| Wrap Up | Leituras de Setembro (2015)

Leituras de Setembro 2015Desde agosto, eu venho registrando minhas leituras nesses posts mensais. Assim, (1) posso fazer um pequeno relatório de como foram minhas leituras do mês, (2) posso falar um pouquinho de cada até que saia a resenha, ou disponilizar o link caso já esteja no ar, (3) para que eu possa me incentivar a ler mais a cada mês, e a vocês também. Se você acompanha nosso Instagram, já deve ter percebido que costumo estipular uma TBR mensal como ponto de partida, embora as vezes ela se modifique ao longo do mês.

Setembro foi uma mês de leituras muito interessantes, e fiquei muito feliz comigo. Consegui cumprir algumas metas mesmo em meio a alguns problemas e contratempos que tive. Ao todo, eu li 09 títulos, entre livros e quadrinhos, totalizando 2.496 páginas. Como no mês passado, não consegui ler dois dos títulos da TBR inicial, mas li outros que não estavam previstos. Vamos a eles, na ordem em que foram finalizados:

Codename: Sailor V – Vol. 1, de Naoko Takeuchi – Eu li esse mangá para escrever um texto sobre ele para a Revista Neo Tokyo, que deve chegar às bancas em breve. O mangá conta a história da Minako Aino, a Sailor Vênus, primeira das guerreiras com roupa de marinheiro. Posteriormente o mangá se expandiu e deu origem ao mangá Sailor Moon que trouxe o grupo completo de guerreiras representando a Lua e os planetas. Sailor V é muito divertido, pode render boas gargalhadas aos fãs.
Nota: 💚💚💚💛💛

✒ O Estranho Caso do Yoda de Origami, de Tom Angleberger – Há muito tempo queria ler esse livro, simplesmente por fazer referência ao personagem Yoda, de Star Wars. Quando ganhei ele da Natália ❤️, li de imediato e foi uma leitura muito prazerosa. É um daqueles livrinhos infantis com história fofinha e com uma ótima mensagem ao final. E o Yoda de Origami é realmente um mistério, rs. Ri muito. Vale a pena.
Nota: 💚💚💚💚💚

✒ As Vidas e as Mortes de Frankenstein, de Jeanette Rozsas – Eu gosto muito do trabalho da Jeanette Rozsas, autora de As Sete Sombras do Gato e Kafka e a Marca do Corvo. Tive a oportunidade de ler seu novo livro em primeira mão, antes da publicação, e de reler a versão final, publicada pela Geração Editorial. Com a experiência da escritora, que sempre se baseia em pesquisa minuciosa, o livro mistura história e ficção ao juntar parte da biografia de Mary Shelley com a criatura que ela criou, numa mesma trama. Dica para o mês do horror. 😱
Nota: 💚💚💚💚💛

A Outra Volta do Parafuso, de Henry James – Esse é um clássico do terror da literatura norte-americana. Em A Outra Volta do Parafuso temos uma história de fantasmas de arrepiar, contada ao estilo Clube do Terror. Uma governanta é contratada para cuidar de duas crianças, numa fazenda nos arredores de Londres, e de repente ela passa a perceber a presença de pessoas que já morreram. 👻 Uma leitura muito bacana e ótima dica para o mês do horror também. A resenha já está no ar.
Nota: 💚💚💚💚💚

✒ Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa – Esse é o livro com o qual estou trabalhando no meu projeto de pesquisa atual na universidade. Ao concluir a leitura me perguntei porque nunca o li antes. Na minha opinião, um dos melhores livros da literatura brasileira. Fui tomado por um misto de nostalgia, emoção e surpresa. Me fez querer ler toda a obra do autor, o que o farei em breve. Assim que possível falarei mais sobre ele por aqui.
Nota: 💚💚💚💚💚

✒ Um Ano Sobre o Altiplano, de Emilio Lussu – Gosto muito de leituras sobre guerra, pois sempre me colocam numa posição reflexiva sobre o passado e sobre o próprio ser humano em si. A leitura de Um Ano Sobre o Altiplano, de Emilio Lussu, publicado pela editora Mundaréu, foi uma grata surpresa. Em especial, por me fazer entender melhor a participação da Itália na Primeira Guerra, e pelo desenvolvimento da narrativa que consegue abordar um tema tão forte de forma bem humorada em determinados momentos. Uma narrativa leve e densa ao mesmo tempo, divertida e triste, objetiva e profunda. Vale a pena. Em breve a resenha.
Nota: 💚💚💚💚💛

