| Resenha + Sorteio | A Vida de Philip K. Dick, de Anthony Peake

Quem acompanha o blog e nossas redes sociais sabe que Philip K. Dick (PKD) é o meu autor favorito. Para mim, ele é aquele tipo de autor que sei que vou querer ler qualquer coisa, e que possivelmente irei gostar. Tendo lido a maioria de suas obras disponíveis em português aqui no Brasil (e não são mais de 10 títulos de uma obra que soma mais de 40), não tinha lido nenhuma biografia dele até então. Há pouco tempo, a Editora Seoman publicou a primeira biografia do Philip K. Dick em português (e são muitas), intitulada A Vida de Philip K. Dick: O Homem que Lembrava o Futuro e assinada por Anthony Peake.

Se você ainda não conhece PKD, precisa saber que ele é um dos maiores escritores norte-americanos de ficção científica (sci-fi). Sua obra é composta por 44 romances e mais de 120 contos. Muito do seu trabalho já foi adaptado para o cinema e para TV, por isso é bem provável que você o conheça mesmo que indiretamente através de um dos filmes baseados em sua obra. Só para constar, são de ideias dele os filmes: Blade Runner: O Caçador de Andróides, Minority Report: A Nova Lei, O Pagamento, Os Agentes do Destino, O Vingador do Futuro, entre tantos outros.

PKD fazendo pose ao lado de Ridley Scott
PKD fazendo pose ao lado de Ridley Scott

Atualmente aqui no Brasil, PKD é publicado pela Editora Aleph, que já lançou seis de seus romances e uma coletânea com os contos que foram adaptados para o cinema (edição exclusiva e inédita). No entanto, PKD já era publicado aqui no Brasil desde as décadas de 1970 e 1980, com alguns títulos e edições em sua maioria esgotados, encontráveis apenas em sebos. Posteriormente, a Editora Rocco publicou três livros do autor, mas parece ter seguido o praxe e desistido, talvez pela popularidade não tão notória do autor até então. No entanto, ter acesso à biografia escrita por Peake é uma maneira de conhecer a princípio e conhecer um pouco mais sobre PKD. Ler um livro do Philip K. Dick é ratificar a certeza de querer ler tudo dele.

Peake dividiu sua biografia philipkdickiana em três partes: a biografia, a explicação esotérica e a explicação neurológica. A primeira logicamente é a mais óbvia, temos um panorama completo da vida de PKD e sua obra, com base em pesquisa vasta e diversos documentos consultados pelo autor. As outras duas são propostas do autor para explicar os fatos estranhos e curiosos que regiam a vida de PKD. Caso não saiba, PKD viveu muitos fatos curiosos, muitos de caráter gnóstico e sobrenatural, por boa parte de sua vida a ficção se misturou com a realidade e vice-versa.

PKD e uma de suas ex-esposas, Tessa Dick.
PKD e uma de suas ex-esposas, Tessa Dick.

A biografia nos apresenta como foi a infância de PKD, as constantes mudanças de lugar e de escolas nessa fase; como conseguiu seu primeiro emprego; como se tornou escritor; e como foi sua movimentada vida amorosa, que resultou em cinco casamentos e três filhos. À medida que vamos conhecendo fatos da vida de PKD, entendemos muito dos pormenores de sua obra, que são sempre repletas de referências da sua vida passada e futura. Isso mesmo, o título da biografia de Peake vem do fato de que PKD escreveu em seus romances muitos episódios que coincidentemente e posteriormente acabaram acontecendo em sua vida real, de uma forma igual ou similar com ele e/ou com aqueles ao seu redor.

Com base em entrevistas com amigos e, em especial, com suas ex-esposas Anne e Tessa Dick, Peake vai nos introduzindo à deterioração da vida de PKD até sua morte precoce aos 54 anos de idade, em 1982. Um dos fatos curiosos sobre sua morte é que PKD já havia visto anteriormente em sonho uma cena na qual ele via um homem morto da mesma maneira como ele foi encontrado antes de ser levado para o hospital onde morreu. Essa coincidência está registrada em uma de suas cartas. Outro caso curioso é que PKD acreditava ser guiado por uma entidade paranormal, uma voz, que inclusive chegou a alertá-lo de uma doença grave em seu filho Christopher, que acabou sendo salvo após ser levado ao médico. É com a proposta de explicar esses fatos sob os vieses esotérico e neurológico que Peake desenvolve as duas últimas partes da biografia.

PKD adorava gatos
PKD adorava gatos

Devo dizer que as tentativas de explicação por parte de Peake, por vezes tendem a ser enfadonhas e repetitivas, mas não posso dizer que não sejam curiosas e pertinentes. Todavia, na minha opinião, o melhor do livro se concentra na primeira parte, que felizmente é a maior e que traz muitos detalhes até então inéditos para mim, que leio quase tudo que vejo sobre o autor.

A edição da Seoman é bem cuidada. Devo parabenizar a editora pelo cuidado com a tradução e o material adicional. O livro foi traduzido pela querida Ludimila Hashimoto, que já traduziu boa parte das obras de PKD publicadas por aqui (Ubik; Os Três Estigmas de Palmer Eldritch; Fluam, Minhas Lágrimas, Disse o Policial e Realidades Adaptadas). Além de uma sessão de fotos, típica do gênero, a biografia traz uma apresentação de Lúcio Manfredi, grande conhecedor e fã de PKD, e um prefácio assinado por Ronaldo Bressane, que traduziu Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, romance de PKD que deu origem ao filme Blade Runner. Vale muito a pena ler para  conhecer um pouco desse autor que possuía uma das verves mais inventivas e criativas que já vi.

Drops

  • Em breve, a Editora Aleph publicará a biografia romanceada de PKD, Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos, do francês Emanuel Carrère.
  • Para saber mais sobre o autor e sua obra, acompanhe nossa fanpage exclusiva: Philip K. Dick Brasil.
  • Durante seus 30 anos de carreira, Dick publicou 121 contos e 44 romances, além de escrever um diário que nunca foi publicado integralmente e que contém cerca de 1 milhão de palavras, chamado Exegese.

Sorteio

Em parceria com a fanpage Philip K. Dick Brasil e a Editora Seoman, estamos sorteando um exemplar da biografia. Participe no link abaixo:

Ficha Técnica

Título: A Vida de Philip K. Dick
Título Original: A Life of Philip K. Dick
Autor(a): Anthony Peake
Editora: Seoman
Tradução: Ludimila Hashimoto
Edição: 2015 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 2013
Páginas: 272
Skoob: Adicione
Ler um trecho: AQUI
Compare e compre: 
Buscapé | Amazon

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s