| Animê | Sailor Moon Crystal (Bishōjo Senshi Sērā Mūn Kurisutaru)

Em junho de 2012, fora anunciado, no aniversário de 20 anos da obra nipônica Bishoujo Senshi Sailor Moon, que seria realizado um remake comemorativo do anime, com o intuito de seguir fielmente o mangá, uma vez que o anime da década de noventa não o fazia. Lógico, isso foi motivo de bastante algazarra entre os fãs, que comemoraram como se não houvesse amanhã, abrindo garrafas de champanhe e fazendo churrascos nas lajes de suas casas.

Mas o tempo foi passando. Meses. Um ano. E nada da prometida nova animação de Sailor Moon. Os fãs já estavam sendo acometidos por uma desesperança interna quando, finalmente, em julho de 2014, saiu o primeiro episódio de Sailor Moon Crystal, que acompanhamos até os dias de hoje.

O novo fantasiado de antigo

Sailor Moon Crystal veio nos trazendo a mesma história de Usagi Tsukino, que, para os desavisados, é uma atrapalhada colegial japonesa que tem sua vida mudada após salvar uma gatinha de rua que começa a falar com ela e dizer que ela agora é uma super-heroína, guardiã do poder da Lua, e deve lutar contra o mal a favor do amor e da justiça.

Mas, diferentemente da animação à qual estamos acostumados, os demais episódios de Crystal não são carregados de puro e simples humor e trapalhadas, eles vêm nos apresentando uma trama repleta de drama. Uma trama densa e sombria que mostra que nos corações das garotas mágicas, existe muito mais do que trapalhadas e paixões frívolas.

Lógico, os que já haviam lido o mangá esperavam por isso, uma vez que o foco do mangá não é a comédia e sim as complicações e relações dos antigos habitantes do Milênio de Prata com seus vizinhos terráqueos e os inimigos que ameaçavam a ambos. Mais especificamente, a relação da princesa Serenity, reencarnada como Usagi, com o príncipe Endymion, reencarnado como Mamoru Chiba. Mas, aqueles que haviam tido o contato apenas com a obra animada sofreram um certo baque ao enfrentar essa nova realidade, lembrando com saudades do humor leve dos anos 90.

Sailor Moon Crystal 03As decepções

Mas, a falta do humor de sempre nem de perto foi o problema que incomodou os fãs mais ferrenhos da obra. As reclamações ficaram por conta da falta de investimento da Toei na animação que vem apresentando diversos problemas no character design das personagens, nos apresentando a um erro estranho a cada novo episódio, como dedos longos demais na Sailor Mars, uma barriga meio esquisita na posição da Sailor Mercury, algumas deformidades no rosto da Sailor Moon, dentre muitas outras reclamações do fandom.

Sailor Moon Crystal 04

Mas, na minha singela e humilde opinião, o anime Sailor Moon Crystal possui um design bastante superior à animação clássica. A transformação das sailors está visualmente muito mais bonita, com um leve toque em 3D que nos proporciona uma experiência visual ímpar. Lógico, os “bugs” assinalados pelos membros do fandom são realmente encontrados, mas… apenas para aqueles muito, mas muito atentos mesmo ao traço da animação. Porém, são inúmeros os animes que também possuem os temidos “bugs” no decorrer de seus episódios, e até mesmo a versão clássica de Sailor Moon possui os seus, como uma cintura absurdamente fina da Usagi em algumas cenas entre outras coisas.

Portanto, não é hora de reclamarmos de barriga cheia! É hora de aproveitarmos o que esperamos durante tantos anos! Vamos aproveitar que Usagi está de volta a ativa e que o fandom está crescendo cada vez mais a cada dia! E, lógico, aproveitar que, finalmente, uma editora conseguiu trazer a obra para território nacional! (Crystal possui o intuito de ser mais fiel ao mangá mas não é 100%, então nem pense em desistir de ler a obra só porque Crystal está a sua disposição, O.K.?) O fandom de Sailor Moon não viveu um momento tão glorioso em 20 anos! É hora de aproveitarmos e não de reclamarmos como se isso fosse algo ruim, porque nem de longe o é! E, para você que não conhece a obra ainda, é a oportunidade perfeita para ter o seu primeiro contato com o shoujo mais aclamado de todos os tempos. Arrependimentos não são uma opção!

Sailor Moon Crystal

Anúncios

Um comentário

  1. Acredito que é uma questão de gosto tudo…
    Eu achei que o “novo design” das personagens ficou muito feio, grosseiro, o tamanho da cabeça, que por fim parece um tufo gigante de cabelo, as pernas muuuuuito longas, os olhos estão com traços muito grosseiros e juntos, me incomoda um pouco ao olhar, não combina, sei lá.
    Acho que o original combina muito mais com as personagens, o atual perdeu a expressão. Difícil explicar, só sei dizer, em simples comparação que Crystal parece um genérico feito por quem nunca viu o original, só ouviu falar!
    Como hoje estou quase nos 30 é meio difícil de me acostumar com algo diferente assim, mas talvez quem nem pensava em nascer no início e meio dos anos 90 goste!

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s