✒ Onde Cantam os Pássaros, de Evie Wyld – Li esse livro sem saber quase nada sobre, propositalmente, tentei não criar expectativas, algo bem difícil quando o livro tem uma capa como essa. Mas, devo dizer que me surpreendi. O livro tem uma atmosfera de suspense constante, uma narrativa peculiar e algumas cenas muito fortes e viscerais. Forte como uma dose de whisky puro. A autora é uma das novas revelações da literatura de língua inglesa, espero ler mais coisas dela em breve. Outra dica para o mês do horror. 🐑💀🍃🐍🐦
Nota: 💚💚💚💚💛

✒ Star Wars: Um Novo Amanhecer, de John Jackson Miller – Esse foi o primeiro livro do novo cânone a ser escrito após a integração da Lucasfilm à Disney. O livro conta a primeira aventura dos personagens Kanan e Hera, da série Star Wars Rebels. Uma das melhores aventuras do universo expandido de Star Wars que já li. Tive alguns problemas com a tradução mas, exceto isso, muito bom. Acertaram em cheio na escolha de John Jackson Miller, que também assina Star Wars: Kenobi do selo Legends.
Nota: 💚💚💚💚💚

✒ Limit – Vol. 1, de Keiko Suenobu – Esse é um mangá do tipo suvirval com um roteiro muito insano. Fala sobre bullying, mas de uma forma bem forte e radical. Após um acidente com um ônibus escolar a caminho de um acampamento, a maior parte da turma morre e sobrevivem um grupo de cinco meninas que ficam perdidas no meio do nada. Até que uma delas decide botar ordem e se vingar de todo o bullying que já sofreu até então. Terminei e me perguntei, que final foi esse? 😱
Nota: 💚💚💚💛💛


Então, pessoal. Essas foram minhas leituras do mês de Setembro. Um pouco menos do que no mês de Agosto, mas ainda assim muito proveitosas também. Para o mês de Outubro teremos alguns posts especiais, sorteios e resenhas dentro da temática do mês: horror. Fiquem de olho.

E vocês, quantos e quais livros vocês leram em Setembro? Já leram alguns dessa lista? Quais vão ler em Outubro? Comentem!

4 comentários

    • Oi Bárbara, Os dois são ótimos títulos. Mas com duas atmosferas bem diferentes, embora se passem em ambientes rurais. A Outra Volta do Parafuso, um clássico, e Onde Cantam os Pássaros um contemporâneo, bem interessante também. Beijos 😘

      Curtido por 1 pessoa

  1. Olha só, você leu dois autores que eu tenho muita vontade de ler e saber mais sobre: Guimarães Rosa e Henry James. Do Guimarães estou lendo no momento (e em doses homeopáticas rsrs) Primeiras Estórias, na verdade relendo, pois já o havia lido no colégio, mas não me lembro de nada exceto do conto “A menina de lá”, que ficou na minha mente por todos esses anos porque achei-o lindo demais. Engraçado que não sabia de que livro/autor ele pertencia, daí só fui “descobrir” recentemente, pois tive que ler vários contos de Primeiras Estórias para o curso de teatro. Agora estou aos poucos lendo o livro completo.
    Do Henry James nunca li nada, mas tenho muita vontade de ler Pelos Olhos de Maisie. Já falei dele no blog, falei do livro e do filme, e até hoje a curiosidade persiste.

    Beijinhos, Livro Lab

    Curtir

    • Oi, querida. Sim, eram dois autores que eu queria muito ler e que vinha adiando há um tempinho. Quando li Grande Sertão (que é o livro sobre o qual estou fazendo minha pesquisa), fiquei com vontade der ler tudo do autor, o próximo será Sagarana, o Primeiras Estórias está na lista. Já o Henry James eu li para conhecer mais da literatura norte-americana e também gostei. Anotei a dica do outro título dele que você citou, vou procurar em breve. Beijos 😘😘😘

      Curtir

Deixe um Comentário

