradução: Érika Lessa e Peterso Rissatti
Edição: 2014 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 1980
Páginas: 160/528
Skoob: Adicione
Sinopse: Preparar este capítulo final foi um grande desafio para George Lucas: “Eram tantas as tramas que precisavam de resolução… Han Solo precisava ser resgatado. Leia deveria escolher entre Luke e Han. Luke tinha que decidir se juntaria forças ou combateria seu pai. Yoda e Ben precisavam revelar quem seria a ‘outra’ esperança dos Jedi”. O Retorno de Jedi foi adaptado por James Kahn, mesmo autor de outro sucesso da editora DarkSide®, a versão romanceada de Os Goonies, cuja edição limitada em capa dura esgotou em menos de um mês nas livrarias.

Compare e compre: Buscapé | Amazon | Buscapé (filmes)

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s